Skip to main content
Festivals Acadiens et Créoles, festival de música, gastronomia e artesanato em Lafayette, Louisiana

Louisiana

Ritmos musicais cajun e zydeco no sul da Louisiana

1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

A comunidade de Eunice, muito hospitaleira e praticamente toda rural, é o centro das músicas cajun e zydeco na Louisiana.

A alegria contagiante se espalha pelos estabelecimentos de primeira linha da região e pelos vários festivais ao longo do ano.

Descobrindo as origens

Os ritmos musicais cajun e zydeco têm algumas similaridades e ambos são originais dessa mesma parte do mundo. A música cajun nasceu com os colonizadores acadianos que habitavam o sudoeste da Louisiana no final do século XVIII, e é quase sempre cantada em francês. Já o zydeco nasceu com agricultores, escravos e fazendeiros afro-americanos que habitaram a região em meados do século XIX. Os ritmos foram influenciados um pelo outro e alguns instrumentos são usados em ambos, como é o caso da sanfona. No entanto, a música cajun lembra mais os ritmos populares franceses e europeus, enquanto o zydeco lembra mais o blues, a música afro-caribenha e o R&B.

A sanfona, um dos principais instrumentos dos ritmos cajun e zydeco

A sanfona, um dos principais instrumentos dos ritmos cajun e zydeco
Ver mais

Curtindo o som no sábado à noite

Os sábados à noite em Eunice têm programa garantido: o show de variedades Rendez-Vous  Des Cajuns, evento para toda a família descrito como a versão cajun do Grand Ole Opry. Ele é transmitido ao vivo na rádio local a partir do Liberty Center for the Performing Arts (Centro Liberty de Artes Dramáticas), um teatro de 1920 em estilo vaudeville. O Rendez-Vous atual conta com bandas de zydeco e cajun, dançarinos locais e o repertório de piadas, receitas e histórias do anfitrião, contados em cajun e inglês. Após o show, vá até o Nick's on 2nd, um elegante bar construído em 1930. Ali, você continua curtindo música ao vivo e degusta deliciosos pratos da culinária Cajun.

Aprendendo sobre as tradições

Um dos melhores lugares para se aprender sobre a música e a tradição cajun é o Prairie Acadian Cultural Center (Centro Cultural Prairie Acadian), parte do Jean Lafitte National Historical Park and Preserve (Reserva e Parque Histórico National de Jean Lafitte), no centro de Eunice. Esse impressionante museu contemporâneo apresenta shows de música cajun e zydeco, faz demonstrações da culinária cajun e exibe música, artefatos e itens de fazendo típicos da região.

Jean Lafitte National Historical Park and Preserve

Jean Lafitte National Historical Park and Preserve
Ver mais
Mais informações

Explorando para além de Eunice

Próximo à Eunice fica o Savoy Music Center (Centro Musical de Savoy). Ali, as sessões de música improvisada aos sábados de manhã atraem músicos conhecidos e anônimos há décadas. O dono da loja de música Mark Savoy fabrica as sanfonas cajun. Ele e seus amigos dão uma aula sobre o instrumento todos os finais de semana. Na pequena Mamou, próxima dali, um programa de rádio transmitido ao vivo aos sábados de manhã atrai grande público dentro do Fred's Lounge. O lugar está sempre cheio de pessoas bebendo cerveja no café da manhã e curtindo o que há de melhor na música cajun em Lousiana. Milhares de pessoas lotam a cidade de Lafayette em outubro para curtir o Festivals Acadiens et Créoles (Festival Acadiano e Creole), um festival de música, gastronomia e artesanato.

Festivals Acadiens et Créoles em Lafayette, Louisiana

Festivals Acadiens et Créoles em Lafayette, Louisiana
Ver mais
Philip Gould

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango