Skip to main content
Ringing Rocks de Montana
1 de 1
  • Estados:
    Montana

As rochas de uma determinada área de Butte, em Montana, emitem um som musical quando golpeadas.

O uso de rochas como instrumentos é um costume muito antigo. Conhecidas como "gongos de pedra", as rochas podiam ser golpeadas para produzir um som ressonante melodioso e eram usadas na África. No Vietnã, eles criaram um tipo de "Litofone" ou instrumento musical construído com rochas, e alguns desses instrumentos datam de quase 2000 anos.

Essas rochas ficam perto de Butte. Parte da extremidade do Boulder Batholith (Batólito de Boulder), e encontradas em um grande emaranhado de pedras, as rochas dessa formação geológica única emite sons melódicos quando são levemente golpeadas com uma chave inglesa ou um martelo.

Acredita-se que o som seja uma combinação da composição da rocha com a maneira como os padrões de junção se desenvolveram à medida que as rochas foram erodidas, embora ainda não se tenha chegado a uma explicação científica concreta. Curiosamente, se uma pedra for removida da pilha, ela não toca mais. Tons e timbres ligeiramente diferentes são emitidos de milhares de rochas na formação e, em teoria, as Ringing Rocks de Butte poderiam formar o ostinato básico da "Música das Esferas” (Música Universal).

O que você deve saber antes de ir

Essa formação geológica única está localizada a cerca de 29 quilômetros a leste de Butte e ao norte da I-90 no BLM (Bureau of Land Management, Escritório de Gestão de Terras) logo depois da trilha de Pipestone. As rochas nesta área geológica única emitem um som melódico quando golpeadas com um martelo.

Pegue a saída 241 (Pipestone) da I-90 e viaje ao leste em uma estrada de cascalho (paralela à interestadual) por cerca de cinco quilômetros e meio; vire para o norte em uma estrada de cascalho, atravesse os trilhos da ferrovia e continue ao norte por aproximadamente cinco quilômetros. É essencial estar em um veículo alto com tração nas quatro rodas, pois o último um quilômetro e meio do trajeto é em uma estrada íngreme e muito irregular.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais