Skip to main content
Respiradouros Alofaaga
1 de 1
  • Estados:
    Samoa Americana

Um local de maravilha natural e cocos voadores na Samoa Americana.

Estes imponentes respiradouros estão situados em uma costa cênica perto da vila de Taga, na ilha samoana de Savai'i. (Por vezes, eles são chamados de respiradouros de Taga.)

Os respiradouros Alofaaga e outros como eles se desenvolveram graças aos fluxos de lava que gradualmente esculpiram cavernas submarinas. Essas cavernas marinhas cresceram em direção à terra até se tornarem túneis que ligavam o oceano à superfície rochosa acima. Quando a água bate na extremidade de um dos túneis de Taga, ela entra no tubo, irrompendo através da abertura acima no solo em um jato de água que pode chegar a 20 metros de altura, mas muitas vezes é muito maior. A pressão que acompanha da água também gera um som alto de sopro, que pode ser ouvido a cada jato de água do mar.

A maior parte do território de Samoa é de propriedade consuetudinária, na qual a terra pertence a comunidades indígenas e administrada sob sua jurisdição. Por esta razão, a entrada para os respiradouros é através da vila de Taga, e os visitantes pagam uma pequena taxa para visitar a maravilha natural. Os visitantes de primeira viagem podem ficar inclinados a recuar dos jatos de água, mas os moradores da vila não ficam hesitantes. Por outra pequena taxa, os moradores lançam cocos no respiradouro antes do grande jato ser expelido. Os frutos são lançados ainda mais alto do que o jato de água, atingindo facilmente 30 metros de altura. Para apreciar o melhor espetáculo, venha na maré alta (e espere ficar molhado).

Saiba antes de ir

Os respiradouros ficam abertos para visitação todos os dias das 8h às 17h, exceto aos domingos, quando estão abertos das 12h às 17h.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Novo México
Ver mais
Mais experiências nas proximidades