Skip to main content
Região vinícola do Oregon: Sabores únicos no Willamette Valley

Oregon

Região vinícola do Oregon: Sabores únicos no Willamette Valley

Por: Samantha Crespo

Ron Cooper
1 de 1
  • Estados:
    Oregon

A origem do título de "Região vinícola do Oregon" atribuído a Willamette Valley está nas terras notoriamente férteis e no clima fresco que nutre as vinhas e outras iguarias naturais.

Os chefs aproveitam essas características para cozinhar com produtos da época e harmonizar os vinhos com as ofertas da temporada. Quando estiver pronto para experimentar os sabores únicos do Willamette Valley, siga este guia.

Varietais exclusivos

O Willamette Valley (vale do Willamette) é conhecido mundialmente por seu pinot noir. O clima da região é semelhante ao da Borgonha, na França, onde a variedade prospera. No entanto, essa região americana de vinicultura (também conhecida como AVA, acrônimo para American Viticultural Area, região americana de vinicultura) também é propícia para o cultivo de várias outras uvas de clima frio, como pinot gris, chardonnay e riesling. Deguste-as em mais de 300 vinícolas regionais, que se estendem da região logo ao sul de Portland a Eugene, às colinas da porção leste da Oregon Coast Range (Cordilheira Costeira do Oregon) e ao sopé da Cascade Range (Cordilheira das Cascatas). Com mais de 200 km de extensão e 95 km de largura, o Willamette Valley é a maior AVA do Oregon. Visite cada subseção por vez: o Willamette Valley conta com seis subapelações, cada uma com um terroir distinto.

 

KING ESTATE WINERY

Faça uma excursão pela incrível King Estate Winery, em Eugene, e saboreie refeições elaboradas por chefs e harmonizadas com os vinhos da casa.

 

Vinho e acompanhamentos

Para melhor apreciar as variações no terroir, juntamente com os produtos sazonais, procure vinícolas em Willamette Valley com restaurantes próprios que sirvam almoços e jantares preparados com as iguarias locais. Na King Estate Winery, em Eugene, por exemplo, você pode desfrutar de brunch, almoço ou jantar no local, e a entrada (almôndegas com tomates de verão em conserva, por exemplo) será harmonizada com um vinho da King Estate Winery.

É comum os chefs e agricultores da região se ajudarem para garantir que cada prato seja uma obra de arte.

É comum os chefs e agricultores da região se ajudarem para garantir que cada prato seja uma obra de arte.
Ver mais
MARCHÉ RESTAURANT

Ingredientes frescos e selecionados

O mesmo solo que proporciona vinhas de tamanha qualidade também produz avelãs, lúpulo, frutas silvestres, trufas e muito mais. Os chefs trabalham com os agricultores e colhem os produtos por conta própria, para criar cardápios locais sazonais. Visite a fazenda de lúpulo Agrarian Ale, em Eugene, e encontre cervejas e produtos artesanais, ou desfrute de um jantar em um jardim de verão na French Prairie Gardens, uma fazenda familiar em St. Paul. Deixando as fazendas para trás, faça uma reserva no Sybaris, em Albany, no Marché, em Eugene, ou no The Painted Lady, em Newberg, onde o cardápio conta com truta assada lentamente, acompanhada com risoto de cevada. No Joel Palmer House, em Dayton, o chef Chris Czarnecki seleciona e colhe pessoalmente as trufas e os cogumelos que inspiram seu cardápio. Para entender melhor, experimente a torta de cogumelo silvestre. Você também pode visitar a cidade de Eugene em janeiro para participar do Oregon Truffle Festival (Festival de Trufas do Oregon), onde chefs apresentam pratos elaborados com cogumelos silvestres selecionados.

Deguste cervejas artesanais e produtos locais e sazonais na fazenda de lúpulo Agrarian Ale, em Eugene.

Deguste cervejas artesanais e produtos locais e sazonais na fazenda de lúpulo Agrarian Ale, em Eugene.
Ver mais
EUGENE, CASCADES E COAST

Paisagens e excursões exclusivas

Essas experiências gastronômicas são exclusivas da região, onde vinhedos e fazendas exuberantes abrem espaço para cachoeiras espetaculares e montanhas ao longe. Para a sua sorte, é possível apreciar os sabores e a paisagem do Willamette Valley ao mesmo tempo. Uma das formas de fazer isso é pedalar pela Willamette Valley Scenic Bikeway. O trajeto percorre quase todo o vale, passando por vinhedos, pomares e cidades históricas. 

Como chegar: Dois aeroportos facilitam o acesso a Eugene, o Aeroporto Internacional de Portland (PDX) e o Aeroporto de Eugene (EUG). O Aeroporto de Eugene disponibiliza conexões diretas para Portland, Seattle, San Francisco, Oakland, San Jose, Los Angeles, Phoenix, Salt Lake City, Las Vegas e Denver.

Faça uma excursão em duas rodas pela belíssima região na Willamette Valley Scenic Bikeway.

Faça uma excursão em duas rodas pela belíssima região na Willamette Valley Scenic Bikeway.
Ver mais
NATALIE INOUYE COTTAGE GROVE