- Estados:
- Mississippi
- Tennessee
- Illinois
- Texas
Originário das experiências afro-americanas do sul, o blues é um forma de expressão artística tipicamente norte-americana.
Seguindo o caminho do Rio Mississippi, o som do blues viajou de sul a norte e se modificou. Hoje, você pode ouvir o blues em todos os cantos do mundo, mas estas cinco cidades dos EUA são a base deste estilo de música.
Clarksdale, Mississippi: aqui nasceu o blues
Aqui, nasceu o estilo original de blues com progressões em 12 compassos. Na "Devil’s Crossroads" (Encruzilhada do Diabo), debaixo do monumento em forma de guitarra, reza a lenda que Robert Johnson vendeu sua alma ao diabo em troca da habilidade de tocar blues. No Rock & Blues Museum (Museu do Rock e do Blues) e no Delta Blues Museum (Museu do Delta Blues), uma verdadeira aula sobre ícones como Muddy Waters, Son House e John Lee Hooker o aguarda. No Delta Blues Museum, restam ainda resquícios da cabana onde Waters gravou suas primeiras músicas em 1941.
A música ao vivo está em todo lugar. Quer curtir uma genuína experiência juke joint? Venha para o Red’s Lounge com dinheiro e desfrute da mais autêntica experiência possível. Assista a bandas famosas e emergentes no Ground Zero Blues Club, um clube coadministrado pelo morador com residência parcial no Mississippi, o ator Morgan Freeman. O Hopson Plantation Commissary apresenta grandes espetáculos e uma plantação transformada em motel, com o nome de Shack Up Inn. Assista ao Juke Joint Festival em abril, ao Sunflower River Blues e ao Gospel Festival em agosto ou ao Deep Blues Festival em outubro.
O famoso cruzamento "Devil’s Crossroads" em Clarksdale, Mississippi
Memphis, Tennessee: lar do blues e da Beale Street
Desde o início do século XX, a Beale Street de Memphis atrai músicos de blues e animados personagens. O tempo dos contrabandistas, apostadores e feiticeiras pode ter passado, mas o blues permanece. Ideal para pedestres, a Beale Street é enfileirada de clubes um atrás do outro, sem falar nos incríveis restaurantes que servem churrasco e comida espiritual. Experimente estas opções favoritas: o B.B. King’s Blues Club, o Blues Hall Juke Joint e o Blues City Café.
Em Memphis, você encontrará outros tesouros musicais históricos, como o Sun Studio, um marco histórico nacional onde nomes notáveis como Elvis Presley e B.B. King fizeram suas gravações. Preste sua homenagem a Presley, "o rei do Rock ’n’ Roll", em Graceland, onde ele viveu de 1957 a 1977. Visite o Blues Hall of Fame Museum (Museu da Galeria da Fama do Blues) para ver recordações dos seus membros ilustres, percorrer a histórica musical de Memphis no Rock ‘n’ Soul Museum (Museu do Rock ‘n’ Soul) e conferir o impressionante Cadillac Eldorado prateado de Isaac Hayes e outras joias da música soul no Stax Museum of American Soul (Museu Stax do Soul Americano).
Vendo exposições no Sun Studio em Memphis, Tennessee
Nashville, Tennessee: cidade da música e capital da composição musical
Há mais de 100 anos, Nashville é meca do country e do bluegrass, mas e o blues? Foi em Nashville onde Jimi Hendrix disse ter realmente aprendido a tocar guitarra, onde o R&B de Little Richard se definiu, onde Marion James se tornou a "Rainha do Blues" e onde Etta James lançou "Etta James Rocks the House", seu álbum de 1964. Hoje, Nashville é o lar de Keb’ Mo’, músico premiado com um Grammy.
Conheça o Ryman Auditorium (Auditório Ryman), que abriga o Grand Ole Opry; o Country Music Hall of Fame and Museum (Museu e Galeria da Fama da Música Country); o RCA Studio B (Estúdio B da RCA), onde Elvis Presley gravou mais de 200 músicas; e atrações especiais, como o Johnny Cash Museum, o Patsy Cline Museum e o Musicians Hall of Fame & Museum. Dê um passeio e visite os astros e estrelas do Music City Walk of Fame (Calçada da Fama da Cidade da Música), dedicada às grandes feras da música. Ouça sons contagiantes no B.B. King’s Blues Club e no Bourbon Street Blues and Boogie Bar.
Country Music Hall of Fame & Museum em Nashville, Tennessee
Chicago, Illinois: o blues adere à guitarra elétrica
Quando o blues tomou conta das ruas de Chicago, as guitarras elétricas entraram em cena com letras que refletiam a vida na cidade. Artistas de Chicago como Tampa Red influenciaram os sulistas e estes levaram os seus talentos para o norte. A lista inclui o nativo do Mississippi, Muddy Waters, que ficou famoso como o "Pai do blues de Chicago".
O blues no estilo de Chicago é bastante popular, e há inúmeras opções de espaços para você curti-lo. Conheça o Kingston Mines, o B.L.U.E.S. ou o Rosa’s Lounge no bairro de Logan Square. Veja guitarras autografadas, assista a um show no Buddy Guy’s Legends e reserve o domingo para o brunch gospel no House of Blues. Realizado em junho, o Chicago Blues Festival é o maior festival de blues gratuito do mundo.
Música ao vivo no Rosa’s Lounge, paraíso do blues desde 1984, em Chicago, Illinois
Houston, Texas: um destaque desconhecido
Nem sempre Houston é associada ao blues, mas tem uma história conhecida para contar. Nas décadas de 1950 e 1960, a Duke/Peacock Records era considerada o mais influente selo de artistas do blues, gospel e R&B administrado por afro-americanos, precedendo a Motown em uma década. Sua importância é celebrada em um marco histórico em frente ao antigo estúdio de gravação na Fifth Ward de Houston.
Experimente as atrações de Houston por meio de sua rádio cooperativa local, a Houston Blues Radio. Mergulhe no cenário musical no House of Blues, no The Big Easy Social and Pleasure Club, no Hideaway on Dunvale e no Shakespeare Pub. Tire fotos de marcos históricos dedicados a Lightnin’ Hopkins e ao Eldorado Ballroom, uma antiga casa noturna de blues. Os fãs do vinil não podem deixar de fazer uma parada na loja de discos Cactus Music.
O horizonte do centro de Houston, Texas
Mais experiências nas proximidades
Explorar mais
Experiência
5 caminhadas para você aguentar firme
Experiência
Monte em sua sela! Trilhas a cavalo no Texas
Destino
Chicago
Destino