Skip to main content
Casas noturnas e restaurantes ao longo da Beale Street em Memphis, Tennessee

Mississippi, Tennessee, Illinois, Texas

Raízes profundas: cinco cidades dos EUA para descobrir a história do blues

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Mississippi
    Tennessee
    Illinois
    Texas

Originário das experiências afro-americanas do sul, o blues é um forma de expressão artística tipicamente norte-americana.

Seguindo o caminho do Rio Mississippi, o som do blues viajou de sul a norte e se modificou. Hoje, você pode ouvir o blues em todos os cantos do mundo, mas estas cinco cidades dos EUA são a base deste estilo de música.

Clarksdale, Mississippi: aqui nasceu o blues

Aqui, nasceu o estilo original de blues com progressões em 12 compassos. Na "Devil’s Crossroads" (Encruzilhada do Diabo), debaixo do monumento em forma de guitarra, reza a lenda que Robert Johnson vendeu sua alma ao diabo em troca da habilidade de tocar blues. No Rock & Blues Museum (Museu do Rock e do Blues) e no Delta Blues Museum (Museu do Delta Blues), uma verdadeira aula sobre ícones como Muddy Waters, Son House e John Lee Hooker o aguarda. No Delta Blues Museum, restam ainda resquícios da cabana onde Waters gravou suas primeiras músicas em 1941.

A música ao vivo está em todo lugar. Quer curtir uma genuína experiência juke joint? Venha para o Red’s Lounge com dinheiro e desfrute da mais autêntica experiência possível. Assista a bandas famosas e emergentes no Ground Zero Blues Club, um clube coadministrado pelo morador com residência parcial no Mississippi, o ator Morgan Freeman. O Hopson Plantation Commissary apresenta grandes espetáculos e uma plantação transformada em motel, com o nome de Shack Up Inn. Assista ao Juke Joint Festival em abril, ao Sunflower River Blues e ao Gospel Festival em agosto ou ao Deep Blues Festival em outubro.

O famoso cruzamento "Devil’s Crossroads" em Clarksdale, Mississippi

O famoso cruzamento "Devil’s Crossroads" em Clarksdale, Mississippi
Ver mais
Mais informações

Memphis, Tennessee: lar do blues e da Beale Street

Desde o início do século XX, a Beale Street de Memphis atrai músicos de blues e animados personagens. O tempo dos contrabandistas, apostadores e feiticeiras pode ter passado, mas o blues permanece. Ideal para pedestres, a Beale Street é enfileirada de clubes um atrás do outro, sem falar nos incríveis restaurantes que servem churrasco e comida espiritual. Experimente estas opções favoritas: o B.B. King’s Blues Club, o Blues Hall Juke Joint e o Blues City Café.

Em Memphis, você encontrará outros tesouros musicais históricos, como o Sun Studio, um marco histórico nacional onde nomes notáveis como Elvis Presley e B.B. King fizeram suas gravações. Preste sua homenagem a Presley, "o rei do Rock ’n’ Roll", em Graceland, onde ele viveu de 1957 a 1977. Visite o Blues Hall of Fame Museum (Museu da Galeria da Fama do Blues) para ver recordações dos seus membros ilustres, percorrer a histórica musical de Memphis no Rock ‘n’ Soul Museum (Museu do Rock ‘n’ Soul) e conferir o impressionante Cadillac Eldorado prateado de Isaac Hayes e outras joias da música soul no Stax Museum of American Soul (Museu Stax do Soul Americano).

Vendo exposições no Sun Studio em Memphis, Tennessee

Vendo exposições no Sun Studio em Memphis, Tennessee
Ver mais
Mais informações

Nashville, Tennessee: cidade da música e capital da composição musical

Há mais de 100 anos, Nashville é meca do country e do bluegrass, mas e o blues? Foi em Nashville onde Jimi Hendrix disse ter realmente aprendido a tocar guitarra, onde o R&B de Little Richard se definiu, onde Marion James se tornou a "Rainha do Blues" e onde Etta James lançou "Etta James Rocks the House", seu álbum de 1964. Hoje, Nashville é o lar de Keb’ Mo’, músico premiado com um Grammy.

Conheça o Ryman Auditorium (Auditório Ryman), que abriga o Grand Ole Opry; o Country Music Hall of Fame and Museum (Museu e Galeria da Fama da Música Country); o RCA Studio B (Estúdio B da RCA), onde Elvis Presley gravou mais de 200 músicas; e atrações especiais, como o Johnny Cash Museum, o Patsy Cline Museum e o Musicians Hall of Fame & Museum. Dê um passeio e visite os astros e estrelas do Music City Walk of Fame (Calçada da Fama da Cidade da Música), dedicada às grandes feras da música. Ouça sons contagiantes no B.B. King’s Blues Club e no Bourbon Street Blues and Boogie Bar.

Country Music Hall of Fame & Museum em Nashville, Tennessee

Country Music Hall of Fame & Museum em Nashville, Tennessee
Ver mais
Mais informações

Chicago, Illinois: o blues adere à guitarra elétrica

Quando o blues tomou conta das ruas de Chicago, as guitarras elétricas entraram em cena com letras que refletiam a vida na cidade. Artistas de Chicago como Tampa Red influenciaram os sulistas e estes levaram os seus talentos para o norte. A lista inclui o nativo do Mississippi, Muddy Waters, que ficou famoso como o "Pai do blues de Chicago".

O blues no estilo de Chicago é bastante popular, e há inúmeras opções de espaços para você curti-lo. Conheça o Kingston Mines, o B.L.U.E.S. ou o Rosa’s Lounge no bairro de Logan Square. Veja guitarras autografadas, assista a um show no Buddy Guy’s Legends e reserve o domingo para o brunch gospel no House of Blues. Realizado em junho, o Chicago Blues Festival é o maior festival de blues gratuito do mundo.

Música ao vivo no Rosa’s Lounge, paraíso do blues desde 1984, em Chicago, Illinois

Música ao vivo no Rosa’s Lounge, paraíso do blues desde 1984, em Chicago, Illinois
Ver mais
Mais informações

Houston, Texas: um destaque desconhecido

Nem sempre Houston é associada ao blues, mas tem uma história conhecida para contar. Nas décadas de 1950 e 1960, a Duke/Peacock Records era considerada o mais influente selo de artistas do blues, gospel e R&B administrado por afro-americanos, precedendo a Motown em uma década. Sua importância é celebrada em um marco histórico em frente ao antigo estúdio de gravação na Fifth Ward de Houston.

Experimente as atrações de Houston por meio de sua rádio cooperativa local, a Houston Blues Radio. Mergulhe no cenário musical no House of Blues, no The Big Easy Social and Pleasure Club, no Hideaway on Dunvale e no Shakespeare Pub. Tire fotos de marcos históricos dedicados a Lightnin’ Hopkins e ao Eldorado Ballroom, uma antiga casa noturna de blues. Os fãs do vinil não podem deixar de fazer uma parada na loja de discos Cactus Music.

O horizonte do centro de Houston, Texas

O horizonte do centro de Houston, Texas
Ver mais
Mais informações
Explorar mais
Música ao vivo no RiverEdge Park, às margens do Rio Fox

Destino

Aurora

O skyline de Chicago visto de cima

Destino

Chicago