Skip to main content
Sioux Falls
1 de 1
  • Estados:
    Dakota do Sul

Normalmente fora do radar, Sioux Falls, na Dakota do Sul, é um tesouro cultural e repleto de belezas naturais incrustrado no meio do país.

O maestro Delta David Gier já regeu a prestigiada filarmônica de Nova York, as orquestras de Filadélfia e Cleveland, a sinfônica de Chicago e diversos grupos da Europa, Ásia e América Latina. Embora sua presença seja requerida nas mais prestigiadas orquestras, ele optou por trabalhar fora do grande circuito. Desde 2004, Delta David é o diretor musical da SDSO (South Dakota Symphony Orchestra, orquestra sinfônica da Dakota do Sul). Ali, ele encontrou uma forma de criar música e cumprir uma grande missão: curar antigas cicatrizes.

O Lakota Music Project, paixão do maestro Delta David Gier, criou um espaço para inovação e excelência musical na cidade de pouco menos de 200 mil habitantes. O projeto é uma colaboração contínua entre a SDSO (South Dakota Symphony Orchestra, orquestra sinfônica da Dakota do Norte) e músicos e compositores nativos americanos, como Bryan Akipa, membro da tribo Sisseton Wahpeton Sioux. O projeto foi desenvolvido para promover a música como elo entre diferentes culturas.

A orquestra do Lakota Music Project apresenta composições autorais que combinam os talentos da orquestra do estado e do grupo de percussão Creekside Singers. Os shows conjuntos buscam demonstrar o valor da colaboração pacífica e positiva. Atualmente, o projeto participa do palco principal na temporada de concertos da SDSO.

Mais informações

Além da orquestra de nível mundial, a beleza natural de Sioux Falls vai deixar você de queixo caído. Explore a queda d'água tripla no Falls Park (Parque das Cachoeiras): são mais de 28 mil litros de água por segundo que caem a uma altura de 30 metros. O parque ocupa uma área de 123 acres, com diversas trilhas de caminhada e bicicleta, um centro de visitantes, uma torre de observação de cinco andares, diversas esculturas permanentes e as ruínas do moinho Queen Bee, de sete andares, construído em 1880.

Falls Park

Falls Park
Ver mais
Mais informações

O charmoso centro histórico é repleto de restaurantes, lojas e casas noturnas. Além da orquestra, Sioux Falls conta com representantes de diversos gêneros musicais, como o indie-bluegrass, hip-hop, jazz, blues e rock. O histórico Orpheum Theater (Teatro Orfeu), construído em 1913 em arquitetura estilo Prairie School e neorrenascentista, é a casa da Sioux Falls Jazz and Blues Society (Sociedade de Jazz e Blues de Sioux Falls). O ICON Lounge, situado em um antigo galpão, é atração popular entre turistas e moradores locais em busca de música ao vivo. Aproveite a visita ao centro para assistir a filmes de arte no State Theater e experimentar as delícias da CH Patisserie, doçaria especializada em doces, sobremesas e tortas em estilo europeu.

Centro de Sioux Falls

Centro de Sioux Falls
Ver mais
Explorar mais
Rio Big Sioux atravessando o Falls Park

Destino

Sioux Falls