Skip to main content
Sioux Falls

Dakota do Sul

Raízes musicais: Sioux Falls, Dakota do Sul

1 de 1
  • Estados:
    Dakota do Sul

Normalmente fora do radar, Sioux Falls, na Dakota do Sul, é um tesouro cultural e repleto de belezas naturais incrustrado no meio do país.

O maestro Delta David Gier já regeu a prestigiada filarmônica de Nova York, as orquestras de Filadélfia e Cleveland, a sinfônica de Chicago e diversos grupos da Europa, Ásia e América Latina. Embora sua presença seja requerida nas mais prestigiadas orquestras, ele optou por trabalhar fora do grande circuito. Desde 2004, Delta David é o diretor musical da SDSO (South Dakota Symphony Orchestra, orquestra sinfônica da Dakota do Sul). Ali, ele encontrou uma forma de criar música e cumprir uma grande missão: curar antigas cicatrizes.

O Lakota Music Project, paixão do maestro Delta David Gier, criou um espaço para inovação e excelência musical na cidade de pouco menos de 200 mil habitantes. O projeto é uma colaboração contínua entre a SDSO (South Dakota Symphony Orchestra, orquestra sinfônica da Dakota do Norte) e músicos e compositores nativos americanos, como Bryan Akipa, membro da tribo Sisseton Wahpeton Sioux. O projeto foi desenvolvido para promover a música como elo entre diferentes culturas.

A orquestra do Lakota Music Project apresenta composições autorais que combinam os talentos da orquestra do estado e do grupo de percussão Creekside Singers. Os shows conjuntos buscam demonstrar o valor da colaboração pacífica e positiva. Atualmente, o projeto participa do palco principal na temporada de concertos da SDSO.

Mais informações

Além da orquestra de nível mundial, a beleza natural de Sioux Falls vai deixar você de queixo caído. Explore a queda d'água tripla no Falls Park (Parque das Cachoeiras): são mais de 28 mil litros de água por segundo que caem a uma altura de 30 metros. O parque ocupa uma área de 123 acres, com diversas trilhas de caminhada e bicicleta, um centro de visitantes, uma torre de observação de cinco andares, diversas esculturas permanentes e as ruínas do moinho Queen Bee, de sete andares, construído em 1880.

Falls Park

Falls Park
Ver mais
Mais informações

O charmoso centro histórico é repleto de restaurantes, lojas e casas noturnas. Além da orquestra, Sioux Falls conta com representantes de diversos gêneros musicais, como o indie-bluegrass, hip-hop, jazz, blues e rock. O histórico Orpheum Theater (Teatro Orfeu), construído em 1913 em arquitetura estilo Prairie School e neorrenascentista, é a casa da Sioux Falls Jazz and Blues Society (Sociedade de Jazz e Blues de Sioux Falls). O ICON Lounge, situado em um antigo galpão, é atração popular entre turistas e moradores locais em busca de música ao vivo. Aproveite a visita ao centro para assistir a filmes de arte no State Theater e experimentar as delícias da CH Patisserie, doçaria especializada em doces, sobremesas e tortas em estilo europeu.

Centro de Sioux Falls

Centro de Sioux Falls
Ver mais
Explorar mais
Bear Butte se elevando para encontrar as nuvens

Destino

Black Hills

Rio Big Sioux atravessando o Falls Park

Destino

Sioux Falls

Paisagem acidentada no Badlands National Park

Destino

Rapid City

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal