Skip to main content
O Alamo

Texas

Raízes musicais: San Antonio, Texas

1 de 1
  • Estados:
    Texas

O cenário musical de San Antonio recebeu influências da música mexicana, do rock 'n' roll e, pasmem, da polca.

Imigrantes alemães e do leste europeu trouxeram consigo sua própria tradição musical, que continua influenciando os sons tocados na cidade.

Shawn Sahm, filho do músico Tex-Mex Doug Sahm, é a principal figura do cenário musical de San Antonio. Sua banda, a Tex Mex Experience, dá continuidade ao legado do rock 'n' roll típico do Texas, tão bem representado pelo seu pai. Shawn deixou sua própria marca  ao subir ao palco com artistas lendários, como Junior Wells Band, Doug "Cosmo" Clifford (do Creedence Clearwater Revival"), Johnny Copeland e Roy Head.

Shawn Sahm

Shawn Sahm
Ver mais

Explorando San Antonio: por onde começar? Shawn sugere o Sam's Burger Joint, ao norte do centro da cidade. A hamburgueria é conhecida como a melhor casa de shows de San Antonio graças ao seu excelente sistema de som, às vistas sem obstrução do palco e à variedade das apresentações. Para os amantes da história, dois teatros localizados no centro são imperdíveis: The Majestic, o maior e mais antigo teatro da cidade, construído em 1929 em estilo espanhol-mediterrâneo; e o histórico Aztec Theater, de arquitetura mesoamericana.

Para os amantes da música, a atração imperdível é o John T. Floore Country Store, icônico bar de música country onde Willie Nelson começou sua carreira. Protegido pelos carvalhos a oeste de San Antonio, ao longo de seus 75 anos de vida a casa já recebeu artistas lendários, como Hank Williams, Elvis Presley, Bob Dylan e Merle Haggard. Como estamos no Texas, o John T. Floore Country Store serve também excelente gastronomia típica, cerveja estupidamente gelada e uma autêntica atmosfera "(t)excêntrica".

Graças à abundância de fazendas de gado no estado, a carne e o churrasco do Texas são famosos e estão entre os melhores da nação. Vá até o Josephine Street, restaurante especializado em carne e frutos do mar onde habita um carvalho de 500 anos. San Antonio também é famosa pela culinária Tex-Mex. Garcia's e La Fogata, por exemplo, proporcionam experiências gastronômicas inesquecíveis.

Sam's Burger Joint
Ver mais

Além da música, gastronomia e história, San Antonio é também rica em belezas naturais. A pitoresca River Walk, ou "Paseo del Río", percorre as margens do rio San Antonio e possui bares, lojas, restaurantes e obras de arte públicas. Saia um pouco da cidade para conhecer a Hill Country, região famosa pelas pequenas cidades, paisagens exuberantes e fazendas tradicionais sob um céu muito azul. Rume em direção ao Gruene Hall. A clássica casa de shows fica a 30 minutos de San Antonio. Você pode dar sorte e ver um show de Willie Nelson, que ainda toca lá regularmente. 

Um dos lugares mais famosos entre os turistas é o Alamo, uma antiga missão espanhola de 300 anos que foi palco de uma grande batalha em 1836. O lugar recebe mais de 4 milhões de visitantes ao ano e é um dos sítios históricos mais populares dos Estados Unidos. O Alamo possui uma capela e os Long Barracks, que abrigam armamentos, pinturas e outros artefatos da revolução texana.

As atrações turísticas mais populares o são por uma razão. Mas, sob a superfície, a antiga cidade é verdadeiramente única. San Antonio é uma encruzilhada de influências, onde as línguas espanhola, inglesa e uma mistura de ambos são presença constante nas ruas. A cidade tem música e culinária próprias e tem papel crucial na reputação do Texas como estado hospitaleiro.

Riverwalk
Ver mais