Skip to main content
Providence Athenaeum
1 de 1
  • Estados:
    Rhode Island

Uma biblioteca do século XIX, prestigiada por Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, conhecida pelos moradores locais como "o Ath".

A Providence Library Company foi fundada em 1753 por um grupo de moradores de Providence que queria ler, mas não podia se dar ao luxo de custear livros enviados da Europa por conta própria. Antes de a cidade ter uma biblioteca de empréstimos pública, essa organização concedia aos membros acesso ao mundo por meio de livros compartilhados, por uma pequena taxa. A empresa acabou se estabelecendo no Athenaeum (em homenagem a Atena, deusa grega da sabedoria) em 1836. É uma instituição desde então. Não se assuste com as colunas e o nome neoclássicos. O Athenaeum, ou "o Ath" como alguns de seus frequentadores o conhecem, é para todos. Em qualquer dia, qualquer um pode aparecer e fazer uso dos livros, que incluem preciosidades como a edição de 1855 de Leaves of Grass (contendo notas manuscritas pelo próprio Walt Whitman), um livro sobre astronomia de 1830 e um livro de entretenimento para meninos sobre a era da Regência.

Onde a história literária ganha vida

A arte reveste as paredes do edifício. Um retrato de corpo inteiro de George Washington pode ser visto na sala de leitura, enquanto outra parede é decorada com um ex-libris de The Raven (O Corvo) pintada por Édouard Manet. A biblioteca tem sua parcela de história literária, mesmo fora de seus volumes. A poetisa Poet Sarah Helen Whitman rompeu seu namoro com Edgar Allan Poe no Ateneu, e H. P. Lovecraft o visitou muitas vezes e até escreveu a amigos sobre a encantadora biblioteca de Providence.

O Ateneu ainda funciona como uma biblioteca, mas também é muito mais do que isso. Há eventos musicais, festas, encontros literários à moda antiga e eventos com palestras, todos realizados na bela biblioteca vitoriana. Os bustos de Cícero e Atena até usam trajes. Ele funciona como um importante espaço cultural em Providence, e seus programas públicos renderam à instituição a fama de "uma biblioteca do século XIX com espírito de festa rave do século XXI".

O que você deve saber antes de ir

Há também uma biblioteca infantil considerável, e animais de estimação também são bem-vindos. A biblioteca normalmente fica fechada aos domingos.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais
Um passeio de gôndola descontraído na primavera

Destino

Providence

O céu teatral sobre Montauk Point Lighthouse

Destino

Long Island

Assistindo ao pôr do sol sobre o lago de um mirante paisagístico

Destino

Lago George