Skip to main content
Cam James, um artista de hip hop de Atlanta

Georgia

Por que Atlanta é a capital do hip hop dos EUA

1 de 1
  • Estados:
    Georgia

Los Angeles e a cidade de Nova York enfrentam hoje uma séria concorrência quando o assunto são os talentos de hip hop originários de Atlanta e dos clubes que os exibem.

Atlanta foi convenientemente intitulada de "o centro gravitacional do hip hop" pelo The New York Times e "a nova capital cultural dos EUA" pelo The Daily Beast, acumulando títulos como esses desde a década de 1990. Grande parte dos maiores artistas de hip hop e rap dos EUA vem de Atlanta, dentre eles T.I., Gucci Mane, Ludacris, Young Thug, Kelly Rowland, Childish Gambino, Soulja Boy, Future, 2 Chainz, Migos e André 3000: para todos este, Atlanta é sua cidade-natal.

A história do hip hop

Como exatamente Atlanta se tornou uma das principais cidades do hip hop nos EUA? Com muito esforço e uma forte comunidade. O universo da música nos EUA, independentemente do gênero, sempre dividiu seu espaço entre a cidade de Nova York e Los Angeles. Porém, na década de 1990, artistas como Usher, TLC e OutKast alcançaram a fama em Atlanta, mostrando ao país que boa música poderia ser criada em qualquer lugar além dos dois centros musicais já consagrados. No entanto, essa onda de influência musical em Atlanta não foi muito bem acolhida de início. Com a conquista em 1995 do Source Awards na categoria Melhor Novo Grupo de Rap, OutKast deixou muitos dos principais fãs do gênero (de Nova York) insatisfeitos com a ideia de que estranhos estivessem no centro das atenções. Esse fato deixou claro que uma nova época nascia no mundo do hip hop.

Desde então, artistas de Atlanta continuaram a produzir músicas que se tornariam sucessos das paradas. Mas não parou por aí; todo um novo estilo de rap e hip hop nasceu em Atlanta, um estilo com cadência e fluência próprias e com características exclusivas da cidade. Os músicos e produtores de Atlanta criaram um estilo e uma comunidade notadamente seus, e estes se tornaram uma força incontestável no hip hop.

Artistas do hip hop se apresentam em Atlanta

Artistas do hip hop se apresentam em Atlanta
Ver mais
Mais informações

Hip hop hoje

Em Atlanta, há atualmente mais de 300 estúdios de gravação, 60 espaços de música e 30 festivais com artistas consagrados e famosos, além de novos talentos em rápida ascensão. Os rappers de Atlanta continuam dominando as paradas, e o reconhecimento do quanto a cidade é especial apenas aumenta. Estamos falando da comunidade responsável por tornar Atlanta conhecida não apenas como um grande centro do hip hop, mas também um dos melhores lugares para encontrar novos talentos musicais nos EUA. Mas onde, exatamente, pode alguém conhecer o hip hop de Atlanta por conta própria? Veja a seguir três locais para conferir:

Por dentro de um dos espaços do hip hop em Atlanta

Por dentro de um dos espaços do hip hop em Atlanta
Ver mais

529

Quando em dúvida, procure o 529. Localizado na East Village de Atlanta, este bar e espaço aconchegante cobra um couvert antecipado de US$ 10, o que o torna um dos pontos mais acolhedores e acessíveis da cidade para assistir aos músicos apresentando-se ao vivo seis noites por semana.

El Bar

Nas noites de sexta ou sábado, não há lugar melhor para se estar em Atlanta do que no El Bar. Localizado no subsolo de um restaurante mexicano, esta atração intimista é garantia de ótimos momentos se você aprecia boa música, boas vibrações e boa bebida. Mas cuidado: o lugar tem imã!

A3C

O A3C é um festival e conferência de hip hop, mas se você por acaso estiver em Atlanta no mês de outubro, não deixe de o assistir. Mesmo se você não for para lá, vale a pena planejar uma viagem para assistir ao A3C por causa dos artistas presentes. Grandes nomes da música de edições passadas incluem Rick Ross, 21 Savage, 2 Chainz e Nas.

Um animado espaço de música em Atlanta

Um animado espaço de música em Atlanta
Ver mais