Skip to main content
Point Udall
1 de 1
  • Estados:
    Ilhas Virgens Americanas

Um relógio de sol em forma de cunhas pontiagudas assinala o início de cada dia nos Estados Unidos.

Situado no extremo da ilha de St. Croix, um monumento angular de pedra assinala o ponto oriental mais extremo (por deslocamento) do território dos EUA. Conhecido como Point Udall, o monumento do local é, na verdade, um relógio de sol e funcionou como azimute para o primeiro nascer do sol do novo milênio nos EUA.

O ponto foi batizado em homenagem a Stewart Udall, Secretário do Interior na gestão do presidente John F. Kennedy, e, até 2000, não passava de um simples ponto de interesse geográfico. Como parte das comemorações do milênio realizadas no país, nasceu ali o Millenium Monument (Monumento ao Milênio). O ponto recebeu o acréscimo de um relógio de sol gigante para ajudar a assinalar o que seria o primeiro surgimento do primeiro nascer do sol nos EUA na virada do século. O monumento consiste em quatro cunhas angulares projetando-se do chão em torno de um polo central. As cunhas são feitas de um material composto por pedras menores unidas por cimento. Após funcionar como medidor constante do primeiro nascer do sol glorioso do país, o relógio foi deixado ali e continua informando o horário solar até hoje.

Curiosamente, o Point Udall de St. Croix não é o único lugar com esse nome. Na verdade, o ponto mais extremo do oeste dos Estados Unidos em Guam também é chamado de Point Udall, embora a origem do nome seja outra. O Point Udall de Guam foi batizado em homenagem a Morris Udall, irmão do Udall que deu nome ao ponto de Croix. O ponto de Guam foi rebatizado em 1987 para coincidir com sua contraparte do leste. Como bem observado pelo presidente Bill Clinton algum tempo depois, no funeral de Morris Udall, os dias nos Estados Unidos começam e terminam no Point Udall.

O que você deve saber antes de ir

Entrada gratuita. O horário mais popular para visitar é ao nascer do sol! Observe que a recepção de sinal de celular é irregular no extremo leste da ilha.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: