Skip to main content
Morador local do condado de Door
1 de 1

Bem-vindo ao condado de Door, Wisconsin

Sendo uma península longa e estreita que separa Green Bay do grande Lake Michigan a leste, o condado de Door de Wisconsin está rodeado por praias e falésias, balsas e faróis históricos em tijolos. A região é prolífica, com um solo rico em calcário que alimenta os famosos pomares, e 482 quilômetros de litoral onde o whitefish, favorito no local, é pescado o ano inteiro. Para conhecer esse condado abundante como um habitante nativo, perguntamos aos locais o que fazer durante uma visita. Veja algumas sugestões favoritas.

Ponto de fervura

Cercado por água em três lados, a pesca é um passatempo o ano inteiro no condado de Door. No inverno, Green Bay recebe uma cobertura de vários metros de gelo sólido, resistente o bastante para construção de pequenas cabanas na superfície congelada do lago. Está com espírito aventureiro? Alugue uma casa de gelo isolada de 2,4 metros por 3 metros juntamente com um guia de pesca de whitefish e equipamento nos especialistas em Ice Fish Green Bay. Ou siga direto para a parte boa: comer. Para uma deliciosa tradição autêntica do condado de Door, os moradores locais estão sempre ansiosos para compartilhar a experiência de peixe cozido no estilo escandinavo com pessoas de fora. Recomenda-se chegar cedo para poder conversar com o mestre caldeireiro enquanto ele acende o fogo de madeira sob o imenso caldeirão e o enche com peixes pescados localmente, batatas e cebolas. Depois, pegue um drinque e espere pelo grande final, quando querosene é lançado ao fogo e uma coluna de fogo de 4,6 m a 7,6 m sobe em direção ao céu. Isso é chamado de "levantar fervura" e limpa o caldeirão da fuligem e da gordura acumuladas na parte superior dele, deixando somente o peixe cozido com perfeição e um caldo limpo. Para assistir a esse espetáculo pessoalmente, os moradores locais recomendam o White Gull Inn, com seus cozimentos de peixe nas noites de sexta-feira o ano todo (e quatro noites por semana de maio a outubro) em seu pátio. É uma refeição simples e caprichada servida com manteiga derretida e limão, coleslaw e pão caseiro. Você não pode perder.

Peixe cozido no estilo escandinavo no condado de Door
Ver mais
Mais informações

Nada mais americano do que uma torta

Durante os meses de colheita, os moradores locais adoram colher frutas nas diversas árvores frutíferas da região. Em todos os meses de julho, as cerejas Montmorency ficam em vermelho vivo e cheias de sabor, sendo uma iguaria do condado de Door (cerca de 4,5 a 6,8 toneladas são produzidas aqui anualmente). As frutas são utilizadas em tudo, de vinho de cereja a rosquinhas de cereja, saboroso molho de cereja apimentado e a onipresente torta de cereja encontrada em quase todo supper club e peixe cozido na península. Para colher suas próprias, Lautenbach's Orchard Country Winery & Market é o local. Uma vez por ano, a fazenda da família sedia o festival anual com competição para comer tortas, passeios de charrete puxada a cavalo, pula-pula para as crianças, degustação de vinhos e música ao vivo para os pais. Para uma tradição do condado de Door, não perca a Cherry Pit Spit Competition (Competição de Lançamento de Caroço de Cereja). É isso mesmo! Os participantes competem para ver quem consegue cuspir um caroço de cereja mais longe. "Cada um tem sua técnica", afirmam. O recorde estadual é de 14,6 m. Você consegue bater?

Competição de lançamento de caroço de cereja da Lautenbach's Orchard Country Winery & Market
Ver mais

The Rock

Para chegar em Rock Island, um dos cinco parques estaduais do condado de Door, é necessário utilizar duas balsas públicas, atravessar a "Death's Door" (Porta da Morte), onde as águas de Green Bay e do Lake Michigan se encontram, e parar na Washington Island de 56 km², que é lar de cerca de 600 residentes permanentes. Mas Rock Island, com seus 900 acres, é uma ilha tão minúscula e remota, que você vai se sentir "como se estivesse em outro lugar". Os moradores locais adoram o fato da ilha só poder ser explorada a pé (carros e bicicletas não são permitidos), o que é perfeito para acampar e caminhar, observar estrelas e ir à praia. Aqui, fica o farol mais antigo do estado e uma linda garagem de barcos em pedra, que pode ser apresentada por um dos docentes voluntários da ilha. Depois de visitar The Rock, a península possui outros dez faróis a serem explorados!

Rock Island
Ver mais
Mais informações

Apaixone-se pelo outono

Com a chegada do outono no condado de Door, as falésias explodem em cores. Os moradores locais recomendam dirigir pela Coastal Byway, que traça um caminho subindo a costa oeste da península e descendo as praias de areia do litoral a leste. A rota passa por vilas, pomares e pelo Fish Creek's Peninsula State Park (Parque Estadual da Península de Fish Creek). Para trilhas, os moradores locais recomendam o circuito Eagle Trail de 3,2 km por florestas em terraço, explosões de cores de flores silvestres e ao longo de desfiladeiros de 46 m. É desafiador, mas vale a pena. Ou, para uma experiência de trilha bem diferente, siga pela Door County Wine Trail (Trilha do Vinho do Condado de Door) e ingira essa rota por oito vinícolas.

Eagle Trail
Ver mais

Sup, Sup, Supper Club

De pousadas rurais a supper clubs, bancas de produtos de fazenda e peixe com fritas, os moradores locais se orgulham do fato do condado de Door não ter quase nenhuma das cadeias de lojas nacionais. "Quase todos os nossos negócios são familiares e você não os encontrará em nenhum outro lugar." Os supper clubs estão entre os encantos do Centro-Oeste que distinguem a área. Esses estabelecimentos antigos são como restaurantes, mas "geralmente envolvem painéis de madeira", brincam os moradores locais. Como a piada sugere, supper clubs são despretensiosos. Há quase sempre uma bandeja com aperitivos, algumas coalhadas de queijo fritas com molho ranch, provavelmente um peixe frito ao final de semana ou um jantar com costela de primeira e, geralmente, o coquetel clássico preferido de Wisconsin: um Old Fashioned preparado sem rebuscamento. Para uma experiência autêntica de supper club (desde cerca da década de 1930), os moradores locais recomendam o Nightingale Supper Club.

Nightingale Supper Club
Ver mais
Mais informações

Inverno? Que inverno?

Os moradores de Wisconsin não têm medo de tempo ruim. Mas alguns sconnies (como os moradores locais se apelidaram) são mais corajosos que outros. A cada inverno, em 1° de janeiro, as 600 a 800 almas corajosas no Jacksonport Polar Bear Club entram nas águas geladas de Lake Michigan para um nado refrescante e, na opinião de alguns, insano. "É uma espécie de batismo do início do ano. Se você conseguir fazer isso, poderá superar qualquer outra coisa que o ano jogar na sua direção." Para outra celebração maluca da estação, o Fish Creek Winter Festival é uma festa ao ar livre realizada nos meses de janeiro sob uma grande tenda nas margens do lago. Há uma competição para cozinhar chili, arremesso de assento de privada, uma corrida divertida, arremesso de bicicleta, pebolim humano, corrida de fruit loops, ou seja, uma variedade de atividades malucas para afastar a tristeza de meados do inverno.

Jacksonport Polar Bear Club
Ver mais
Explorar mais