Skip to main content
banda local tocando em Miami, Flórida
1 de 1

Bem-vindo a Miami, Flórida

Sob o sol tropical, Miami, Flórida, é uma cidade cosmopolita — uma cidade de arte contemporânea e gastronomia internacional, músicas da melhor qualidade e baladas que vão noite a dentro. Com um dos horizontes mais altos do país, seus reluzentes arranha-céus se erguem dos baixos pântanos do sul da Flórida e se elevam até o Atlântico. Um lugar onde gerações de cubanos e porto-riquenhos, jamaicanos e haitianos, nicaraguenses e colombianos — entre muitos outros — chegaram e formaram uma metrópole incrivelmente multicultural, com sabores latinos e toques caribenhos. Para conhecer a cidade como um habitante nativo, perguntamos aos locais o que fazer durante uma visita. Veja algumas sugestões favoritas:

"Soul Food"

Lar de algumas das paredes mais coloridas e da comida mais deliciosa da cidade, os moradores dizem que sua primeira parada em Little Haiti deve ser no Naomi. Este modesto estabelecimento serve pratos do Haiti bons demais para serem verdade, sem qualquer pretensão. Os moradores sugerem pedir o frango ao curry, bananas-da-terra ou peixe — cozido ou frito, pargo, garoupa ou peixe-rei — e comer no jardim, onde você poderá se sentar sob as palmeiras, com as galinhas cacarejando ao seu redor, enquanto devora "o melhor arroz que já comeu". E não esqueça de pedir um suco de maracujá para acompanhar.

Naomi, proprietária do Naomi's
Ver mais
Mais informações

Vida analógica

Parte loja de discos, parte café vegano e parte espaço comunitário, a Sweat Records em Little Haiti exibe um mural com grandes nomes da música, vende discos e camisetas de rock e recebe DJs e shows artísticos. Ao lado do infame clube punk, o Churchill’s Pub, Sweat, já recebeu desde Iggy Pop a Ian MacKaye, do Fugazi, em sua loja de discos. Para os apaixonados por vinil que querem ouvir aquilo que preferem, os moradores recomendam o Vinyl Social Club, uma balada que acontece nas noites de sexta-feira: 12-16 Djs, com decks (e US$ 3 a cerveja) aberto para todos.

cliente na Sweat Records em Miami, Flórida
Ver mais

Dois em duas rodas

Plana, extensa e abençoada com sol o ano todo, Miami é um excelente lugar para pedalar. Seja para pegar sua bike na Citi Bike em uma das dezenas de estações em Downtown ou em Miami Beach ou para alugar uma bike urbana, dupla ou infantil, ou com assento de crianças na Bike and Roll de South Beach, esta é uma cidade que pede um passeio desse tipo. Vá para Commodore Trail, com oito quilômetros de extensão — ao longo da South Miami Avenue, Bayshore Drive, Main Highway e Douglas Road — até um dos bairros mais lindos e históricos de Miami: o arborizado Coconut Grove. Ou, se estiver com pique, vista sua roupa mais arrojada, pegue um par de patins ou skate (para alugar, visite a Fritz’s) e siga para o calçadão para desfrutar de um pouco de adrenalina, só em South Beach.

Miami Beach, Flórida
Ver mais
Mais informações

Balada

Miami é uma cidade de festa, a capital da vida noturna, onde você pode dançar de salsa até dancehall (música popular jamaicana) ou hip hop todas as noites da semana. O melhor lugar para encontrar os moradores locais de Miami, segundo os próprios habitantes, é nas baladas. Para desfrutar de uma autêntica experiência do Sul da Flórida (a cidade é composta por mais de 50% de cubanos americanos), vá até a histórica rua principal de Little Havana: a 8th Street é onde você encontrará teatros comunitários, pessoas jogando dominó e famílias fazendo fila para tomar o tradicional sorvete no estilo cubano na Azucar Ice Cream Company. A rua é o local do Calle Ocho Festival, que acontece anualmente e é o maior festival hispânico dos EUA, com 20 quarteirões de comida e dança, além de 12 palcos de música. Para os domingos Salsero, segundas de Mambo, rumba, jazz e karaokê noturno para mulheres — mais os coquetéis temáticos em um antigo antro de jogos de azar e points de gângsters — visite a icônica casa noturna Ball & Chain, que data de cerca de 1930.

El Calle Ocho
Ver mais

Ciência sobrenatural, arte genuína

Sede da extravagante e enorme Art Basel com show artístico que acontece anualmente, Miami é gigante no cenário da arte contemporânea internacional. O novo Institute of Contemporary Art (Instituto de Arte Contemporânea) em Design District, Miami, é uma iniciativa para divulgar parte dessa genialidade. A galeria conta com um jardim de esculturas com de mais de 1.390 metros quadrados, obras de grandes nomes e artistas emergentes e — talvez o melhor de tudo? — é gratuito. Enquanto isso, a 10 minutos ao sul, no Museum Park de Downtown, o Frost Science é um grupo de três museus em um: um planetário, um aquário e um museu de ciência. Grande e ambicioso, o Frost também traz muita diversão. As crianças vão enlouquecer com o dinossauro de 9 metros do museu, com a pista de dança interativa e os elevadores do aquário que parecem submarinos amarelos — e as transportarão por baixo d'água, onde elas poderão observar os tubarões-martelo bem de pertinho.

Design District, Miami
Ver mais

Arte de rua no centro

Os moradores locais chamam o antigo distrito de armazéns de Wynwood, "uma loja completa", para descobrir tudo o que Miami tem a oferecer. O Wynwood Walls tem murais em cores vivas feitos por grafiteiros e artistas de rua conhecidos internacionalmente, na frente dos quais você vai querer tirar uma selfie. Recentemente, o distrito mais fashion de Miami começou a atrair lojas sofisticadas da Europa e de outros locais dos EUA, como a cidade de Nova York e Los Angeles, para Wynwood e o Design District vizinho, que conta com uma incrível arte de rua em cada quarteirão, incluindo um enorme mural externo panorâmico do artista polonês 1010. A fachada mudará duas vezes por ano para dar destaque a um novo artista a cada dois anos. Que espetáculo!

Wynwood Walls em Miami, Flórida
Ver mais
Mais informações

Imersão asiática

Enquanto estiver em Wynwood, os moradores locais sugerem fazer uma parada no novo e badalado mercado asiático 1-800-Lucky: um espaço gastronômico de 929 metros quadrados com uma loja de discos, uma adega, uma variedade de "estações de comida" de inspiração asiática, e trilha sonora de hip hop direto da cabine do DJ. Você vai querer provar de tudo, desde bolinhos na sopa (Yip) ao poke ao estilo californiano (Poke OG) e misturas de sorvete, como o Barco do unicórnio, feito para o Instagram, no Taiyaki, a loja famosa por suas irresistíveis casquinhas de sorvete em forma de peixe.

Bebida de unicórnio do Poke OG em Miami, Flórida
Ver mais
Mais informações