Skip to main content
Morador local de Detroit, Michigan
1 de 1

Bem-vindo a Detroit, Michigan

A reputação de Detroit continua. Já considerada uma das maiores e mais prósperas cidades do país devido ao crescimento automotivo, a Capital do Automóvel passou por diversas transformações nas últimas décadas. Em sua última transformação, a cidade que nos trouxe não só o automóvel, mas que também nos apresentou o som da Motown e techno, deu espaço para uma nova explosão de criatividade e, cada vez mais, Detroit é conhecida como um foco de artes underground, com um cenário noturno agitado a noite toda, um aumento de startups e inovadores, fazendas urbanas e explorações culinárias que vêm chamando a atenção nacional. A cidade mantém um ar de aspereza, mas seu senso de independência, criatividade incansável e rebeldia impassível continuam atraindo pessoas de fora com grandes ideias e expatriados de Detroit que não resistem e voltam às suas raízes. Para conhecer a cidade como um habitante nativo, perguntamos aos moradores locais o que fazer durante uma visita. Veja algumas sugestões favoritas.

Moda antiga

Detroit é berço da Motown, a gravadora que ajudou a criar um dos gêneros musicais mais distintos dos Estados Unidos. Essa história está em exposição no Motown Museum e Hitsville U.S.A., o pequeno e encantador estúdio onde todos, desde o Temptations e ao Supremes deram início às suas carreiras. Para conhecer o cenário do blues de Detroit, os moradores locais recomendam o Raven Lounge. Com música ao vivo de quinta a sábado, uma convidativa atmosfera de bar e o delicioso mac n’ cheese (massa com queijo), o Raven é a cara de Detroit: despretensioso e subestimado. Ou, musicalmente falando, vire à esquerda e visite o Old Miami. Este renomado bar é conceituado por atrair grandes nomes, como Iggy Pop, the White Stripes e Patty Smith. Os moradores adoram o jardim surpreendentemente tranquilo nos fundos, com um viveiro de carpas, que contrasta com os eventos ao vivo e banheiros com arte em grafite — um requisito para qualquer bar de punk rock que se preze.

barmaid em Detroit
Ver mais
Mais informações

Festa em casa

Alguns dos eventos mais marcantes de Detroit não acontecem nas áreas mais badaladas, mas em locais mais escondidos e inesperados. "O clima de festa é contagiante", dizem os locais sobre as festas noturnas regadas a House music que rolam a noite toda. Antes de cair na diversão, visite o PJ's Lager House, no bairro de Corktown, onde os moradores de Detroit recomendam recarregar as baterias apreciando com as melhores onion rings da região. Dica de quem conhece: "Elas esgotam todas as noite, então, faça logo o seu pedido." Ou experimente o Takoi, um restaurante tailandês distinto e contemporâneo com cabine de DJ que os locais consideram como uma opção "inovadora" por divergir do paradigma "da fazenda à mesa" da cidade. House music é um gênero em alta em Detroit. O impressionante Festival de Música Eletrônica de Detroit, também chamado de Movement, que acontece todos os anos em maio e dura vários dias, conta com pessoas que vêm de todas as partes do mundo e "after-parties" agitadíssimas e inesquecíveis. Quem adora o gênero musical precisa conhecer o EXHIBIT 3000, um "museu secreto" dedicado à história da música eletrônica de Detroit.

Comida em um restaurante de Detroit
Ver mais
Mais informações

Nova Detroit

Para conhecer o futuro de Detroit, passeie pelos bairros — lugares como Corktown, Mexicantown, Eastern Market, Brush Park, North End e Detroit Riverwalk — onde antigos moradores trabalham ao lado de recém-chegados para reconstruir e recriar a paisagem urbana da cidade. Da arte de rua às fazendas urbanas, tanto edifícios vitorianos esquecidos, quanto art déco e industriais da era de ouro de Detroit, como o capitólio mundial do automóvel, estão sendo restaurados e reaproveitados, e lotes vagos estão sendo convertidos em pomares, estufas e jardins. Um símbolo da mentalidade industrial da comunidade, o Rose's Fine Food Diner consegue ser moderno e simples ao mesmo tempo, servindo pratos clássicos, como "ovos como preferir" e "panquecas Grandpa Richard", com toques elegantes e sofisticados (geleia Beau Bien e manteiga fermentada artesanal; está servido?), além de ingredientes provenientes das fazendas urbanas de Detroit.

Rose's Fine Food
Ver mais

A carne é um deleite

Para um autêntico churrasco de costela e o mais incrível camarão, os moradores locais recomendam o "estilo suculento" do Vicki's BBQ. Para saborear um prato à base de carne, com grandes premiados nacionais, visite o Lady of The House em Corktown, administrado por uma chef, que recebeu o prêmio James Beard de melhor novo restaurante do país. O menu é americano e moderno, com toques ecléticos de gastronomia nórdica, francesa, irlandesa, italiana e da fazenda à mesa, algo bem local mesmo. A política "sem desperdício" do restaurante, por sua vez, é 100% Detroit — e está de acordo com o que a cidade defende.

Filé do Vicki's BBQ
Ver mais
Mais informações

Arte inesperada

Com suas telas urbanas, o cenário artístico de Detroit é cheio de contrastes marcantes. Por exemplo, veja o Poletown East — onde "faisões e animais selvagem estão por toda parte" — e o The Heidelberg Project, um "ambiente artístico ao ar livre" nas imediações, onde pinturas, objetos achados e esculturas são combinados para criar uma realidade alternativa artística que ocupa dois quarteirões. Mas Detroit não é só arte de rua. A célebre artista Lisa Spindler é famosa em Detroit por suas peças "inesperadas e incríveis" — e por "vender arte de US$ 10 mil em uma cidade de pobreza". O The Spindler Project é um enorme loft com cerca de 420 metros quadrados com colunas de concreto e iluminação espetacular, que Spindler converteu em uma casa estilo museu ou um museu para morar, dependendo do dia.

Arte mural em Detroit, Michigan
Ver mais

Chique, por que não?

Por trás dos grandes bares e baladas, Detroit encontra um jeito de adotar um toque de estilo retrô. Para desfrutar de uma experiência mais requintada, os moradores locais gostam de se vestir elegantemente e apreciar um coquetel no Apparatus Room do Foundation Hotel. Uma base do corpo de bombeiros transformada em restaurante e lindamente reformada, com grandes janelas arqueadas e um chef com duas estrelas Michelin, direto de Chicago. Para uma bebida depois do jantar, os moradores locais oferecem estas instruções para o Bad Luck Bar: "fica no meio do quarteirão, então, pegue a rua até a metade, e você encontrará um bar interessante". Quando já estiver dentro deste discreto bar contemporâneo com apenas 30 lugares, os moradores de Detroit recomendam pedir o coquetel "Golden Pineapple", uma bebida perfumada inspirada no tiki, que dá uma levantada no ânimo nos dias monótonos de inverno. Depois, vá até o Kiesling em Milwaukee Junction, um bar novo e elegante localizado em um edifício centenário com um lindo interior em estilo Art Déco. Experimente coquetéis ou misturas exóticas e sazonais preparados com ingredientes que você provavelmente nunca ouviu falar — calda de mel de miso, orchata de abacate ou gin com melão cantalupo — e não vai conseguir resistir. Mas chegue ao Cafe d'Mongo's Speakeasy antes das 2h, horário em que eles fecham as portas, mas os moradores locais sabem que "quem já estiver dentro pode ficar, enquanto uma drag queen canta".

barman preparando uma bebida
Ver mais
Explorar mais