Skip to main content
Morador local de Chicago, Illinois
1 de 1

Bem-vindo a Chicago, Illinois

Algumas cidades possuem um distrito com teatro, mas a cena teatral de Chicago se espalha por toda a cidade, com centenas de pequenos teatros de bairro em vitrines e igrejas, grandes palácios de art déco antigos, locais avant-garde e palcos modernos e sofisticados. Chicago, apelidada de Second City (Segunda Cidade), está pulsando com arte performática. Da dança experimental ao "footwork", ópera a hip hop, locais tradicionais de jazz a clubes underground de indie rock, é impossível ficar entediado nessa cidade. A comida também não é de todo ruim! Para conhecer a Chi-Town como um habitante nativo, perguntamos aos locais o que fazer durante uma visita. Veja algumas sugestões favoritas:

Comece por cima

Vistas do horizonte de Detroit de um parque local
Ver mais

Passe uma tarde espiando os estúdios abertos na colônia de belas artes mais antiga da cidade, o Fine Arts Building. A apenas uma quadra do Art Institute (Instituto de Arte) em frente ao belíssimo Grant Park (Parque Grant), essa antiga estrutura art nouveau de 1885 da Studebaker Company é por si uma obra de arte. Você encontrará de tudo: estúdios de pintores, lojas de discos, estúdios de ioga, salas de ensaio de ópera, fabricantes de violinos… Os moradores locais recomendam utilizar os elevadores originais de operação manual do prédio para a cobertura no 10º andar e, ao descer, "fazer uma parada onde interessar".

Morador local no Fine Arts Building em Chicago, Illinois
Ver mais
Mais informações

Superação

Para a experiência de teatro comunitário, os moradores locais adoram o Chicago Danztheatre Ensemble, que faz uma "apresentação com propósito" na Ebenezer Lutheran Church (Igreja Luterana Ebenezer) no bairro sueco histórico de Andersonville. Para uma dança com toque de u-lá-lá e burlesco (além de "boylesque" seminu) voltou à moda em Chicago. Procure essa atração no "Naughty Little Cabaret" (Pequeno Cabaré Obsceno), no The Original Mother's, um bar de solteiros à moda antiga com uma pista de dança subterrânea. Para jazz, poesia e uma "revista ao vivo" na tarde de sábado, siga para o adorado Green Mill Lounge, uma antiga instituição de Uptown. Dica de quem conhece: visite nas noites de sábado, quando Marc Smith, fundador do movimento Slam Poetry, conduz um evento de slam. Quando seu nome é mencionado, o público grita "So What!" (E daí?). Por que? Porque "silencia o ego para chegar à verdadeira arte". Então, participe e ajude um artista.

Cantores de jazz em um lounge em Chicago
Ver mais

Clássicos da comida caseira

É admirável ver algo bem feito e com especialidade. Com nome mais do que adequado, o Cheesie é uma loja de queijo grelhado e nada mais que isso. Abrindo às 5h e preparando várias versões do adorado sanduíche de queijo grelhado, esse local parece ter sido feito para dias animados ou TODAS as noitadas. Satisfaça seu desejo com o "Frenchie", preparado com queijo americano, muçarela, molho de cheddar, batata palito de corte grosso clássico, bacon, cebolinha em pão de fermentação natural e, como se não bastasse, molho de sour cream. Os moradores locais dizem que tudo no Cheesie’s está cheio de sabor do Centro-Oeste, o que parece sugerir "esqueça as calorias, o importante é ser gostoso". Para um clássico de Chicago, visite o Portillo's e peça uma linguiça polonesa grelhada na brasa ao estilo Maxwell Street com cebolas grelhadas e mostarda amarela. Termine empurrando tudo com um milk-shake de bolo de chocolate (sim, um bolo de chocolate misturado com um milk-shake espesso de chocolate) para uma taça espessa e espumante de felicidade.

Cachorro-quente ao estilo de Chicago
Ver mais
Mais informações

Comidas sofisticadas

A comida do Centro-Oeste pode ser conhecida pela abundância de carne e queijo para encher a barriga. O Girl and The Goat de Near West Side tem bastante língua de pato, cabeça de porco e costela de cordeiro. Apesar de sua reputação de aproveitamento de todas as partes do alimento, a comida aqui é leve e cheia de nuances, tendo também no menu entradas elegantes com vegetais, como couve-flor assada com pimentas em conserva, pinhão e hortelã ou chaat frito de grão-de-bico (um lanche saboroso indiano) com húmus de cenoura. O restaurante irmão Little Goat possui a mesma mistura multicultural de influências, mas com um ar de lanchonete e ênfase em comida caseira, como Sloppy Joe de carne de cabra ou batata frita caseira com barriga de porco, coentro e vinagrete de molho de peixe. Os moradores locais adoram o camarão com farinha de milho "caseiro sulista" e a barriga de porco beneditina sensacional. E não se esqueça do vinho. O melhor está no Webster's Wine Bar, com uma carta de 400 garrafas, mesas ao ar livre e um menu mediterrâneo ideal para vinhos com bife tártaro, mariscos e fritas, frios e queijo.

Webster's Wine Bar
Ver mais

Dançando nas ruas

Para um fenômeno cultural diferente em Chicago, confira alguns passos de dança, que os moradores locais descrevem como "a dança mais rápida que você vai ver". Essa apresentação de rua freestyle "parece coreografada, mas não é". Para encontrar fora de seu ambiente natural (nas ruas), siga para o Primary, um clube onde você pode dançar a noite toda ao lado dos mestres do footwork.

Dança em Chicago, Illinois
Ver mais
Mais informações

Ouça primeiro aqui

Chicago é uma cidade musical emocionante, principalmente para descobrir pequenas bandas e artistas menos conhecidos antes de ganharem nome no cenário nacional. Ao norte, o Lincoln Hall recebe as "atrações mais promissoras" em um antigo cinema centenário em que o FBI trocou tiros com o famoso mafioso John Dillinger em 1934. O local com 500 lugares foi aberto pelos antigos proprietários do Schubas, um local venerado em uma antiga cervejaria da Schlitz, onde grandes nomes como Dave Matthews, Modest Mouse, Feist e My Morning Jacket começaram a carreira na cidade. Para uma noitada mais kitsch, o Emporium é uma combinação de bar de cerveja, casa de música indie e arcade. Os shows são baratos ou gratuitos, a lista de cervejas é longa e variada e os jogos farão você se sentir uma criança de novo.

Lincoln Hall
Ver mais
Mais informações

Vá até o fim

No coração de um dos bairros mais badalados de Chicago, Logan Square, o The Longman and Eagle é um gastropub, lounge de uísque (com mais de 400 garrafas obscuras e reverenciadas) e uma pousada de seis quartos à moda antiga para dormir após uma noite festeira. Da inacreditável longa lista de uísques, o bar serve mais de 30 opções a apenas US$ 3 por dose. Ou então, simplifique virando latas de US$ 3 de cervejas baratas tradicionais de Chicago. Os moradores locais recomendam o cheesebúrguer com bacon, Old Fashioneds excelentes e o calor humano: "Esse é um ótimo lugar quando se está sozinho para começar uma conversa no bar".

Barman no The Longman and Eagle
Ver mais
Mais informações
Explorar mais