Skip to main content
Pando, o gigante trêmulo
1 de 1
  • Estados:
    Utah

Um dos organismos vivos mais antigos e maciços do mundo é um bosque de álamos trêmulos. Na Fishlake National Forest, em Utah, um gigante vive silenciosamente nos últimos 80.000 anos

O Gigante Trêmulo, ou Pando, é um enorme bosque de álamos trêmulos que assumem a metáfora da "floresta como um único organismo" e a tornam literal: o bosque é realmente um único organismo. Cada uma das cerca de 47.000 árvores ou mais do bosque é geneticamente idêntica e todas compartilham um único sistema radicular. Enquanto muitas árvores se espalham pela floração e pela reprodução sexual, os álamos trêmulos geralmente se reproduzem assexuadamente, germinando novas árvores a partir da raiz lateral expansiva da árvore principal. As árvores isoladas não são indivíduos, mas troncos de um único clone maciço, e esse clone é realmente maciço. "Pando" é uma palavra latina que significa "Eu expando".

Com 43 hectares e pesando 6.615 toneladas, o Pando já foi considerado o maior organismo do mundo (atualmente tomado por tapetes de fungos de cerca de 405 hectares no Oregon) e pode-se dizer com quase absoluta certeza que é o mais maciço. Em termos de outros superlativos, as estimativas mais otimistas da idade de Pando é de mais de um milhão de anos, o que facilmente o tornaria um dos organismos vivos mais antigos do mundo. Algumas das árvores da floresta têm mais de 130 anos.

Bosque gigante de árvores antigas

Infelizmente, o futuro do gigante parece preocupante. De acordo com Paul Rogers, ecologista da Utah State University (Universidade Estadual de Utah), o Gigante Trêmulo está em perigo. Embora os troncos maduros do Pando rotineiramente morram devido aos eternos problemas de pragas e secas, as raízes regenerativas do organismo, que são responsáveis pela resiliência do Pando, também estão sendo atacadas. Rogers relatou uma acentuada ausência de troncos novos e jovens para substituir os troncos mais velhos, culpando o consumo excessivo de pastagem por veados e alces. Sem novos troncos para substituir os antigos, o Gigante Trêmulo está suscetível a um repentino e catastrófico murchamento e à diminuição.

O álamo trêmulo recebeu seu nome por causa de suas folhas que se agitam facilmente até mesmo com uma suave brisa e produzem um som esvoaçante apenas com o menor incitamento. O efeito disso no Pando, multiplicado por dezenas de milhares de árvores e centenas de hectares, pode ser inquietante, dando uma verdadeira sensação de vida ao antigo, agonizante e trêmulo gigante. Uma das estações mais populares para visitar o Pando é no outono, quando as folhas ficam amarelas.

O que você deve saber antes de ir

Localizado a pouco mais de um quilômetro e meio a sudoeste do Fish Lake (lago Fish) na SR-25. A Doctor Creek Recreation Site (Área de Recreação de Doctor Creek) é um acampamento do US National Forest Service Campground (Serviço Florestal Nacional dos EUA) localizado no Pando, caso você queira passar uma noite dentro de um gigante e antigo organismo.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais