Skip to main content
Uma apresentação ao ar livre da Boston Pops em Nantucket, Massachusetts
1 de 1
  • Estados:
    Illinois
    Indiana
    Arkansas
    Massachusetts
    Nova York
    Califórnia

Descubra nomes famosos da música clássica dos EUA, desde artistas tradicionais até compositores modernos.

Os mestres europeus da música clássica influenciaram compositores norte-americanos, mas, fiel ao pioneirismo do país, o gênero evoluiu de maneira totalmente original. Hoje, você ouvirá música clássica incorporada em tudo, de filmes e comerciais de TV a quase todas as categorias de músicas populares. A Classical Music Walk of Fame (Calçada da Fama da Música Clássica) em Cincinnati, Ohio, é a introdução perfeita à rica tradição da música clássica nos Estados Unidos. Tijolos decorativos ladeiam a passarela no Washington Park (Parque Washington), e belas fontes "dançam" músicas clássicas que você pode tocar diretamente no seu smartphone. Confira nomes proeminentes da música clássica dos Estados Unidos, juntamente com outras atrações notáveis e pontos de referência dedicados a seus legados.

Inspiração clássica: Samuel Barber, Aaron Copland, Florence Price

Samuel Barber, cuja "Adagio for Strings" foi usada em situações tristes, desde o funeral do Presidente Franklin D. Roosevelt até o filme da Guerra do Vietnã "Platoon", recebeu dois prêmios Pulitzer. Sua casa de infância em Westchester, Pensilvânia ainda está de pé, e um retrato icônico do artista está em exposição no Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes) em Boston, Massachusetts. "Fanfare for the Common Man" de Aaron Copland é praticamente a trilha sonora das viagens espaciais, e seu trabalho "Appalachian Spring" é um eterno favorito orquestral. Aprecie uma apresentação musical no Copland House em Mount Kisco, Nova York, onde o grande compositor passou os últimos 30 anos de sua vida. Florence Price rompeu barreiras raciais e de gênero, tornando-se a primeira mulher afro-americana a ter seu trabalho executado por uma orquestra importante, a Chicago Symphony Orchestra (Orquestra Sinfônica de Chicago), em 1933. A University of Arkansas (Universidade do Arkansas) em Little Rock possui uma grande coleção de manuscritos musicais da nativa de Little Rock.

O Museum of Fine Arts, Boston, que abriga um famoso retrato de Samuel Barber

O Museum of Fine Arts, Boston, que abriga um famoso retrato de Samuel Barber
Ver mais

Great American Songbook: George Gershwin, Cole Porter, Irving Berlin

Abrangendo uma variedade de gêneros musicais, o Great American Songbook - que não é de fato um livro, mas um reconhecido cânone da música - celebra as músicas mais influentes da década de 1920 à década de 50. Na música clássica, inclui George Gershwin, cuja "Rhapsody in Blue" foi inspirada nos sons da cidade moderna; Cole Porter, com sucessos como "Anything Goes" e "Love for Sale"; e Irving Berlin, compositor de mais de 1.500 músicas, incluindo a patriótica "God Bless America". A Uma infinidade de compositores é homenageada no Great American Songbook Hall of Fame em Carmel, Indiana.

A marcha: John Philip Sousa, Henry Fillmore

As marchas são em grande parte associadas aos militares e, nos Estados Unidos, aos esportes universitários. Dois grandes compositores de marcha norte-americanos são Henry Fillmore e John Philip Sousa. Fillmore compôs músicas de circo e canções de bandas escolares, principalmente nas escolas e universidades da Flórida. John Philip Sousa compôs "Stars and Stripes Forever", a Marcha Nacional oficial dos Estados Unidos e um marco executado no dia 4 de julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos. O Sousa Archives and Center for American Music (Arquivo Sousa e Centro de Música Americana) no campus da University of Illinois (Universidade de Illinois) em Champaign, duas horas ao sul de Chicago, abrigam uma grande coleção de suas obras, juntamente com muitos outros artefatos musicais e documentos históricos.

Foellinger Auditorium, uma sala de conferências e local de apresentações no campus da University of Illinois em Champaign

Foellinger Auditorium, uma sala de conferências e local de apresentações no campus da University of Illinois em Champaign
Ver mais

Estrelas da Broadway: Rodgers e Hammerstein, Stephen Sondheim, Leonard Bernstein

Quando você pensa em musicais definitivos da Broadway, é natural que inclua trabalhos de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein, Stephen Sondheim ou Leonard Bernstein, alguns dos compositores de teatro musical mais célebres da história dos Estados Unidos. Ouça suas músicas em musicais como "Oklahoma!", "The Sound of Music", "Sweeney Todd", "Into the Woods", "West Side Story" e "On the Town", respectivamente. Os fãs de musicais da Broadway podem ver um arquivo definitivo de artefatos e recordações na Theater Collection do Museum of the City of New York (Museu da Cidade de Nova York) em Nova York.

O Museum of the City of New York, que abriga a extensa Theater Collection

O Museum of the City of New York, que abriga a extensa Theater Collection
Ver mais
Mais informações

Trilhas sonoras de filmes: John Williams, James Horner, Danny Elfman

Durante o século XX, compositores clássicos levaram seus talentos ao seu mais novo universo de atuação: a tela do cinema. Você identificará os trabalhos do vencedor de 24 prêmios Grammy, John Williams; entre suas cinco trilhas sonoras para filmes que lhe renderam o Oscar estão "Tubarão" (filmado no litoral de Massachusetts), "E.T." (filmado em San Fernando Valley, Califórnia) e "Star Wars", uma série de concertos modernos em salas de espetáculos de todo o país. James Horner escreveu a música orquestral para dois dos maiores sucessos de bilheteria de James Cameron, "Avatar" e "Titanic". Se você já ouviu a trilha sonora de "O Estranho Mundo de Jack" e "Edward Mãos de Tesoura", então, você ouviu a música de Danny Elfman, que também foi o vocalista da banda de new wave da década de 1980, Oingo Bongo.

Vistas costeiras em Nantucket, a região de Massachusetts que dizem ter servido como inspiração para o filme "Tubarão"

Vistas costeiras em Nantucket, a região de Massachusetts que dizem ter servido como inspiração para o filme "Tubarão"
Ver mais

Música clássica moderna: Philip Glass, John Cage, Meredith Monk

Philip Glass começou com suas obras compostas de estruturas repetitivas, muitas vezes chamadas de minimalista, e colaborou com artistas tão versáteis quanto David Bowie e Paul Simon. O Days and Nights Festival de Philip Glass que acontece anualmente em Carmel e Big Sur, Califórnia, é imperdível para os entusiastas da música clássica moderna. Influenciado pelo Budismo Zen e por outras filosofias orientais, a música de John Cage foi essencial para o desenvolvimento da dança moderna e é conhecida por "4'33"", que desafia os ouvintes a apreciar sons ambientes em vez de música composta. Como líder do Meredith Monk & Vocal Ensemble, o instrumento de escolha de Monk é sua própria voz, famosa por sua incrível variedade e arranjos incomuns. Ela excursiona ativamente e se apresenta em todos os Estados Unidos.

Tire um tempo para explorar os litorais de Big Sur e Carmel ao visitar o Days and Nights Festival

Tire um tempo para explorar os litorais de Big Sur e Carmel ao visitar o Days and Nights Festival
Ver mais
Mais informações
Explorar mais