Skip to main content
Apresentação "Raiding the Country Vault" ao vivo em Branson

Missouri

Os sons dos centros musicais do Missouri

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Missouri

Do jazz ao blues, do ragtime ao outlaw rock, o cenário musical do Missouri é variado e abrangente.

Chuck Berry, Sheryl Crow e Nelly – grandes nomes da música do Missouri. O estado está localizado no centro dos EUA, e isso cria uma confluência de culturas, estilos e contribuições de todo o país. Confira o jazz em Kansas City, o blues em St. Louis e a música ao vivo em Branson para conhecer um pouco das tradições musicais do Missouri.

Kansas City: o reino do jazz

A cidade de Kansas City (KC) tornou-se uma incubadora da inovação musical nas décadas de 20 e 30. As apresentações musicais improvisadas que duravam a noite toda e o espírito competitivo moldaram o jazz de Kansas City, apresentando lendas como Charlie Parker e Count Basie ao mundo. Curta o som do jazz no Green Lady Lounge, um estabelecimento descolado e com ares retrô, famoso por oferecer apresentações de jazz – e somente de jazz – todas as noites da semana, sem cobrar couvert artístico. No The Phoenix, confira o brunch com jazz aos sábados e as sessões abertas às terças-feiras, aproveitando uma experiência autêntica da cidade. Não deixe de visitar o American Jazz Museum (Museu do Jazz Americano) e conferir uma apresentação no Blue Room. Localizado na 18th Street com a Vine, esse é o berço do jazz de Kansas City.

Visita ao distrito histórico do jazz em Kansas City, no encontro da 18th Street com a Vine

Visita ao distrito histórico do jazz em Kansas City, no encontro da 18th Street com a Vine
Ver mais

St. Louis: a casa do blues

Apesar de ter surgido no sul, o blues passou por várias misturas e mudanças conforme os músicos seguiam para o norte. Em St. Louis, o compositor W.C. Handy tem a fama de ter associado a cidade ao blues, ao escrever a canção "St. Louis Blues" em 1914. Explore toda a história no National Blues Museum (Museu Nacional do Blues), no centro de St. Louis, e aproveite para fazer sua visita coincidir com uma das apresentações ao vivo que são realizadas no local. O BB's Jazz, Blues and Soups, também no centro da cidade, é um ótimo lugar para curtir apresentações ao vivo. A casa encontra-se em uma construção de meados do século XIX e promove apresentações lendárias de jazz e blues, ao vivo, além de oferecer um delicioso menu de sopas e pratos típicos do sul, como bagre, bolinhos de milho fritos e gumbo cajun.

Objetos relacionados a Chuck Berry em exposição no National Blues Museum

Objetos relacionados a Chuck Berry em exposição no National Blues Museum
Ver mais

Branson, um centro da música ao vivo

No sul do Missouri, a cidade de Branson é conhecida por seus salões de música ao vivo. Muitos deles encontram-se na via principal da cidade, a Highway 76. Branson Landing, o calçadão da cidade, às margens do lago Taneycomo, é um local imperdível para fazer compras, comer e curtir as apresentações ao vivo e os eventos que acontecem durante todo o ano. Saindo de Branson Landing, atravesse a via conhecida como "The Strip", passando por casas de música e atrações inusitadas, em direção ao Starlite Theatre. Além de ser a melhor casa de música ao vivo de Branson, o Starlite recebe uma série de apresentações musicais e conta com um moderno sistema de som.

Apresentação ao vivo do grupo Voices of Glory no Branson's Starlite Theatre

Apresentação ao vivo do grupo Voices of Glory no Branson's Starlite Theatre
Ver mais

Como chegar

Para chegar a Missouri, desembarque no Aeroporto Internacional de Kansas City (MCI), que atende a porção oeste do estado, ou no Aeroporto Internacional de Lambert-St. Louis (STL), que atende a porção leste do estado. 

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal