Skip to main content
Homem com chapéu de caubói segura uma bandeira sobre uma scooter em frente a Paramount Theater e ao capitólio
1 de 1
  • Estados:
    Texas

Conhecendo a região da capital do estado da estrela solitária

Com participação de mais de 400.000 pessoas, a celebração do orgulho gay de Austin é uma das maiores dos EUA, inundando a capital do Texas todos os meses de agosto com representantes de cada cor do arco-íris. E não é surpresa que seja tão popular. Essa cidade excêntrica há muito tem sido um refúgio para turistas LGBTQ e oferece todo tipo de atração e comodidade para além de seus tradicionais festival e desfile, os quais têm sido importantes festividades do orgulho gay em Austin há três décadas.

Os visitantes terão vários motivos para não ir embora após o orgulho gay de Austin e todos os eventos associados a ele, como contar história de drag queens, fazer passeios de arte e assistir a filmes. Torne esse um fim de semana longo explorando os charmes urbanos da cidade e escapando para Hill Country nas proximidades, em um período de paz e sossego (e um autêntico churrasco do Texas). Não deixe de trazer seus sapatos de dança, ou, pelo menos, pegar algumas botas de caubói em South Congress Avenue ao chegar. Você irá precisar.

Orgulho gay de Austin em South Congress
Ver mais
Mais informações

Mergulhe seus pés na água

Você pode ter vindo à cidade para o orgulho gay, mas Austin e seus arredores oferecem várias oportunidades de escapar das multidões e aproveitar o sol do Texas. Comece nadando em Barton Springs Pool, onde se reúnem moradores locais e turistas quando o clima permite. Uma piscina urbana única, essas termas não são exatamente quentes, permanecendo a uma temperatura refrescante o ano todo e paradisíaca no verão. Para uma tarde de caminhada, Barton Creek Greenbelt oferece trilhas fáceis. Comece no Zilker Metropolitan Park (Parque Metropolitano Zilker), uma movimentada área verde onde os moradores locais se reúnem para concertos e piqueniques, e siga para a trilha de acesso, que passa por rios abundantes e lindas árvores.

Sob a sombra dos carvalhos, siga para leste na Ann and Roy Butler Hike-and-Bike Trail (Trilha de Ciclismo e Caminhada Ann and Roy Butler) ao longo do cênico Lady Bird Lake (Lago Lady Bird) de Austin. Você chegará em Fiesta Gardens, no Edward Rendon Sr. Metro Park (Parque Metropolitano Edward Rendon Sr.), que serve de coração pulsante para o festival do orgulho gay, apresentando artistas, atividades familiares, barracas de vendas e muito mais. Nas proximidades estão East Cesar Chavez Street, o centro gastronômico do bairro, recheado com bares e restaurantes que servem de tudo, enchiladas de guacamole vegana a cachorros-quentes enrolados em bacon e cobertos com sesame miso.

Barton Springs
Ver mais

Dance pelo centro da cidade

O desfile noturno gratuito do orgulho gay de Austin, que ocorre no mesmo dia do festival, começa no centro da cidade no State Capitol (Capitólio do Estado) e segue pela Congress Avenue em direção a Warehouse District. Mas há muito o que conhecer saindo a rota do desfile.

South Congress, o bairro em frente ao Lady Bird Lake a partir de Warehouse District, é um bom lugar de partida. A agitação fica centrada em South Congress, que está abarrotado com restaurantes locais, lojas excêntricas, bares e casas de música ao vivo. Passeie entre as mercadorias do empório vintage e de fantasias Lucy in Disguise with Diamonds, ou pela coleção de vinis da Waterloo Records, popular entre audiófilos desde 1982. Nas proximidades, conheça Uncommon Objects, um coletivo de antiguidades cheio de curiosidades e tesouros, como joias azul-turquesa nativo-americanas, guitarras vintage e galhadas de cervos. Caso esteja procurando música ao vivo, confira a programação do The Continental Club, uma casa que recebe blues, rock, jazz, country e todos os outros gêneros em seu palco mundialmente famoso.

Do outro lado da Ann W. Richards Congress Avenue Bridge (Ponte da Ann W. Richards Congress Avenue), lar da maior população de morcegos da América do Norte (1,5 milhão!), que emerge à noite logo após o pôr do sol, você estará próximo ao final da rota do desfile: Rain on 4th, o clube de dança com um globo espelhado. Oilcan Harry's, o bar gay mais antigo de Austin, fica nas proximidades. Os moradores locais se reúnem aqui desde 1990 para drinques fortes e apresentações de drag queens conhecidas. Em Cheer Up Charlies, há de tudo: de DJs com apresentações de hip hop a bandas de bluegrass ao vivo. Um food truck nos fundos serve pratos vegetarianos deliciosos para satisfazer a fome da madrugada.

Parada do orgulho gay gratuita de Austin
Ver mais

Mergulhe na cultura

Nem tudo em Austin está relacionado a globos espelhados e bares; há também muita diversão refinada. Faça uma parada na galeria Jones Center on Congress da The Contemporary Austin, no centro da cidade. Aqui, você encontrará exposições centradas em artistas e eventos e programas educacionais que dão o que falar, tudo voltado unicamente para artistas contemporâneos. No campus da University of Texas (Universidade do Texas), é possível visitar uma coleção com 18.000 peças no Blanton Museum of Art (Museu de Arte de Blanton), lar de uma instalação com 252 m² do ícone americano Ellsworth Kelly, chamado apropriadamente de "Austin".

Para uma arte com apelo mais urbano, fique atento para as dezenas de murais coloridos, concebidos por toda a cidade por artistas de rua ousados. Você encontrará muitos deles na área igualmente colorida de South Congress, que é um paraíso para instagrammers.

Mural de cartão postal Greetings from Austin, Texas
Ver mais

Siga para as colinas

Após as festividades do orgulho gay, siga para a ampla região de Hill Country, próximo à entrada oeste de Austin. Comece seguindo a oeste para Driftwood e almoce em uma verdadeira instituição do Texas: Salt Lick BBQ. O aroma de carne defumada na grelha recebe os visitantes na entrada. Chegue com fome e sirva-se à vontade com peito de boi, costelas de porco, linguiça e coleslaw (mas saiba que precisará esperar na fila).

Após o almoço, siga para oeste pelas colinas para Fredericksburg, uma antiga colônia alemã onde alguns moradores locais ainda se comunicam em um dialeto germano-texano. A pacífica cidade está cheia de ranchos e vinícolas que servem Rieslings e Cabernets que frequentemente podem ser harmonizados com música ao vivo no gramado. Enquanto estiver na cidade, prove delícias da culinária alemã, como schnitzel com crosta de amêndoa e costelas de porco com molho de maçã, não esquecendo de reservar um tempo para conhecer a loja de antiguidades. Então, retorne a Austin para mais música e dança.

Churrasco em Fredericksburg, Texas
Ver mais
Explorar mais