- Estados:
- Novo México
- Arizona
- Oklahoma
- Alasca
- Montana
- Illinois
Nos EUA, existe um esforço para preservar e compartilhar a história célebre e muitas vezes trágica dos indígenas americanos na América do Norte.
Prosperando por centenas de anos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as culturas indígenas do continente vendo exposições, visitando museus com história viva, comparecendo a eventos, explorando locais antigos e conversando com membros tribais. Confira alguns lugares e eventos nos EUA onde você pode vivenciar a cultura indígena americana.
National Museum of the American Indian
Washington D.C.
Primeiro museu nacional dos Estados Unidos dedicado exclusivamente à tradição do povo nativo americano, o National Museum of the American Indian (Museu Nacional dos Nativos Americanos), dá destaque a 12 mil anos de história em mais 1.200 culturas indígenas. O museu conta com uma das maiores coleções mundiais de arte, objetos e arquivos fotográficos e de mídia sobre os índios americanos. Exposições permanentes lançam um olhar mais profundo sobre religiões e cerimônias próprias, além abordar a luta contemporânea pela identidade das comunidades nativas. Localizado em Washington, D.C., no National Mall, em um edifício curvo de arenito para representar uma formação rochosa, o NMAI recebe regularmente festivais culturais, concertos e simpósios. No Mitsitam Native Foods Café, dentro do museu, os visitantes podem experimentar a culinária indígena e contemporânea de todas as Américas, como tortillas e hambúrgueres ao estilo "buffalo". Uma extensão do museu foi inaugurada na cidade de Nova York, Nova York, adicionando 2 mil metros quadrados de exposições e um novo cinema para exibição de filmes e vídeos.
Parte externa do deslumbrante National Museum of the American Indian
Cherokee Heritage Center
Tahlequah, Oklahoma
Nos pés das Montanhas Ozark, em Oklahoma, fica o Cherokee National History Museum (Museu Nacional da História Cherokee), dedicado a preservar a cultura e os artefatos da tribo Cherokee. O museu está localizado no Capitólio Nacional Cherokee no centro de Tahlequah, a uma curta distância do Cherokee National Peace Pavilion (Pavilhão Nacional da Paz Cherokee), Cherokee National Supreme Court Museum (Museu Nacional da Suprema Corte Cherokee) e Cherokee National Prison Museum (Museu Nacional da Prisão Cherokee). O museu conta com arte atemporal, artefatos tribais e exposições multimídia que oferecem um vislumbre da grande Nação Cherokee, tudo isso com entrada gratuita. O museu também oferece aulas culturais que promovem o artesanato tradicional dos Cherokees, como cerâmica e cestaria, e recebe apresentações anuais de arte com trabalhos Cherokee tradicionais e contemporâneos.
Dançarino Cherokee em roupas coloridas durante uma apresentação em um festival cultural em Oklahoma
Gathering of Nations
Albuquerque, Novo México
Considerado o maior encontro indígena da América do Norte, o evento anual Gathering of Nations, em Albuquerque, no Novo México, atrai milhares de povos indígenas, representando centenas de tribos. Os vários dias de festividades do evento celebram e promovem o patrimônio cultural dos nativos americanos. Entre os destaques estão canções tradicionais, competições de dança e tambores que contam com mais de 3 mil artistas, representando mais de 500 tribos norte-americanas. Os frequentadores também podem comprar pinturas, bijuterias e cerâmicas de mais de 800 artesões nativos americanos, além de saborear quitutes tradicionais, como pão frito (um pão de minuto frito servido com mel ou coberturas de taco).
Visitante na Gathering of Nations, a maior reunião indígena da América do Norte
Taos Pueblo
Taos, Novo México
Saiba mais sobre a vida antiga, cultura e história dos povos indígenas em Taos Pueblo, habitado por membros da tribo Taos já há mais de mil anos. Emoldurada pelas montanhas Sangre de Cristo, este local declarado Patrimônio Cultural pela UNESCO gira em torno da capela San Geronimo e de dois grandes edifícios, com vários andares, construídos no típico estilo indígena, com lama e palha. Hoje, são quase 150 pessoas a chamarem o local de casa, e os visitantes podem fazer passeios guiados sobre a cultura, a história e as pessoas do vilarejo.
Tradicional vila pueblo em Taos
Heard Museum
Phoenix, Arizona
O Heard Museum (Museu Heard), em Phoenix, Arizona, exibe objetos antigos e arte contemporânea e é dedicado a preservar a cultura e o patrimônio de nativos americanos no sudoeste dos Estados Unidos. Essa coleção é formada por cerca de 44 mil objetos, inclusive tecidos Navajo, joias Zuni e arte indígena contemporânea. Entre as exposições dignas de nota estão a aquisição de 430 bonecas kachina, da tribo Hopi, de Barry Goldwater, ex-senador dos EUA. Não perca o passeio guiado gratuito e confira o calendário de eventos para fazer aulas educacionais ou a exposição de artes anual do museu, o Indian Fair and Market.
Exposições de tecidos e cerâmicas coloridas no histórico Heard Museum
Alaska Native Heritage Center
Anchorage, Alasca
Alaska abriga 11 culturas indígenas, todas com seus próprios idiomas e tradições, e estão são honradas no Alaska Native Heritage Center (Centro de Tradições Nativas do Alasca). Fora dos limites do centro de Anchorage, o Heritage Center se estende por 11 hectares de floresta. Compreende o Heritage Center com cinema, anfiteatro conhecido como Talking Circle (Círculo Falante) e habitações em tamanho real de seis culturas nativas do Alasca. O centro oferece programas educacionais, apresentações de dança, palestras mensais e passeios guiados pelo museu. Também recebe o World Intertribal Music Festival todo mês de agosto e o Indigenous World Film Festival, que acontece em fevereiro.
Apresentação cerimonial no Alaska Native Heritage Center
Blackfeet Indian Reservation
Montana
As deslumbrantes paisagens do oeste de Montana proporciona vistas para a maior reserva dos EUA, a Blackfeet Reservation. Com mais de 16.500 membros, a Nação Blackfeet celebra sua longa história na região com museus e festivais. Em Browning, o Museum of the Plains Indian (Museu dos Índios das Planícies) recebe exposições que destacam a cultura colorida dos povos antigos desta terra. Os visitantes podem encontrar roupas, armas e brinquedos históricos das tribos Blackfeet, Crow, Sioux e Chippewa, somente para mencionar algumas. Todos os anos, durante quatro dias em julho, o museu recebe o North American Indian Days, um dos maiores encontros de tribos indígenas americanas, para celebrar as autênticas tradições Blackfeet, como dança, corridas de cavalo e jogos.
Dançarinos Blackfeet vestindo um autêntico traje tribal ao ar livre de Montana
Cahokia Mounds State Historic Site
Collinsville, Illinois
O local está localizado a 15 quilômetros a nordeste do centro de St. Louis, Missouri, e já serviu como próspera cidade com 20 mil habitantes indígenas, atingindo seu ápice durante os séculos XI e XII. Embora a civilização não exista mais, ainda há remanescentes do passado, mais precisamente 80 montes criados pelo homem. A região é um dos sítios arqueológicos mais complexos do mundo, com novas escavações trazendo à tona a forma como as pessoas viviam. O Interpretive Center (Centro Interpretativo) no local conta, por meio de vídeos, exposições e apresentações, a rica história desse Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Os viajantes podem ir até o topo da maioria dos montes, para uma observação privilegiada da paisagem ao redor.