Skip to main content
Dançando ao som da banda no Bradfordville Blues Club, em Tallahassee, no estado da Flórida

Georgia, Illinois, Mississippi, Indiana, Louisiana, Texas, Alabama, Tennessee, Flórida

Onde ouvir blues: juke joints autênticos, bares menos conceituados e espaços de blues históricos

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Georgia
    Illinois
    Mississippi
    Indiana
    Louisiana
    Texas
    Alabama
    Tennessee
    Flórida

O blues nasceu no sudeste dos EUA em varandas e espeluncas onde as pessoas dançavam, bebiam e curtiam música.

Se você sabe onde procurar, ainda encontrará lugares não convencionais para ouvir o blues em espaços inspirados pelos grandes mestres, bares menos conceituados e juke joints originais, além de lugares modernos e mais íntimos.

Atlanta, Georgia: Blind Willie’s

As paredes de tijolo, o palco pequeno e as bebidas fortes no Blind Willie’s são os ingredientes perfeitos para um ambiente de bar blues. Situado na área de Virginia-Highland, um pouco afastado do centro de Atlanta, o Blind Willie’s foi batizado em homenagem ao filho da Georgia Blind Willie McTell (todos os anos é realizado um festival de blues em sua memória na vizinha Thomson, Georgia). Você apreciará música ao vivo todos os sete dias da semana, com inúmeros artistas locais se apresentando e bandas ocasionais em turnê. As principais atrações de Atlanta, como o Georgia Aquarium and High Museum of Art (Aquário e Museu de Arte da Georgia), complementarão facilmente o restante do itinerário, isso sem falar nos locais históricos e o cenário gastronômico de altíssimo nível.

Vista panorâmica do horizonte de Atlanta

Vista panorâmica do horizonte de Atlanta
Ver mais
Mais informações

Chicago, Illinois: Buddy Guy’s Legends e Blue Chicago

Um dos grandes nomes do cenário do blues em Chicago , Buddy Guy figura entre os guitarristas mais aclamados de todos os tempos. No Buddy Guy’s Legends, há guitarras autografadas por B.B. King e Stevie Ray Vaughan, excelente comida cajun e sulista e, naturalmente, um incrível elenco de artistas musicais. Guy é visto frequentemente no clube; quem sabe você não consiga um autógrafo dele? No Blue Chicago, no distrito de River North, as bandas tocam em uma plataforma do tamanho de um tapete. O resultado é um ambiente acolhedor e íntimo, sem exageros, com apenas boa música todas as noites da semana: saiba que aqui tocaram grandes nomes que já nos deixaram, como Koko Taylor e Magic Slim.

A lenda do blues Buddy Guy se apresenta no palco de seu clube em Chicago

A lenda do blues Buddy Guy se apresenta no palco de seu clube em Chicago
Ver mais
Mais informações

Clarksdale, Mississippi: Red’s Lounge e Ground Zero Blues Club

O melhor do blues o aguarda aqui em Clarksdale, Mississippi, berço do famoso estilo de blues com progressões em 12 compassos. No Red’s Lounge, acomode-se e tenha a experiência mais próxima possível a algo como um juke joint original. O premiado ator Morgan Freeman, um morador com residência parcial no Mississippi, é coproprietário do Ground Zero Blues Club, outro ponto favorito de Clarksdale que serve pratos magníficos, com bar completo e blues a noite toda.

O músico do blues Christone “Kingfish” Ingram tocando no Ground Zero Blues Club

O músico do blues Christone “Kingfish” Ingram tocando no Ground Zero Blues Club
Ver mais

Indianápolis, Indiana: Slippery Noodle Inn

O mais antigo pub de Indiana, o Slippery Noodle Inn em Indianápolis, foi aberto em 1850 e faz parte da lista do Registro Nacional de Locais Históricos. Há muita história fascinante aqui: o lugar já foi bordel, parada da Underground Railroad, matadouro, cervejaria e destilaria. Hoje, o Slippery Noodle é um dos melhores lugares no centro de Indianápolis para se ouvir blues. Aprecie música ao vivo à noite; o microfone é todo seu nas noites de quarta. Durante as horas do dia, visite atrações populares de Indianápolis, incluindo o Indianapolis Artsgarden e o histórico City Market (Mercado da Cidade).

O Soldiers & Sailors Monument em Monument Circle no centro de Indianápolis

O Soldiers & Sailors Monument em Monument Circle no centro de Indianápolis
Ver mais
Mais informações

Zachary, Louisiana: Teddy’s Juke Joint

No Teddy’s Juke Joint, as paredes são praticamente adornadas por inteiro com recordações do blues, lembranças pessoais e muitas, muitas luzes de Natal. Na maioria das noites, Lloyd "Teddy" Johnson, cujo bar leva seu nome, promove um desfile de soul e blues enquanto sua esposa serve comida sulista, com pratos que incluem asas gigantes de peru e feijão com arroz. Nas noites de música ao vivo, ouça artistas locais ou bandas em turnê que passam por aqui. De qualquer forma, você se divertirá à beça e poderá conversar com o Teddy em pessoa. As atrações, a cozinha cajun e a vida noturna de Baton Rouge ficam a apenas 30 minutos de distância.

Mais informações

Austin, Texas: Antone’s

Clifford Antone merece todo o crédito pelo reconhecimento mundial de Austin no cenário da música ao vivo e também por fazer a carreira de Stevie Ray Vaughan e dos Fabulous Thunderbirds deslanchar. A casa noturna não ocupa mais o mesmo local original e, apesar de ser coadministrada por Gary Clark Jr., guitarrista de rock e blues, Antone ainda é uma instituição de Austin. Explore o restante do distrito de entretenimento da Sixth Street para curtir ainda mais blues na "capital mundial da música ao vivo".

Estátua do famoso músico de blues Stevie Ray Vaughan no Lago Lady Bird em Austin

Estátua do famoso músico de blues Stevie Ray Vaughan no Lago Lady Bird em Austin
Ver mais
Mais informações

Bessemer, Alabama: Gip’s Place

Saindo de Birmingham, siga de carro por 20 minutos até Bessemer para ouvir música ao vivo no Gip’s Place. O lugar é difícil de achar, não serve bebidas alcoólicas e oferece apenas shows aos sábados à noite, mas vale a pena reservar um tempo. Localizada no quintal do Henry "Gip" Gipson, a taberna é um aconchego para amantes da música de todos os gêneros desde 1952. Com apenas US$ 10 em dinheiro e suas próprias bebidas, certamente a dança terá tomando conta de você até o fim da noite. Outra dica: enquanto estiver de passagem por  Birmingham, não deixe de visitar o Civil Rights Institute (Instituto dos Direitos Civis) e outros marcos históricos.

Casa cheia para uma noite intensa de música no Gip’s Place em Bessemer, Alabama

Casa cheia para uma noite intensa de música no Gip’s Place em Bessemer, Alabama
Ver mais
Mais informações

Memphis, Tennessee: B.B. King’s Blues Club e Minglewood Hall

Lar do blues e da mundialmente famosa Beale Street, todo grande músico conhece Memphis, sem dúvida nenhuma. Conheça o B.B. King’s Blues Club (Clube de Blues B.B. King) e aprecie alguns dos melhores artistas de blues, rock e soul do local; ah… a comida sulista e o churrasco de Memphis também são demais! Minglewood Hall, tema da canção "Minglewood Blues" de 1928, é um espaço de espetáculos situado em uma antiga panificadora no centro de Memphis. Ao entrar no Minglewood Hall, você encontrará um Lounge de 1884, um espaço menor onde os músicos locais se apresentam.

Tallahassee, Flórida: Bradfordville Blues Club

Nas noites de sexta e sábado, o Bradfordville Blues Club ferve com música ao vivo em um autêntico ambiente juke joint: uma casa de blocos de concreto à beira de uma estrada de terra, cercada por carvalhos respingando musgo espanhol. Todas as mesas são cobertas com uma pintura autografada de antigos músicos, dentre eles Bobby Rush, Percy Sledge, Big Jack Johnson e Eddie Kirkland. Na região da Florida conhecida como Panhandle, o clube está localizado no histórico Chitlin’ Circuit (Circuito de Chitlin), um grupo de espaços de entretenimento voltados exclusivamente ao público afro-americano na primeira metade do século XX.

Mais informações