Skip to main content
O Warren Anatomical Museum
1 de 1
  • Estados:
    Massachusetts

Neste museu médico de Boston, você verá o crânio do famoso caso médico de Phineas Gage.

“Mortui Vivos Docent; Os mortos ensinam os vivos”, assim disse o Dr. John Collins Warren.

À semelhança de muitos profissionais médicos dos nossos dias, Warren colecionava espécimes anatômicos e patológicos para ajudar em seus estudos. Após aposentar-se em 1847, ele deixou sua magnífica coleção de espécimes anatômicos e patológicos incomuns para a Universidade de Harvard.

Embora sua coleção contenha mais de 15.000 espécime, apenas uma pequena parte pode ser vista pelo público. Vá até o quinto andar da Countway Library of Medicine (Biblioteca Countway de Medicina) e veja alguns incríveis espécimes expostos em quatro vitrines não muito inspiradoras.

Um arquivo de curiosidades médicas

O museu apresenta também a coleção fronológica de Johann Gaspar Spurzheim, que inclui um molde do crânio do próprio Spurzheim. Você verá também o inalador de éter do Dr. W. T. G. Morton usado na primeira cirurgia assistida com éter, um par de esqueletos fetais unidos, modelos anatômicos de olhos em papel machê criados por Azoux e um belíssimo Beauchene, ou crânio “explodido”.

Sem dúvida alguma, o item mais famoso da coleção, e talvez o mais curioso, é o crânio de Phineas Gage, o operário de ferrovia que teve o crânio perfurado por uma barra de ferro de quase 6 quilos e sobreviveu para contar a história. A personalidade alterada de Gage após o incidente ajudou os médicos a começarem a entender a natureza localizada da personalidade e da identidade.

O que você deve saber antes de ir

A galeria de exposições do Museu fica no quinto andar da Countway Library of Medicine. Você terá de registrar-se na entrada com o guarda e pegar o elevador até o quinto andar. A entrada é franca.

É mais fácil seguir por detrás da biblioteca para chegar à entrada, em vez de ir pelas ruas. A biblioteca fica ao lado da parada Brigham T e é um grande prédio de concreto.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais