Skip to main content
Tudo pronto para excelente música e gastronomia

Califórnia, Flórida, Georgia, Louisiana, Nova York, Pensilvânia, Carolina do Sul, Tennessee, Texas

O ponto de encontro da música com a culinária soul

Por: Peter Bothum

1 de 1
  • Estados:
    Califórnia
    Flórida
    Georgia
    Louisiana
    Nova York
    Pensilvânia
    Carolina do Sul
    Tennessee
    Texas

A música e a culinária soul remetem a sensações nostálgicas e ao lar, doce lar.

Ambas são mais bem aproveitadas quando servidas juntas. Confira esses lugares e eventos para alimentar sua alma de forma real e metafórica.

Fort Worth, Texas: comida caseira no Buttons Restaurant

A conexão entre a música e a culinária soul é inegável no estabelecimento situado no bairro de Arlington Heights em Fort Worth. Ali, o chef executivo Keith "Buttons" Hicks serve sua combinação de frango com waffles, filés suculentos e estufados (pot roast). Hicks descreve a música como a "música descolada de outros tempo", produzida nos "deliciosos anos 70". Os drinks da casa prestam homenagens a grandes nomes, como Stevie Wonder, Jackson 5 e Diana Ross. Os artistas locais que se apresentam ali fazem covers de clássicos do soul de Whitney Houston, Mary J. Blige e Chaka Khan.

Quer conhecer mais? Artistas locais e regionais se apresentam no Scat Jazz Lounge. O bar se situa na Sundance Square (Praça de Sundance) e sua atmosfera remete aos tempos da Lei Seca nos EUA. Outra opção é ir até a cidade vizinha, Irving, e visitar o Texas Musicians Museum (Museu dos Músicos do Texas). Ali ficam expostos artefatos e itens de coleção de diversos gêneros musicais e acontecem apresentações ao vivo nas noites de sexta e sábado.

Frango com waffles, delicioso prato típico da culinária soul

Frango com waffles, delicioso prato típico da culinária soul
Ver mais

Filadélfia, Pensilvânia: amor fraternal com influência urbana no Warmdaddy’s

Encontre altas doses de hospitalidade sulista nas ruas da Filadélfia. Warmdaddy's é um restaurante e casa de shows no sul da cidade onde acontecem apresentações ao vivo de jazz e são servidos pratos caseiros deliciosos. Sua atmosfera descontraída e cheia de vida lembra Nova Orleans (Louisiana). Os moradores locais costumam atacar o bufê servido nos brunches com jazz aos domingos, e a comida não é nada light. Venha de estômago vazio para provar peixe defumado, peru com couve, peru com bacon, ensopado de camarão, frango frito e churrasco. No local acontecem apresentações diárias de artistas soul e gospel locais.

Na Philadelphia Music Alliance Walk of Fame (Calçada da Fama da Aliança Musical de Filadélfia), localizada na Avenue of the Arts (Avenida das Artes), é possível conhecer a história musical da cidade. Veja as placas em homenagem a 150 artistas, incluindo o grupo de R&B Labelle, de Patti Labelle; a cantora gospel Sister Rosetta Tharpe; e o lendário Solomon Burke, um dos fundadores da música soul.

Benjamin Franklin Parkway, no centro de Filadélfia

Benjamin Franklin Parkway, no centro de Filadélfia
Ver mais
Mais informações

Memphis, Tennessee: entenda o que é gratidão no Earnestine & Hazel’s e no Bar DKDC

A música pode ser o alimento da alma, mas fica ainda melhor com boa comida de acompanhamento. Para comprovar isso, experimente o Soul Burger do Earnestine & Hazel’s. A hamburgueria é atração imperdível de Memphis e, na opinião dos especialistas, seu hambúrguer está entre os melhores do país. Considerado pela CNN um dos melhores "botecos" dos EUA, grandes nomes do soul, locais e itinerantes, costumavam se reunir no local na década de 1960. Entre eles estavam Ray Charles, Aretha Franklin e Chuck Berry. Sucessos desses mesmos artistas estão armazenados na jukebox recheada de canções soul produzidas pela gravadora Stax e são tocados até hoje.

O bairro de Cooper-Young é o lugar certo para se curtir música ao vivo, assim como o Bar DKDC (abreviação de "Don't Know, Don't Care", ou "Não sei e não quero saber"). Ali acontecem apresentações ao vivo de funk, soul e jazz de artistas locais. O menu apresenta variações da culinária soul com toques jamaicanos, creoles e mexicanos. A impressionante seleção de coquetéis (Blue Suede Tini, Blackberry Julip e Jamaica Ting, entre outros) são servidos em potes estilo Mason. Conheça a história por trás das grandes estrelas do soul no Stax Museum of American Soul Music (Museu da Stax da Música Soul Norte-Americana) e no Memphis Rock 'n' Roll Soul Museum (Museu do Soul e do Rock 'n' Roll de Memphis).

New York, New York: viva o Sul no Southern Hospitality BBQ

Surpreendentemente, um dos melhores lugares para se provar a autêntica culinária sulista fica 225 quilômetros ao norte da Mason-Dixon Line, no centro da cidade de Nova York — o Southern Hospitality BBQ. Com representação de todas as regiões e estilos, o menu traz arroz frito com peito bovino em estilo do Texas, hambúrguer a "Elvis Presley" com manteiga de amendoim e banana frita, jambalaya e diferentes receitas de frango frito, incluindo uma variedade apimentada típica do Tennessee, muito popular em Nashville. Depois de toda essa comida soul, você vai querer ouvir um pouco da música do estilo. No Terra Blues se apresentam artistas locais e nacionais em um cenário clássico de Greenwich Village.

Varie as atividades com uma visita ao National Jazz Museum (Museu Nacional do Jazz) no Harlem. O estabelecimento é afiliado à rede Smithsonian e disponibiliza exposições, transmissões de rádio antigas, palestras e apresentações ao vivo. Aproveite que está no Harlem para assistir ao show de uma celebridade emergente no famoso Apollo Theater, onde Ella Fitzgerald, Jimi Hendrix e James Brown começaram suas carreiras.

Experimente as delícias do Southern Hospitality BBQ na cidade de Nova York

Experimente as delícias do Southern Hospitality BBQ na cidade de Nova York
Ver mais

Miami, Flórida: culinária cubana no Lario's on the Beach e no Estefan Kitchen

A culinária soul cubana é uma variedade totalmente à parte. Ela é uma mistura caribenha de sabores na qual imperam as carnes de frango e porco cozidas lentamente, manga, molho de tomate, suco de limão e banana frita. A música soul cubana é igualmente deliciosa, uma combinação dos ritmos lentos do bolero com os compassos rápidos do jazz, do mambo e do soul dos anos 1960. Confira os dois mundos no Lario's on the Beach e no Estefan Kitchen, dois restaurantes de Miami pertencentes ao grupo da cantora cubana-americana Gloria Estefan e seu marido, Emilio. O premiado restaurante Lario's fica de frente para o mar na Ocean Drive, em South Beach. Nele são servidos pratos cubanos típicos, como o arroz con pollo (arroz com frango) e bananas-da-terra enroladas com bacon. O Estefan Kitchen fica no Design District e apresenta uma gastronomia mais sofisticada. Os carros-chefes são o filé, peixe e frango a cubana. Na área externa, apresentam-se músicos ao vivo. Acontecem ali apresentações de mambo, covers de soul de 1980 e 1990 e shows de Emily Estefan, a filha de Gloria e Emilio que canta em um estilo entre o hip hop, o soul latino e o pop.

Participe do Little Havana Cultural Walking & Food Tour para mergulhar de cabeça na cultura cubana de Miami. Aproveite para conhecer o Cubacho Museum & Performing Arts Center (Museu e Centro de Artes Dramáticas de Cubacho), que reúne bar, galeria de arte e música ao vivo sob um mesmo teto.

Prato da culinária soul cubana preparado com carne suína, feijão, arroz e banana-da-terra

Prato da culinária soul cubana preparado com carne suína, feijão, arroz e banana-da-terra
Ver mais

Festivais de culinária e música soul

As ofertas musicais do Taste of Soul Festival (Festival Sabor do Soul) em Los Angeles, Califórnia, são tão boas quanto a comida servida ali. Um festival que se traz apresentações de Brandy, Kool Moe Dee e Dog E. Fresh precisa estar pronto para oferecer gastronomia de igual qualidade — e o Taste of Soul não desaponta. É possível encontrar pratos típicos das culinárias creole (gumbo e jambalaya), africana (arroz com leite de coco, banana-da-terra e frango ensopado), jamaicana (frango marinado) e a tradicional comida do Sul dos EUA. O Taste of Soul Music and Food Festival (Festival Sabor do Soul de Música e Gastronomia) acontece todo mês de novembro em West Palm Beach, Flórida, e conta com apresentações de artistas latinos e de R&B, como Brenda K. Starr, Brian McKnight, Tito Puente Jr. e Sito Rocks. A culinária caribenha compartilha o espaço com as ofertas de pratos soul. O Taste of Soul Atlanta Festival (Festival Sabor do Soul de Atlanta) acontece todos os anos no final de agosto. São quatro dias de esbórnia gastronômica. Estão presentes os populares frango com waffles, churrasco de costela e pratos típicos jamaicanos, tropicais e cajun. A seleção musical é igualmente impressionante, repleta de revelações do soul e do R&B.

O novo gospel brunch vem carregado de antigas tradições

O brunch de domingo é tradição em todos os EUA. Seja para relaxar após uma longa noite na balada ou para não deixar a festa acabar, pessoas ao redor do país passaram horas curtindo o café da manhã, pratos de frutos do mar e coquetéis ao som de música ao vivo. Domingo também é dia de música gospel, estilo alegre acompanhado ao piano que serviu de inspiração para muitas estrelas do soul, como Otis Redding e James Brown. Graças à crescente popularidade desses eventos combinados, visitantes e locais se reúnem em restaurantes e clubes para curtir fartas refeições ao som do gênero.

No Gospel Brunch do House of Blues New Orleans acontecem shows memoráveis protagonizados por corais de até 12 cantores enquanto é servido um bufê livre de café da manhã acompanhado de carnes na churrasqueira. Sylvia’s Restaurant, na Malcolm X Boulevard (Harlem, Nova York), é um dos principais estabelecimentos de comida soul da cidade desde 1962. Experimente o frango, servido ensopado ou frito, e waffles, ovos com peixe frito, bisteca de porco e fígado de frango com cebola e pimentão. Para acompanhar, mimosas e música gospel. Ou deixe para provar o brunch na Carolina do Sul, que poderia ser considerada a capital do soul nos EUA. O Halls Chophouse, em Charleston, é uma excelente opção. Assista à apresentação a capela do grupo Plantation Singers enquanto saboreia camarão com farinha de milho ou uma omelete Lowcountry com camarão, caranguejo e couve; ambos são muito bem acompanhados por um Bellini gelado, preparado com champanhe, Schnapps de pêssego e maracujá.

Sylvia's; o restaurante funciona no Harlem (Nova York) desde 1962

Sylvia's; o restaurante funciona no Harlem (Nova York) desde 1962
Ver mais
Explorar mais