Skip to main content
O Museu Cemi
1 de 1
  • Estados:
    Porto Rico

O pequeno e intrigante museu de Porto Rico é dedicado a preservar antigos artefatos religiosos e tem o formato dos seus objetos em exposição.

Localizado nas montanhas centrais de Porto Rico, o Museu Cemi vai direto ao ponto: não só tem o nome como também o formato dos objetos que expõe.

Os índios Taíno de Porto Rico do período pré-colombiano criaram o cemi, um símbolo cosmológico de três pontas feito de pedra e outros materiais. A ponta central representa o pico de uma montanha onde vive Yaya, o Criador. A ponta semelhante a uma língua representa Coabey, a terra dos mortos. A última ponta representa a terra dos vivos. O prédio do Museu Cemi tem o formato desses símbolos sagrados; ao observarmos a estrutura com as montanhas em volta ao fundo, é fácil constatar como a criação do símbolo se baseou em um espelho estilizado da topografia.

No interior do pequeno museu, estão os cemis e outros artefatos Taíno em exposição, incluindo um depressor de língua entalhado e pontiagudo feito de madeira que era usado em cerimônias rituais de vômito. Há também um mural representando uma série de pinturas rupestres supostamente criadas pelos Taíno.

Para ver as pinturas rupestres Taíno no local, retorne pela Rota 144 rumo a La Piedra Escrita, uma rocha no meio do Rio Saliente, contendo belíssimas espirais e rostos caricatos esculpidos em pedra pelos Taíno.

O que você deve saber antes de ir

Pegue a Rota 144 ao sul de Jayuya. O museu fica a 9 km.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados:

Explorar mais