Skip to main content
O jardim topiário de Pearl Fryar
1 de 1
  • Estados:
    Carolina do Sul

Um jardim topiário fora do comum, criado por um homem de uma pequena cidade na Carolina do Sul.

Visitantes de todo o mundo se achegam à pequena Bishopville, na Carolina do Sul (3.600 habitantes), para ver o Topiary Garden, o jardim topiário de Pearl Fryar. Desde 1981, quando Pearl adquiriu seu primeiro terreno, ele passou a trabalhar incansavelmente para cobri-lo de topiárias cuidadosamente moldadas. Conhecedor do estereótipo racial de que afro-americanos “não cuidam de suas propriedades”, Fryar decidiu ser o primeiro afro-americano de Bishopville a conquistar o cobiçado “Yard of the Month Award”, um prêmio concedido pelo Gardener’s Club local para a propriedade eleita jardim do mês.

Pearl começou recolhendo plantas descartadas pelas creches locais nas pilhas de compostagem. Sem possuir nenhuma formação em horticultura ou jardinagem, Pearl foi um autodidata no negócio e, com paciência, cuidado e mãos habilidosas, acompanhou o crescimento das plantas e prosperou. Ignorando as recomendações de jardineiros da região, Pearl não usa pesticidas nem fertilizantes e raramente rega as plantas. Apesar disso, plantas consideradas até mesmo impossíveis de serem cultivadas no clima da Carolina do Sul floresceram sob seus cuidados.

Com o crescimento das primeiras mudas, Fryar passou a usar uma serra elétrica para moldá-las em magníficas formas abstratas. O tempo passou e ele foi transformando sua propriedade de três acres em uma terra das maravilhas surreal, com mais de 300 topiárias cuidadosamente tratadas diariamente. Para dar um toque a mais às topiárias, o jardim é cercado por sua “arte das sobras de lixo”, uma criação própria de Pearl. 

O megajardim de um só homem

Além de ser um gênio topiário, Pearl é conhecido por sua delicadeza, trabalho ético, dedicação, perseverança e uma forte crença no poder do pensamento positivo. Hoje, quem visita o jardim de Fryar pode encontrá-lo com frequência aparando as plantas ou andando de trator pela propriedade, ansioso por contar às pessoas sobre seu trabalho ou convidá-las a trabalhar como voluntárias no jardim. Uma de suas atividades mais queridas é trabalhar com as crianças da comunidade. Um visitante escreveu: “A gente nota estampado no rosto de Pearl o orgulho dele pela propriedade, e sua paixão pelo jardim supera tudo o que já vi. Se você anda se sentindo entediado com o negócio de jardinagem ou qualquer coisa relacionada ao assunto te aborrece, faça uma visita a esse cara. Nunca conheci uma pessoa tão contagiante em toda a minha vida.”

Em 2006, as organizações The Friends of Pearl Fryar Topiary Garden (Os Amigos do Jardim Topiário de Pearl Fryar) e a Garden Conservancy (Conservação de Jardins) firmaram uma parceria com Pearl Fryar. Por meio da pareceria, o grupo espera preservar e manter o Pearl Fryar Topiary Garden e propagar a mensagem de inspiração e esperança pregada por Pearl. Nesse mesmo ano, um documentário sobre a vida e o trabalho de Pearl foi lançado com o título de “A Man Named Pearl”, ou Um Homem Chamado Pearl. “Pode parecer improvável que um topiário conquiste o título de herói, mas para quem mora na cidade de Pearl ou vai para lá visitá-lo, ele é exatamente isso: um herói”, afirmou Brent Pierson, produtor e diretor do filme com Scott Galloway. “As pessoas são tocadas por sua mensagem sobre como ele cuida do jardim e de sua vida”.

O que você deve saber antes de ir

Pegue a US-15 ao sul de Hartsville. No cruzamento da 15 com a 34, vire à direita para permanecer na 15 e siga pelo sudoeste rumo a Bishopville. Não saia da 15 e atravesse o centro de Bishopville. Você verá uma concessionária John Deere e diversas outras lojas à direita; continue em frente. Quando vir o Piedmont Cemetery (Cemitério Piedmont) à direita, comece a ir mais devagar. A Broad Acres Road é a primeira entrada à direita depois do cemitério. Há pequenas topiárias assinalando a entrada da estrada, mas nenhuma placa. Vire à direita na Broad Acres. Siga pela Broad Acres Road. A casa e o jardim de Pearl ficam à esquerda.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações