Skip to main content
O grande monte da serpente
1 de 1
  • Estados:
    Ohio

A maior efígie do mundo em forma de aterro.

Os “construtores de montes” dos tempos remotos da América do Norte viveram nas regiões conhecidas hoje como Ohio Valley e Mississippi. Os Adenas foram provavelmente o grupo mais antigo, que por lá viveram de 1000 a.C a 200 a.C. Esses povos construíram montes por toda a América do Norte, de Wisconsin ao Mississippi.

Com 405 metros de largura e 0,9 metro de altura, o Great Serpent Mound (Grande Monte da Serpente), uma efígie pré-histórica situada no sul de Ohio, é uma das poucas relíquias ainda restantes da época dos chamados construtores de montes. Segundo os registros mais remotos, o monte representa uma serpente engolindo um ovo, embora outra teoria interessante sugira que a serpente está engolindo a lua. Em 1909, Landon West, ministro da igreja batista alemã local, propôs outra possibilidade: a serpente, segundo ele, está se contorcendo em espasmos de morte como punição por tentar Adão e Eva; isso fez West acreditar que este foi o Jardim do Éden original.

Não se sabe ao certo quem construiu o Great Serpent Mound. Embora o povo de Adena tenha erguido estruturas semelhantes e cemitérios perto do monte, a idade do carvão vegetal encontrado ao redor do monte foi datada de um período posterior, cerca de 1000 d.C. Portanto, é possível que o monte tenha sido construídos pelos povos de Fort Ancient, que viveram no Ohio Valley (Vale do Ohio) de 1000 d.C a 1550 d.C. A efígie se encontra nos limites do Serpent Mound State Memorial (Memoria Estadual do Monte da Serpente) e foi designada um Marco Histórico Nacional. O estado do Ohio mantém um museu perto do monte.

O que você deve saber antes de ir

Confira a seguir o calendário um tanto peculiar do museu:

Janeiro a fevereiro: fechado

Março: abre aos fins de semana somente das 10 às 16h

Abril: aberto diariamente das 10 às 16h

Maio a outubro: de segunda a quinta, das 10 às 16h; de sexta a domingo das 9 às 17h

Novembro a 21 de dezembro: abre aos fins de semana somente das 10 às 16h

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais