Skip to main content
O centro geográfico da América do Norte
1 de 1
  • Estados:
    Dakota do Norte

Um monumento erigido ao centro do continente norte-americano pode estar alguns quilômetros fora da posição correta.

Logo depois de a U.S. Geological Survey determinar em 1931 que um ponto próximo a Rugby, Dakota do Norte, seria o centro da América do Norte, as autoridades da cidade não pestanejaram. Rugby foi incorporada ao mapa e agora esta é sua chance.

A cidade alterou seu símbolo para um contorno da América do Norte, com Rugby aparecendo como pontinho no centro. Voluntários erigiram na cidade um obelisco de rocha de 4,5 metros, perto do cruzamento da U.S. Highway 2 com a North Dakota Highway 3, onde quem passar de carro poderá contemplá-lo. Quando a U.S. 2 aumentou para quatro pistas em 1971, o obelisco mudou ligeiramente de lugar e hoje se situa em um estacionamento.

Visitantes afluem para a cidade há décadas, desejosos de tirar fotos do local (enfeitado com bandeiras americanas e canadenses) e levar para casa lembranças compradas por lá. Entretanto, as alegações de Ruby foram recentemente desafiadas por alguns moradores de Robinson, uma cidade a cerca de 160 km ao sul.

Para completar, outra recente alegação feita por um professor de geografia, que utilizou um método diferente de cálculo, coloca o cobiçado ponto na cidade de… Center em Dakota do Norte. Independentemente de Rugby ser ou não o verdadeiro centro de todo o continente, o monumento continua ali, firme; sendo assim, Rugby ainda desfruta do privilégio, mesmo incerto, de ser o centro do continente.

O que você deve saber antes de ir

Siga para Rugby, Dakota do Norte, pela U.S. Highway 2. O monumento fica na esquina sudeste do cruzamento com a North Dakota Highway 3.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais
Anoitecer na Denver Union Station

Destino

Denver

Passeios com belas vistas a bordo do trem Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad

Destino

Durango