Skip to main content
Diversos tipos de torta participantes de um concurso em Delmont, Dakota do Sul

Pensilvânia, Flórida, Massachusetts, Michigan, Califórnia, Alabama, Texas

Nada mais americano do que uma torta: um olhar saboroso sobre essa emblemática sobremesa

1 de 1
  • Estados:
    Pensilvânia
    Flórida
    Massachusetts
    Michigan
    Califórnia
    Alabama
    Texas

Para muitos americanos, não há melhor maneira de terminar qualquer refeição do que com uma fatia de torta.

A massa folhada recheada de sabores surpreendentes da torta americana nos leva a um paraíso doce a cada mordida. Adicione ainda mais sabor com chantili, sorvete de baunilha, merengue ou até mesmo uma fatia de queijo cheddar (popular em muitas partes do Nordeste e do Centro-Oeste) e saboreie uma infinidade de tortas em sua visita aos Estados Unidos. Se você estiver jantando em uma lanchonete com estilo vintage para poucas pessoas ou em um restaurante requintado na cidade, guarde espaço para a sobremesa.

Nordeste

Para os moradores do Nordeste, o outono é sinônimo de visitas a pomares, colheita de maçãs, degustação de sidras e viagens de carro com vista para as folhagens mudando de cor. Os pomares da região costumam abrir no Dia do Trabalho dos EUA, comemorado na primeira segunda-feira de setembro. Se quiser fazer sua própria torta, pergunte aos fazendeiros qual é o melhor tipo de maçã para ela: Granny Smiths e Rome Beauties costumam ser as favoritas. Se preferir provar a versão local, a maior parte dos pomares vendem tortas recém-saídas do forno, com maçãs crocantes cobertas por canela e noz moscada em uma massa dourada assada à perfeição.

Para sorte dos turistas, as tortas de maçã são encontradas em todo o país. Porém, os apaixonados por sobremesa não podem deixar de visitar o condado de Lancaster, na Pensilvânia, local onde a comunidade Amish mais antiga do país vende deliciosas tortas especiais chamadas "Shoofly". Elas são recheadas com melaço e cobertas com uma farofa de açúcar mascavo. O nome da sobremesa faz menção a um tempo em que se cozinhava muito ao ar livre.

A torta de creme, típica de Boston, também é atração imperdível. Prove a versão servida no Omni Parker House, no centro de Boston, Massachusetts, onde foi inventada a torta de creme em 1856. Entre uma e outra garfada, participe do debate: a sobremesa é uma torta ou um bolo? Ela é preparada com camadas de pão de ló intercaladas com creme de confeiteiro e cobertas por fondant de chocolate.

A torta de massa grossa é uma das diversas variedades encontradas nos EUA

A torta de massa grossa é uma das diversas variedades encontradas nos EUA
Ver mais
Mais informações

Sudeste

Como é comum entre a maior parte das receitas típicas e caseiras, as tortas do Sudeste proporcionam experiências culinárias muito gratificantes. É difícil resistir às tortas especiais que saem diariamente nos restaurantes de soul food, com opções de batata doce, pecã, limão, pêssego, morango e xadrez (uma torta de creme de ovos que pode vir nos sabores baunilha, chocolate e até coco).

Na Flórida, onde os limões comuns são cultivados primariamente na parte sul do estado, a torta de limão é uma ótima pedida: uma perfeita fatia de sabor azedo e doce ao mesmo tempo, preparada com o suco da fruta misturado com leite condensado e cobertura de merengue ou chantili. Desfrute de uma sublime experiência: saboreie essa deliciosa sobremesa sentindo a brisa do oceano.

Fatia decorada de torta de limão comum, na Flórida

Fatia decorada de torta de limão comum, na Flórida
Ver mais

Centro-Oeste, Pacífico, Oeste e Sudoeste

As colheitas regionais são evidentes em Michigan, onde as cerejas são ingrediente de tortas deliciosas, algumas vezes combinadas com pêssegos, maçãs ou ruibarbo. O resultado dessas combinações é de dar água na boca. Ao longo de toda a região do Pacífico e do Oeste, as framboesas, amoras e outras frutas silvestres dão tons arroxeados e uma doçura peculiar às tortas típicas.

As tradições das tortas são intimamente relacionadas com a história das regiões onde elas foram inventadas. Ao comer uma torta frita na região Sudoeste, podemos imaginar os cozinheiros oferecendo envelopes de massa folhada recheados de frutas aos fazendeiros. Experimentar a torta de creme Hoosier no Centro-Oeste é a mesma coisa que seguir os passos de gerações e gerações de famílias de fazendeiros que há muitos anos saboreiam a combinação de creme duplo, açúcar e baunilha.

Pergunte sobre as tradições das tortas em cada lugar por onde viajar e guarde espaço no estômago após as refeições para experimentar essas delícias.

Torta preparada com a deliciosa combinação de morangos e ruibarbo

Torta preparada com a deliciosa combinação de morangos e ruibarbo
Ver mais

Saboreie deliciosas tortas em sua viagem aos Estados Unidos

  • Em abril, empilhe seus pratos no Never-Ending Pie Buffet do Great American Pie Festival (Grande Festival Americano de Tortas) na cidade de Celebration, Flórida.
  • No condado de Lancaster, na Pensilvânia, experimente a torta whoopie — outro nome controverso, já que "whoopie" é, na verdade, um doce feito com duas fatias de bolo de chocolate com recheio de creme doce. Faça também um tour pelas fazendas para conhecer a comunidade Amish. Há ainda o Whoopie Pie Festival (Festival da torta Whoopie), com 100 opções à sua disposição.
  • No outono, não deixe de provar as deliciosas tortas de abóbora, doces e levemente picantes. Escolha a versão tradicional servida no dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, ou prove receitas novas que incorporam frutas torradas, crostas de gengibre e um toque de pimenta do reino.
  • A torta de maçã, considerada a sobremesa "oficial" dos EUA, é servida em praticamente todos os cantos do país. Lugares famosos para se provar a torta de maçã: Pie Lab em Greensboro, Alabama; The Apple Pan em Los Angeles, Califórnia; e Paris Coffee Shop em Fort Worth, Texas.

Tópicos relacionados: