Skip to main content
Uma apresentação da Trans-Siberian Orchestra, uma banda de rock com tendências clássicas
1 de 1
  • Estados:
    Minnesota
    Nova York
    Tennessee
    Califórnia
    Flórida

Descubra o lado moderno da música clássica com compositores, locais para apresentações e eventos inovadores.

A música clássica de hoje é muito divertida e acessível para todas as idades. Artistas contemporâneos misturam notas clássicas com diferentes gêneros musicais, instrumentos inusitados, movimento e dança e até mesmo expressão política. Veja estes eventos únicos, visões contemporâneos de obras-primas e os compositores que estão formando o futuro da música clássica.

Miami, Flórida – Pulse no New World Center

Somente na badalada Miami você encontrará uma sinfonia em uma casa noturna. O Pulse no New World Center combina os sons clássicos da New World Symphony com um DJ ao vivo proporcionando uma experiência única em uma casa noturna. Confira o calendário do New World Center para saber as datas do Pulse e de outros eventos divertidos, incluindo filmes gratuitos e shows WALLCAST® com apresentações visuais impressionantes projetadas na lateral do edifício projetado por Frank Gehry.

Assistindo a um show WALLCAST no New World Center

Assistindo a um show WALLCAST no New World Center
Ver mais
Mais informações

Ojai, Califórnia – Ojai Music Festival

Para um diretor musical, o Ojai Music Festival é um sonho que se tornou realidade. Todos os anos, um novo diretor organiza a programação mais inovadora de apresentações clássicas contemporâneas que ele pode imaginar. Os resultados foram fantásticos e extraordinários: música clássica misturada com dança, estilos musicais variados, orquestras, exibições visuais e experiências com sons eletrônicos. Este festival único acontece ao longo de quatro dias todo mês de junho.

Combine vistas inspiradoras com música inovadora no Ojai Music Festival

Combine vistas inspiradoras com música inovadora no Ojai Music Festival
Ver mais
Mais informações

Memphis, Tennessee – Opera Memphis

Como parte da sua missão de entreter, inspirar e divulgar o gênero, a Opera Memphis apresenta o 30 Days of Opera todo ano em setembro, oferecendo dezenas de apresentações gratuitas por toda a cidade. A temporada inclui clássicos preciosos, como "Madama Butterfly", além de novas óperas americanas. A organização leva a ópera para a comunidade por meio do Projeto McCleave, que visa envolver pessoas de cor na ópera.

O Hattiloo Theatre, um local popular no Overton Square, Memphis

O Hattiloo Theatre, um local popular no Overton Square, Memphis
Ver mais
Mais informações

Nova York, Nova York – MATA Festival

Para compositores clássicos novos ou não afiliados, encontrar oportunidades de se apresentar pode ser uma barreira para o sucesso. Fundado em 1996 por Philip Glass, Eleonor Sandresky e Lisa Bielawa, o MATA Festival oferece aos compositores emergentes um palco, independentemente da afiliação e da inclusão de estéticas e estilos alternativos. Todo mês de abril, o festival conta com estilos ecléticos de compositores e artistas em ascensão de todo o mundo.

Mais informações

St. Paul, Minnesota – 113 Composers Collective

Descubra a mais nova música clássica em concertos, aulas de especialistas e seminários do 113. Esse grupo de novos compositores e artistas musicais procura excelentes músicos de todo o mundo para apresentar seus trabalhos ao público. Os concertos são acessíveis e geralmente abertos a todas as idades. Se você gosta de música experimental, confira a programação das apresentações.

Público entrando no Ordway Center for Performing Arts, um dos principais locais de St. Paul

Público entrando no Ordway Center for Performing Arts, um dos principais locais de St. Paul
Ver mais
Mais informações

Artistas notáveis

A música clássica de hoje homenageia e desloca as convenções do gênero. Alguns músicos modernos apelam para os fiéis da música clássica. Outros, são tão criativos que você pode esquecer que eles foram treinados de acordo com a tradição de Mozart, Beethoven e Handel.

  • O Mocrep é um coletivo de 11 artistas de Chicago que combina várias formas de música com arte performática, voz, elementos visuais e movimento. O objetivo final dos artistas é atenuar as diferenças entre os gêneros e meios musicais e interferir na história política da música clássica. Prestigie-os em vários espaços de arte em Chicago, Illinois.
  • Um quinteto da cidade de Nova York, que inclui soprano, flauta, clarinete, violino e percussão, o TAK Ensemble percorre os Estados Unidos, colaborando extensivamente com outros artistas, bem como com programas musicais, incluindo a New York University (Universidade de Nova York), Columbia University (Universidade Columbia) e Oberlin College (Faculdade Oberlin).
  • A bela voz de soprano de Julia Bullock encanta os amantes da música clássica e moderna. Ela interpreta Franz Schubert e Samuel Barber com tanta facilidade quanto Nina Simone e Billie Holiday. Agenda de shows da cantora inclui eventos nacionais e internacionais ao longo do ano.
  • A Alloy Orchestra, em Cambridge, Massachusetts, cria trilhas sonoras originais para filmes antigos da era do cinema mudo. Os fãs de filme raro ficarão verdadeiramente encantados. Confira a agenda de apresentações do grupo nos Estados Unidos.

Compositores contemporâneos

De uma ópera sobre Steve Jobs a covers orquestrais da música do roqueiro Trent Reznor, os compositores clássicos da atualidade são culturalmente abrangentes, experimentais com instrumentos e relevantes para os amantes da música de todos os estilos.

  • As composições de Missy Mazzoli são executadas por companhias respeitadas, incluindo a New York City Opera, a Detroit Symphony Orchestra (Orquestra Sinfônica de Detroit) e a Los Angeles Philharmonic (Orquestra Filarmônica de Los Angeles). Victoire, seu conjunto de apresentação, mistura notas clássicas com sons da música eletrônica e guitarra.
  • A NPR e a revista Paste reconheceram o trabalho de Angélica Negrón, uma compositora porto-riquenha radicada em Nova York. Ela incorpora sons excepcionais, incluindo desde assobios a caixas de música, e criou trilhas sonoras para filmes, bem como trabalhos solo, orquestrais e para pequenos grupos musicais.
  • O catálogo de Nico Muhly é extenso, desde colaborações com artistas do gênero indie rock até espetáculos musicais, trilhas sonoras de filmes e sua ópera original "Two Boys", que foi apresentada no prestigiado Metropolitan Opera, na cidade de Nova York.
  • O trabalho de Judd Greenstein foi solicitado para eventos de orquestra, ópera, concerto, balé e indie rock. Ele foi membro fundador do novo grupo de música de câmara, NOW Ensemble.
  • A Musical America recentemente nomeou Mason Bates como o compositor vivo mais tocado e também o Compositor do Ano de 2018. Sua ópera, "The (R)evolution of Steve Jobs" (A (R)evolução de teve Jobs) é uma visão operística do falecido cofundador da Apple.
  • Como compositor e maestro vencedor do Grammy, Eric Whitacre criou arranjos musicais únicos para Depeche Mode e Trent Reznor e uma série de trabalhos clássicos. Seu inovador Virtual Choir integra gravações de milhares de vocalistas de todo o mundo, cantando um de seus arranjos corais originais.
Explorar mais