Skip to main content
Science Museum of Minnesota, em St. Paul
1 de 1
  • Estados:
    Minnesota

Esta coleção de dispositivos médicos duvidosos nos lembra que, às vezes, é melhor deixar a medicina para os médicos.

Embora tecnicamente este museu tenha fechado em 2002, graças aos intrépidos esforços do Science Museum of Minnesota e do curador e colecionador Bob McCoy, a coleção ainda existe e é chamada de "Questionable Medical Device” no Science Museum of Minnesota. As exposições em exibição incluem uma máquina frenológica, que determina as características da personalidade medindo o tamanho das protuberâncias na cabeça, e óculos e produtos à base de sabão desenvolvidos para perda de peso. Você ainda pode ter sua frenologia lida pela máquina totalmente funcional hoje, e enquanto a máquina delineia as protuberâncias no seu crânio, o leitor de frenologia "mapeia" sua inteligência, moralidade e muito mais. Máquinas como essas eram a última moda das Feiras Estaduais do início do século XX, assim como outros dispositivos médicos questionáveis. Os infomerciais daquela época, óleos de cobra e aparelhos de pseudociência podiam curar a impotência, medir a inteligente de uma pessoa e fazer você viver para sempre.

O que a mente humana planejou para se curar

Infelizmente, essas engenhocas também costumavam ser perigosas para o público que era levado a usá-las. Uma máquina depilatória removia pelos indesejados com raios X e, no final das contas, causou câncer nas milhares de mulheres que pagaram pelo tratamento. Outro aparelho, usado em lojas de sapatos, permitia ver os pés em sapatos novos com uma máquina de raio-x. De que outra forma você poderia saber se os sapatos serviam? A máquina foi considerada perigosa pela FDA em 1970.

As origens do museu estão em um moderno "salão de frenologia" iniciado por Bob McCoy no início da década de1980. Bob e seu amigo adquiriram mais de uma dezena de máquinas de frenologia e abriram uma loja em um shopping à beira-mar no centro de Minneapolis. Demonstrando o maquinário por alguns dólares cada um, a notícia sobre McCoy e seus antigos equipamentos logo se espalhou.

McCoy continuou adquirindo outras peças de vendas de garagem e de outros colecionadores, e a exposição agora também exibe peças emprestadas da The American Medical Association (Associação Médica Americana), da The U.S. Food and Drug Administration (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), do The St. Louis Science Center (Centro de Ciências de St. Louis), da The Bakken Library (Biblioteca Bakken), e do The National Council Against Health Fraud (Conselho Nacional Contra a Fraude na Saúde). Quando McCoy se aposentou, ele doou sua coleção de mais de 325 peças para o Science Museum of Minnesota.

Atualmente, o museu é a maior exibição do mundo do que "a mente humana planejou para se curar sem o benefício do método científico ou do senso comum".

O que você deve saber antes de ir

O Museu de Dispositivos Médicos Questionáveis agora está localizado no Science Museum of Minnesota.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Explorar mais