Skip to main content
Muscle Shoals, Alabama
1 de 1
  • Estados:
    Alabama

A colocar Muscle Shoals no mapa

O aclamado cantor e compositor da Irlanda do Norte, Foy Vance, começa a sua jornada musical pelos Estados Unidos da América onde, sem dúvida, tudo começou... Em Muscle Shoals, no estado do Alabama. Uma pequena cidade que, por acaso, foi o berço de uma lista de grandes nomes da música.

Aninhada num cantinho do Alabama, perto da fronteira com os estados do Mississippi e do Tennessee, Muscle Shoals era, originalmente, conhecida por ser o local da Barragem Wilson do outro lado do Rio Tennessee... Isto é, até que a indústria da música catapultou esta pacata cidade do Alabama, com pouco mais de 13.000 habitantes, para as luzes da ribalta. Agora, é uma paragem incontornável em qualquer digressão musical pelos Estados Unidos.

FAME Recording Studios
Ver mais

Foi Rick Hall, uma lenda da indústria musical, que colocou Muscle Shoals no mapa ao abrir os estúdios FAME, nos anos 60, do século passado. Alguns dos maiores artistas do mundo gravaram lá, incluindo Aretha Franklin, Otis Redding, Cher e Rolling Stones.

Grande parte do sucesso do estúdio deveu-se aos seus músicos de sessão, conhecidos como "The Swampers". Hall descreveu o som de Muscle Shoals como "funky, hard, gutty, down to earth". Eventualmente, em 1969, "The Swampers" deixaram o FAME para montar o próprio estúdio, a poucos quilómetros de distância, o Muscle Shoals Sound Studio, criando um segundo hotspot musical, na pequena localidade.

Welcome to City of Muscle Shoals Hit Recording Capital of the World
Ver mais

A não perder: um resumo dos nossos destinos favoritos em Muscle Shoals, Alabama

Embora seja, certamente, a música que atrai os visitantes a Muscle Shoals, existem outras razões de destaque. "Musicalmente, Muscle Shoals era tudo o que eu esperava que fosse," diz Foy, "mas havia muito mais coisas, no local, do que eu estava à espera". Ficam, aqui, alguns dos melhores exemplos de coisas para fazer na cidade e arredores.

  1. O Fame Recording Studios descreve-se como "o batimento cardíaco do Muscle Shoals Sound". Fundado em 1959 em Florença, Alabama, mudou-se para Muscle Shoals em 1961, onde permaneceu desde então. Resistiu à saída da sua famosa banda de sessões, "The Swampers", continuando a produzir discos que abriram um caminho musical. Os turistas podem visitar os estúdios lendários todos os dias da semana, sem fazer reserva. Para Foy, foi uma experiência mágica: "Pude entrar e ver algumas das primeiras prensagens na sala de gravação. Foi muito inspirador".
  2. O Muscle Shoals Sound Studio, a "Abbey Road of Alabama", fica, na verdade, na vizinha Sheffield, Alabama, o 3614 Jackson Highway. O estúdio e o museu foram formados pelos "The Swampers", do estúdio FAME, quando se separaram da Muscle Shoals Rhythm Section. O êxito foi tal que mudaram, rapidamente, das instalações originais para a Alabama Avenue, em Sheffield, em 1978. O 3614 Jackson Highway abriu como museu e estúdio, totalmente funcional, no início de 2000.
  3. Rattlesnake Saloon é uma cisterna natural única, numa localização impressionante, aninhada sob rochas salientes. Vá até lá pela localização excecional, pela excelente música e deliciosa gastronomia. Foy foi conduzido até lá pela sua guia, Susann Hamlin, e experimentou Wild Bill Coty's Wings com um molho tão picante, que teve de assinar um termo de responsabilidade antes. "As câmaras estavam ligadas", diz Foy, "e estava a tentar convencer a Susann a experimentar o molho. No momento em que ela deu uma dentada, apercebi-me do quão picante era o molho. Não sei como é que ela aguentou: não consegui olhar para ela".
  4. Se quiser sair da cidade, por um dia, pode apreciar as belas paisagens rurais e naturais, situadas nos arredores de Muscle Shoals. A área oferece uma panóplia de excelentes locais para a observação de aves, pesca e caminhadas. Um deles é o Dismals Canyon, onde os visitantes podem ver a natureza intocada, cascatas e, se preferirem, fazer uma caminhada noturna guiada para observarem bichos minúsculos luminosos bioluminescentes. Pode, ainda, passar a noite, quer seja acampando ou reservando uma das confortáveis cabinas, no local.
Dismals Canyon
Ver mais

A nossa banda sonora de Muscle Shoals, Alabama:

"Foi tudo gravado em Muscle Shoals", diz Foy Vance. Por isso, criar uma "playlist" é complicado, mas aqui estão algumas músicas para abrir o apetite:

  • The Rolling Stones' "Wild Horses" (1971) foi composto por Keith Richards num lavabo do Muscle Shoals Sound.
  • Muscle Shoals é referido em "Sweet Home Alabama" por Lynyrd Skynyrd (1974). A canção menciona "The Swampers", a Muscle Shoals Rhythm Section conhecida por criar o "Muscle Shoals Sound".
  • "You Left the Water Running" foi gravado por Otis Redding em 1967, quando visitou o estúdio Muscle Shoals FAME. Nunca teve intenção de a lançar, tendo ficado como uma música de demonstração para Wilson Pickett. Acabou por surgir em 1987.
  • "For What It's Worth" (1969) é a primeira faixa do álbum 3614 Jackson Highway de Cher, fazendo referência ao estúdio Muscle Shoals Sound.
  • Paul Simon gravou "Loves Me Like a Rock" em Muscle Shoals, em 1973.
  • "Mustang Sally" de Wilson Pickett foi gravado nos Estúdios FAME, de Muscle Shoals,
  • Se você gosta de uma balada forte, "When a Man Loves a Woman" (1966), de Percy Sledge, emanou, também, de Muscle Shoals.
FAME Recording Studios
Ver mais

Tópicos relacionados: