Skip to main content
Explorando as exposições no Rock & Roll Hall of Fame em Cleveland, Ohio

Ohio, Tennessee, Nova York, Minnesota, Georgia, Virgínia

Mecas da música: atrações imperdíveis para fãs ardentes do Rock ‘n’ Roll

Por: Idoia Gkikas

1 de 1
  • Estados:
    Ohio
    Tennessee
    Nova York
    Minnesota
    Georgia
    Virgínia

Se você sabe onde o seu músico favorito nasceu, visitou a casa onde ele viveu, conheceu o lugar do seu primeiro concerto, sabe que tipo de guitarra ele tocava e, talvez, depositou flores em seu túmulo, então você é um fã ardente do Rock.

Encontre aqui algumas atrações exclusivas para você, que celebram grandes sucessos do Rock ’n’ Roll.

Rock & Roll Hall of Fame – Cleveland, Ohio

"Long Live Rock". As gigantes letras vermelhas de "Longa vida ao Rock" em frente ao Rock & Roll Hall of Fame em Cleveland são um grito de guerra dos fãs do Rock de todo o mundo. O museu, que cultua a história, a evolução e os artistas desse gênero musical, abriga alguns dos mais valiosos artefatos, dentre eles a luva de Michael Jackson, a bateria de Ringo Starr, o carro de Janis Joplin e a cartola do Slash. O museu tem seções também dedicadas à história do Hip-Hop e a modernos artistas do Pop. Depois, passeie pelas margens do Lago Erie e experimente os pratos caseiros de Cleveland, como o Polish Boys, um sanduíche de linguiça típico de Cleveland, e os pierogies, um tipo de pastel originário da Polônia. Fato interessante: o termo "Rock and Roll" foi criado no início da década de 1950 por Allen Freed, um disc jockey de Cleveland.

O Rock & Roll Hall of Fame projetado por I.M. Pei às margens do Lago Erie em Cleveland, Ohio

O Rock & Roll Hall of Fame projetado por I.M. Pei às margens do Lago Erie em Cleveland, Ohio
Ver mais
Mais informações

Graceland – Memphis, Tennessee

Memphis é lar do Blues e o berço do Rock ’n’ Roll, onde os sons de música ao vivo inundam a mundialmente famosa Beale Street. Ao visitar a suntuosa Graceland, a propriedade de Elvis Presley onde viveu de 1957 a 1977, fica difícil acreditar que o homem que viria a ser o Rei do Rock ’n’ Roll começou a vida em um barraco de dois cômodos em Tupelo, Mississippi (o lugar também está aberto a excursões, caso algum dia você visite a área). Faça um tour e explore a mansão, o museu do carro e os aviões pessoais de Presley e preste sua reverência ao lugar do seu repouso eterno.

Cadillac rosa de Elvis Presley estacionado em frente à mansão Graceland em Memphis, Tennessee

Cadillac rosa de Elvis Presley estacionado em frente à mansão Graceland em Memphis, Tennessee
Ver mais
Mais informações

Sun Studio – Memphis, Tennessee

Se alguém merece o crédito por Elvis Presley alcançar o estrelato, esse alguém é Sam Phillips, fundador do Sun Studio. No estúdio, Jackie Brenston gravou também "Rocket 88", seu sucesso de 1951 que, segundo se crê, é a primeira canção Rock ’n’ Roll gravada. Em 1956, Presley, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e Carl Perkins se encontraram por acaso no estúdio e gravaram uma apresentação de rock improvisada cujo histórico alinhamento musical ficou conhecido como o Quarteto de um milhão de dólares. Nenhuma viagem a Memphis é completa sem uma visita – você pode até mesmo pegar o ônibus que sai de Graceland.

Sun Studio em Memphis, Tennessee, onde a primeira gravação de Rock ’n’ Roll foi produzida

Sun Studio em Memphis, Tennessee, onde a primeira gravação de Rock ’n’ Roll foi produzida
Ver mais
Mais informações

Woodstock – Bethel, Nova York

Este pequeno vilarejo rural ficará para sempre associado ao festival de música de Woodstock, que aconteceu em 1969 em Bethel, a cerca de 90 quilômetros ao sudoeste de Woodstock. A ideia de promover um festival de três dias sobre "paz e música" se transformou em um dos mais lendários eventos da histórica da música. O elenco incluiu ícones dos anos 60, como Jimi Hendrix, Grateful Dead, Janis Joplin e Joan Baez. O local original do festival abriga hoje o Bethel Woods Center for the Arts (Centro das Artes de Bethel Woods), onde são realizados eventos culturais e apresentações ao vivo, e o Museum at Bethel Woods (Museu em Bethel Woods), repleto de pôsteres florescentes, listas de músicas e outras recordações descoladas de Woodstock. O local faz parte oficial da lista do Registro Nacional de Locais Históricos e fica a apenas duas horas da cidade de Nova York. Não perca a oportunidade de fazer uma visita.

Placa comemorativa no local do festival de música de Woodstock de 1969 em Bethel, Nova York

Placa comemorativa no local do festival de música de Woodstock de 1969 em Bethel, Nova York
Ver mais

Paisley Park – Chanhassen, Minnesota

Com seu visual arrojado, incrível extensão vocal, inúmeras composições e som criativo, Prince foi, sem dúvida alguma, um dos músicos mais influentes da segunda metade do século passado. No Paisley Park, as excursões pelo complexo de produção do Prince incluem seu estúdio de gravação, o palco de apresentações e o famoso piano roxo. Os santuários improvisados ficam do lado de fora; não se esqueça de deixar uma lembrança. Em Minneapolis há outros locais dedicados a Prince, incluindo as áreas de filmagem de "Purple Rain", o Dakota Jazz Club que ele frequentava e o Electric Fetus, uma loja independente de discos onde Prince fazia compras.

Paisley Park, onde o músico Prince viveu e trabalhou, em Chanhassen, Minnesota

Paisley Park, onde o músico Prince viveu e trabalhou, em Chanhassen, Minnesota
Ver mais
Paisley Park-NPG Records
Mais informações

Allman Brothers Band Museum – Macon, Georgia

Homenageie esta adorada banda sulista de rock e improvisos no Allman Brothers Band Museum (Museu da Banda Allman Brothers), também conhecido como The Big House (Casarão), em Macon. Conheça a maior coleção de recordações da banda ao caminhar pela sala de estar e a cozinha onde Dickey Betts compôs sucessos como "Blue Sky" e "Ramblin’ Man". Depois, relaxe para apreciar um autêntico prato sulista no H&H Restaurant. Este modesto restaurante de pratos espirituais era um dos favoritos da banda, e isso fica evidente nos nomes do cardápio, como os biscoitos Skydog, Ramblin’ Man e Midnight Rider.

Recordações em exposição no Allman Brothers Band Museum em Macon, Georgia

Recordações em exposição no Allman Brothers Band Museum em Macon, Georgia
Ver mais
Mais informações

Residência de infância de Bob Dylan – Duluth, Minnesota

Com letras carregadas de apelo político e um inconfundível jeito de cantar, Bob Dylan deu voz à geração Summer of Love (Verão do Amor) da década de 1960 e continua a produzir e se apresentar, até mesmo conquistando o Prêmio Nobel de literatura em 2016. O incomum duplex onde ele viveu até os seis anos de idade é hoje uma propriedade privada, mas você pode tirar uma foto da placa na calçada com os dizeres "In Bob We Trust" (Nós cremos em Bob). Conheça os pubs, lojas, estúdios de arte e restaurantes de Duluth seguindo a Bob Dylan Way pelo centro da cidade, onde as placas de rua sinalizam locais relacionados a Dylan. Procure as placas indicativas de Bob Dylan e, se fizer sua visita em maio, assista ao Dylan Fest, um festival anual.

Mural do nativo de Minnesota, Bob Dylan, no Fifth and Hennepin em Minneapolis, Minnesota

Mural do nativo de Minnesota, Bob Dylan, no Fifth and Hennepin em Minneapolis, Minnesota
Ver mais
Mais informações

Centro de Miller – Charlottesville, Virgínia

A Dave Matthews Band surgiu em Charlottesville, Virgínia, lar de importantes locais históricos, como o Thomas Jefferson’s Monticello e a Universidade da Virgínia, um Patrimônio Mundial combinado da UNESCO. A banda conquistou um Grammy Award por "So Much To Say" em 1996, porém, nos idos de 1990, o vocalista trabalhava como bartender no Miller’s. Você não encontrará santuários dedicados à banda neste local favorito de três andares. Em vez disso, você terá uma excelente seleção de coquetéis, um cardápio com itens deliciosos (experimente as porções de pretzel frito) e música ao vivo a semana toda. Por sinal, John D’earth, destaque da banda como trompetista, ainda toca aqui todas as terças-feiras.

Mais informações