Skip to main content
A costela, presente em quase todas das competições de churrasco dos EUA

Tennessee, Carolina do Sul, Texas, Nova York, Flórida, Georgia, Kentucky, Washington, D.C.

Mate a vontade de churrasco em um destes sete festivais

Por: Lisa Zimmermann

1 de 1
  • Estados:
    Tennessee
    Carolina do Sul
    Texas
    Nova York
    Flórida
    Georgia
    Kentucky
    Washington, D.C.

Nos EUA, o churrasco é mais do que um método de assar a carne: é um evento e uma atividade social.

A tradição social do churrasco foi de suas origens na costa leste rumo aos confins do oeste, acompanhando a expansão do próprio país. Cada região desenvolveu seu próprio estilo, o que foi gerando rivalidade ao longo do caminho. O primeiro concurso de churrasco aconteceu no Havaí em 1959, poucos meses após a integração do estado à União. O primeiro vencedor do prêmio Kaiser Foil Cook-Off ganhou o título de "Grand National Cookout Champion" (grande campeão nacional do concurso culinário) e US$ 10.000,00. Hoje, centenas de eventos com a temática acontecem anualmente em todo o país. Para ilustrar a variedade dos eventos, destacamos sete deles que você não pode perder.

Jack Daniel’s World Championship Invitational Barbecue

Onde? Lynchburg, Tennessee

Quando? Outubro

Por que ir? São quase 100 equipes competindo entre si no Jack Daniel's World Championship Invitational Barbecue (Churrasco Convidativo para o Campeonato Mundial do Jack Daniel's), concurso anual no qual os competidores defumam 1,77 tonelada de carne em menos de 24 horas. Cerca de 25 mil pessoas participam do evento todos os anos para assistir à competição em sete categorias: frango, costela suína, paleta suína, peito bovino, sobremesa, escolha do chef e molho de Jack Daniel's.

Depois da competição, experimente uma das iguarias ao som de música ao vivo. Ainda é possível curtir demonstrações culinárias, o Country Dog Contest (concurso para cães de fazenda), boliche de paleta e um minizoológico. Você pode também fazer tours pelas destilarias presentes.

Lowcountry Hoedown

Onde? Charleston, Carolina do Sul

Quando? Novembro

Por que ir? O evento anual Lowcountry Hoedown apresenta amostras de dezenas de restaurantes, destilarias e cervejarias artesanais, além de entretenimento ao vivo. Entre as degustações do Sticky Fingers Ribhouse e outros restaurantes populares, participe do concurso de arremesso de chapéu de cowboy e encare o touro mecânico.

Texas Monthly's BBQ Fest

Onde? Austin, Texas

Quando? Novembro

Por que ir? As 50 melhores churrascarias do Texas, como o Cranky Frank’s Barbeque Company e o Granary ’Cue and Brew, são convidados a mostrar seus dotes no TMBBQ Fest, que ocorre em Austin, a capital do estado. As churrascarias servem amostras de seus pratos mais famosos, que podem ser linguiças apimentadas, costelas ou peito bovino, entre outras. Além disso, os visitantes podem curtir música ao vivo e muita cerveja e churrasco.

Beer, Bourbon and Barbecue Festival

Onde? Dez cidades de seis estados, incluindo a cidade de Nova York, New York; Tampa, Flórida; e Atlanta, Georgia.

Quando? De janeiro a setembro. Para conferir todas as cidades e as datas, acesse o site do Beer, Bourbon and Barbecue Festival (Festival de Cerveja, Bourbon e Churrasco).

Por que ir? Ao comprar o ingresso para o evento, você ganha um copo de cortesia para curtir amostras ilimitadas de cerveja e Bourbon. Você também pode fazer aulas de degustação com os mestres do churrasco, da cerveja e das destilarias. Não deixe de participar também do "Shrine of Swine" (o Altar do Suíno), onde são servidas amostras de carne de porco desfiada retirada de um porco assado por inteiro. Além disso, os principais cortes de churrasco (carne desfiada, peito bovino e costela) também podem ser comprados.

Especialista defumando a carne em concurso de churrasco

Especialista defumando a carne em concurso de churrasco
Ver mais

International Bar-B-Q Festival

Onde? Owensboro, Kentucky

Quando? Maio

Por que ir? O International Bar-B-Q Festival acontece todo ano na segunda semana de maio, desde 1979. Os visitantes têm a chance de experimentar diversas carnes diferentes enquanto as equipes competem para ver quem faz o melhor churrasco da Governor’s Cup (Copa do Governador). No festival também encontramos arte e artesanato, competições para ver quem come mais tortas, arremesso de barril e a preparação do burgoo, um ensopado de cargo tradicionalmente cozido ao ar livre.

Mais informações

Giant National Capital Barbecue Battle

Onde? Washington, D.C.

Quando? Junho

Por que ir? O festival conta com a participação dos melhores churrasqueiros de Washington, D.C. e de todo o país. Na Giant National Capital Barbecue Battle (Grande Batalha do Churrasco na Capital Nacional), os visitantes têm a chance de conhecer chefs famosos e provar muito churrasco, curtir música e participar de atividades e demonstrações culinárias. O evento acontece todo ano.

W.C. Handy Blues & Barbecue Festival

Onde? Henderson, Kentucky

Quando? Junho

Por que ir? O W.C. Handy Blues & Barbecue Festival (Festival W.C. Handy de Blues e Churrasco) é um dos maiores festivais gratuitos de música dos EUA. Algumas das melhores bandas de blues de todo o país se apresentam no evento enquanto as equipes cozinham e vendem um churrasco delicioso, servindo carne suína, de carneiro, frango e costela no "Taste of Henderson Barbecue" (Degustação do Churrasco de Henderson), evento que acontece logo no primeiro dia. O nome do festival é uma homenagem a William Christopher Handy, o "pai do blues", que amava a cidade de Henderson ter conhecido sua esposa e descoberto sua vocação para o blues e para a música espiritual ali.

Explorar mais