Skip to main content
Palácio da justiça de Marfa

Texas

Marfa, Texas: moda caubói e cena artística aclamada mundialmente

1 de 1
  • Estados:
    Texas

Em 1971, o artista minimalista Donald Judd saiu de Nova York em direção ao oeste, em busca de um lugar para criar e instalar suas esculturas, que ficavam cada vez maiores.

Ele escolheu o lugar mais improvável de todos: a pequena cidade de Marfa, no Texas. Em uma base militar desativada, o artista criou a Chinati Foundation, que se tornou um dos melhores centros de exposições de arte contemporânea do país e colocou a cidade de Marfa no mapa.

Arte moderna

A cidade de Marfa é conhecida por sua arte conceitual e seus ares de campo sofisticado. Há galerias e estúdios de arte por toda a cidade, além de espaços para apresentações, construções antigas, restaurantes sofisticados e food trucks. A pequena cidade com estilo Velho Oeste tem apenas um semáforo.

As instalações de arte são um grande atrativo. Além do acervo da Chinati Foundation, você encontrará outras obras, como Prada Marfa, uma exposição de pop-art a oeste da cidade que remonta à vitrine de uma loja Prada. O Ballroom Marfa é um centro criativo, que promove apresentações de artes visuais, música e filmes, além de ter um calendário completo de palestras, oficinas e bate-papos.

Prada Marfa, uma exposição de pop-art a oeste da cidade que remonta à vitrine de uma loja Prada

Prada Marfa, uma exposição de pop-art a oeste da cidade que remonta à vitrine de uma loja Prada
Ver mais

Festivais de cinema, cultura e música

Antes da chegada de Donald Judd, a cidade de Marfa era famosa por outro grande nome criativo: o ator James Dean. Ao lado de Elizabeth Taylor e Rock Hudson, James Dean estrelou o clássico "Assim caminha a humanidade", filmado na cidade em 1956. Os cinéfilos são capazes de reconhecer imediatamente a icônica imagem do ator recostado em um antigo Ford T, com a mansão Reata e as extensas planícies do Texas como plano de fundo. Hoje, é possível hospedar-se no hotel histórico que recebeu o elenco, o Hotel Paisano, ou experimentar uma das famosas margaritas preparadas no bar do hotel, o Jett's Grill em homenagem ao personagem interpretado por James Dean no filme.

Seguindo a cultura criativa de Marfa, a cidade recebe festivais de cinema e música durante o ano todo. O Trans-Pecos Festival of Music and Love (Festival Trans-Pecos de Música e Amor) acontece no final de setembro no El Cosmico, um centro para músicos e artistas locais, com acomodações em tendas ou trailers Airstream vintage. O Viva Big Bend Music Festival (Festival de Música Viva Big Bend) e o Marfa Film Festival (Festival de Cinema de Marfa) acontecem em julho e atraem atores e cineastas, bem como o público em geral, do mundo todo.

Instalação de arte na cidade desértica de Marfa, no Texas

Instalação de arte na cidade desértica de Marfa, no Texas
Ver mais

Beleza desértica

O deserto natural de Marfa, a centenas de quilômetros de qualquer outra cidade e a três horas de distância do aeroporto mais próximo, cria um paraíso perfeito para os visitantes que buscam um refúgio tranquilo ou opções de recreação ao ar livre.

O Big Bend National Park (Parque Nacional Big Bend), a pouco menos de 160 quilômetros de Marfa, é um lugar mágico para fazer caminhadas. Com desfiladeiros coloridos, cactos com formações esculturais, fauna variada e isolamento admirável, o lugar proporciona oportunidades únicas para acampar ou caminhar.

Os visitantes também podem encantar-se observando as estrelas em um dos céus mais escuros dos Estados Unidos, no McDonald Observatory (Observatório McDonald). Localizado a 48 quilômetros de Marfa, o local conta com os maiores telescópios de pesquisa do mundo, além de realizar eventos de observação e festas, e receber visitas todos os dias.

Falando no brilho da noite, é impossível falar sobre Marfa sem que alguém mencione as misteriosas "luzes de Marfa". Uma iluminação estranha, aparentemente sem origem, dança pelo horizonte, resultando em um fenômeno inexplicável. Cogitou-se que elas sejam resultado de luzes automotivas e da iluminação elétrica, mas povos nativos as documentaram muito antes do surgimento dessas invenções. Ninguém sabe o que elas são, mas é possível avistá-las quase todas as noites. A Marfa Lights Viewing Area (Área de Observação das Luzes de Marfa) oficial encontra-se 145 quilômetros a leste da cidade, na Highway 90.

Para descobrir outras experiências culturais no Texas, confira os museus de Dallas e Fort Worth.

Vista aérea do centro de Marfa

Vista aérea do centro de Marfa
Ver mais

Explorar mais

O histórico trem da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad ganha a montanha

Destino

Durango