Skip to main content
Test Image

Wyoming, Idaho, Montana, Utah, Califórnia, Kentucky, Dakota do Norte

Lugares onde ainda vivem os bisões nos EUA

Por: Jenny Willden

1 de 1
  • Estados:
    Wyoming
    Idaho
    Montana
    Utah
    Califórnia
    Kentucky
    Dakota do Norte

Antigo símbolo de liberdade e do Oeste, houve tempos em que o bisão era visto solto pelas pradarias americanas. A paisagem do país pode ter mudado ao longo do tempo, mas a paixão por esse animal permanece constante

A National Bison Legacy Act (Lei Nacional de Preservação do Bisão) foi assinada pelo presidente Barack Obama em maio de 2016, tornando o bisão o primeiro mamífero nacional dos EUA. Graças ao trabalho dos preservacionistas, do Serviço de Parques Nacionais e dos proprietários particulares de terras, observa-se um crescimento no número de manadas do animal, de apenas 1.000 em 1890 para mais de 500 mil nos dias atuais.

O que é o bisão?

Encontrado exclusivamente na América do Norte, o bisão é o maior mamífero do continente: ele pode atingir 2 metros de altura e 907 Kg. Eles são herbívoros, se alimentam de pasto e são cobertos por uma capa de pelos grossos e marrons que os protege contra os invernos frios e a neve. Sua época de procriação é durante o verão e a fêmea dá à luz a apenas um filhote, de pelos vermelhos, na primavera seguinte.

Bison are the continent's largest mammal, and can grow to 2 meters tall and weigh up to 907 kilograms.

bison are the continent's largest mammal, and can grow to 2 meters tall and weigh up to 907 kilograms.
Ver mais

Bisão ou búfalo?

Bisão é o termo científico para este animal, mas ele também é chamado de búfalo. Qual termo é correto? Tecnicamente, a palavra "búfalo" se refere somente ao búfalo africano e asiático, e o bisão, por sua vez, se relaciona com os bisões europeus. Mas, o nome "búfalo" tem sido usado há tanto tempo que se tornou uma alternativa comum.

Bison is the scientific term for this mammal, but they're also called buffalo.

Bison is the scientific term for this mammal, but they're also called buffalo.
Ver mais

Simbolismo norte-americano

Para os norte-americanos, os bisões são um símbolo histórico do país, tanto que estampam o selo do departamento do Interior dos EUA, o logotipo do Serviço de Parques Nacionais e antigamente, chegou a ilustrar a moeda de cinco centavos, ou "nickel". O hino não-oficial do Oeste, "Home on the Range", começa com o verso "Oh, give me a home where the buffalo roam" ("Dê-me um lar onde vivem os búfalos"). Além disso, muitas cidades e equipes esportivas levam o nome de búfalo.

To people in the U.S., bison have long been an emblem representing the country's frontier roots.

To people in the U.S., bison have long been an emblem representing the country's frontier roots.
Ver mais

Onde ver bisões

Atualmente, os bisões são encontrados em praticamente todos os estados, mas o melhor lugar para vê-los na natureza é no Yellowstone National Park. A maioria dos animais são resultado do cruzamento com vacas e bois ao longo do tempo, mas os de Yellowstone permanecem puros.

Yellowstone é o único local habitado pelos bisões continuamente desde tempos pré-históricos, e a manada ali chega a quase 5 mil espécimes—, fazendo dela o maior grupo de bisões selvagens.

Também é possível encontrá-los em locais protegidos em todo o país: Antelope Island State Park, no Grande Lago Salgado, próximo a Salt Lake City, Utah; National Bison Range em Moiese, Montana; Catalina Island próximo a Los Angeles, Califórnia; Land Between the Lakes Elk and Bison Prairie em Golden Pond, Kentucky; Theodore Roosevelt National Park em Medora, Dakota do Norte; e Golden Gate Park em San Francisco, Califórnia.

Bison are now found in nearly every U.S. state, but the best place to see wild herds is Yellowstone National Park.

Bison are now found in nearly every U.S. state, but the best place to see wild herds is Yellowstone National Park.
Ver mais

Veja só com os olhos

Embora esses mamíferos enormes pareçam calmos e lentos, eles são muito perigosos. O Serviço de Parques Nacionais afirma que os bisões podem correr três vezes mais rápido que nós e que são conhecidos por atacar, arremessar ou chifrar humanos quando se sentem ameaçados. Os visitantes dos parques nacionais devem manter uma distância de 23 metros dos animais, e seu comportamento pode ser imprevisível. Portanto, nunca chegue perto ou toque um deles.

National park visitors are required to stay 23 meters away from bison, as their behavior can be unpredictable; you should never approach or touch one.

National park visitors are required to stay 23 meters away from bison, as their behavior can be unpredictable; you should never approach or touch one.
Ver mais

Os bisões e os povos nativos americanos

Os nativos americanos já caçavam bisões muito antes dos primeiros colonizadores chegarem ao país. Sua caça era essencial para a cultura tribal e a sobrevivência: eles usavam todas as partes do animal  para fazer comida, roupas, abrigos e ferramentas.

Atualmente, a National Wildlife Federation (NWF, Federação Nacional da Vida Selvagem) comanda esforços para devolver bisões selvagens às terras tribais. Por meio de parcerias com os líderes tribais, a NWF está buscando restaurar a conexão cultural entre animais e os povos nativos americanos e criar um espaço para eles em seu habitat histórico.

Não deixe os EUA sem conhecer essa instituição viva do Velho Oeste.

Tópicos relacionados: