Skip to main content
Indicado ao Grammy duas vezes, Cedric Watson contagia a multidão com música Zydeco

Louisiana

Lafayette, Louisiana: um guia de quem conhece os festivais musicais locais

Por: Zaida Rios

1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

Venha para a descontraída Lousiana, onde a curtição é algo natural.

É claro, não é uma festa se não tiver música. Para a sua sorte, Lafayette é a capital da música gratuita do mundo, e é fácil encontrar festivais e shows empolgantes e inigualáveis por aqui. Não é à toa que a cidade de Lafayette é conhecida como a cidade mais feliz dos Estados Unidos. Há sempre algo para comemorar.

Festival International de Louisiane: Misturando música, culinária e arte

Toda primavera, no último fim de semana de abril, mais de 300.000 pessoas invadem a cidade para curtir um dos mais adorados festivais de música da região. E o melhor de tudo, a entrada é gratuita. Celebrando a herança francesa através da música, culinária e cultura, o Festival International de Louisiane atrai músicos nacionais e internacionais para mais de 25 países. Um lineup diversificado com música Cajun, Zydeco e outros estilos multiculturais acontece em seis palcos ao longo de cinco dias. Há também espaço para as fascinantes exibições de arte e cultura. Não deixe de conferir as Tattooed Walls, uma experiência interativa onde os fãs podem assistir a artistas pintarem murais ao vivo. Você também não passará fome; comerciantes de comida cuidadosamente selecionados aparecem com seus melhores pratos, incluindo chamuças, pistolettes de lagostim, boudin (linguiça ao estilo Cajun), beignets de batata doce, pudim de pão com banana frita e muito mais. O público aqui tem uma ótima energia e está pronto para se divertir. Se você ainda não conhece o two-step do estilo Cajun, vai conhecer até o final da semana.

Músico Zydeco de washboard dá um show cheio de energia no Festival International de Louisiane

Músico Zydeco de washboard dá um show cheio de energia no Festival International de Louisiane
Ver mais

Festivals Acadiens et Creoles: Ritmos Cajun e Creole

Há mais música gratuita em Lafayette no segundo fim de semana de outubro. O Festivals Acadiens et Creoles traz três dias de diversão sem fim. Uma tradição de 40 anos, o festival abre oficialmente com o “Corte do Boudin”, no qual um boudin de quase dois metros é cortado pelos líderes locais e servido aos que chegam primeiro. Após o corte, uma banda de swamp pop ou um dueto de Cajun sobe ao palco para iniciar a festa. Os fãs de música Cajun e Zydeco poderão curtir várias performances ao vivo em cinco palcos diferentes. Os organizadores certificaram-se de incluir um festival de comida que conta com demonstrações e amostras dos chefs. Também há muita diversão para as crianças. Procure as duas áreas para crianças com atividades que exercitam a imaginação. E ainda não acabou; as crianças são incentivadas a trazer seus próprios instrumentos e participar de um improviso musical.

Casal dançando o two-step do estilo Cajun no Festivals Acadiens et Creoles

Casal dançando o two-step do estilo Cajun no Festivals Acadiens et Creoles
Ver mais
Mais informações

Série de shows de outono e primavera: música na cidade

As brisas amenas no outono e primavera tornam as condições ideais para a música ao ar livre. O Pelican Park é o lugar certo às quartas-feiras, quando a série Mecredi apresenta performances musicais em uma variedade de country, swamp pop e Cajun. Quando chega a quinta-feira, é hora de curtir o Rhythms on the River na Ranch Town Square. Sob o gazebo do centro da cidade, os músicos enchem o ar de batidas contagiantes enquanto os locais e visitantes dançam ou curtem uma sombra prazerosa. As sextas-feiras vêm com dois eventos festivos. No horário do almoço, visite Parc Sans Souci e curta o Bach Lunch, que traz música ao vivo e almoços especiais de restaurantes locais. À noite, Lafayette dá a largada para o fim de semana com a série de shows do Downtown Alive!, gratuito e para a família toda, trazendo apresentações que vão do Cajun e Zydeco até estilos modernos e mais populares.

Um acordeão de botão tradicional, um símbolo da cena musical de Lafayette

Um acordeão de botão tradicional, um símbolo da cena musical de Lafayette
Ver mais
Denny Culbert

Como chegar

Lafayette é localizada no coração do estilo country Cajun de Louisiana, a duas horas de Nova Orleans e uma de Baton Rouge. A cidade é atendida pelo Aeroporto Regional de Lafayette (LFT).