Skip to main content
Gumbo de frutos do mar, o ponto alto da refeição

Louisiana

Lafayette, Louisiana: o seu guia para conhecer a gastronomia típica local

Por: Idoia Gkikas

Denny Culbert
1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

Preste atenção ao francês cajun falado nas ruas e ao som onipresente do zydeco vindo de bares e restaurantes.

A cidade de Lafayette, no estado da Louisiana, é chamada de "coração da Acadiana", a região acadiana francesa do estado, além de ser a capital das gastronomias cajun e creole. Os ingredientes frescos e locais são usados no preparo de uma série de pratos típicos da região, com influência das culturas espanhola, francesa e caribenha. Não vá embora sem provar o que há de melhor nos icônicos restaurantes da Acadiana.

Sabores locais, de verdade

Devido ao solo fértil, ao clima tropical e à abundância de água, a cidade de Lafayette está repleta de sabores que vêm da própria região.

Onde experimentar: o The Saint Street Inn compra os produtos da época diretamente nas feiras de produtores locais. Para elaborar pratos tradicionais e releituras da culinária sulista, o Dark Roux usa carnes e outros ingredientes de fazendas administradas por famílias. Já o Social Southern Table & Bar segue o estilo "da fazenda à mesa", com pratos fartos e coquetéis preparados na hora.

Produtos frescos na Lafayette Farmers and Artisans Market at the Horse Farm

Produtos frescos na Lafayette Farmers and Artisans Market at the Horse Farm
Ver mais

Frutos do mar saborosos

De caranguejos de casca mole e camarão a ostras e lagostins, a pesca fresquinha do dia sempre está no menu.

Onde experimentar: o Cajun Claws Seafood Boilers prepara frutos do mar locais de todas as formas possíveis, mas a sua especialidade são as caldeiradas de lagostim e camarão. Aberto apenas na alta temporada, o Hawk's Crawfish usa a técnica do "purging" para fazer a limpeza total dos lagostins, que são deliciosos. Em maio, você pode aproveitar para participar do Breaux Bridge Crawfish Festival, o festival de crustáceos de água doce.

Um dos pratos locais mais pedidos, o clássico camarão com milho e polenta

Um dos pratos locais mais pedidos, o clássico camarão com milho e polenta
Ver mais
Denny Culbert

Boudin – a linguiça

A boudin (pronuncia-se bu-dã) é uma linguiça que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos, mas há um grande debate sobre a receita mais saborosa.

Onde experimentar: o Bayou Boudin & Cracklin serve linguiças apimentadas e seu famoso acompanhamento, o torresmo. O Don's Specialty Meats foi considerado um dos melhores restaurantes da Acadiana e combina ingredientes de várias formas. Experimente o "boutine", uma combinação de boudin e poutine (batatas fritas e queijo com molho), no Wurst Biergarten.

Boudin, a linguiça típica da região, que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos

Boudin, a linguiça típica da região, que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos
Ver mais
Denny Culbert

Prato feito

Compostos por carne com molho, legumes e verduras como acompanhamento e uma fatia de pão, tudo servido em um único prato, o prato feito é característico da culinária local.

Onde experimentar: o pequeno Acadian Superette é o lugar perfeito para provar pratos feitos com comida caseira. O Glenda's Creole Kitchen serve combinações diferentes todos os dias, preparadas pela própria Glenda. Para evitar a multidão, chegue cedo para comer no disputado Laura's Two. Há também o Antlers Restaurant & Bar, que serve porções generosas no centro de Lafayette desde 1921.

Pratos feitos inspirados em sabores cajun, creole e sulistas

Pratos feitos inspirados em sabores cajun, creole e sulistas
Ver mais
Denny Culbert

Escolha o seu gumbo

O gumbo é um dos pratos imperdíveis para quem visita a Louisiana, e por um bom motivo. Há uma infinidade de opções, com pratos salgados, apimentados e que lembram sopas, sempre servidos com arroz.

Onde experimentar: o Prejean's é conhecido por servir gumbos autênticos, além de vender livros de receitas que ensinam a preparar o prato em casa. A versão do Charley G's, com pato e linguiça defumados, faz tanto sucesso que começou a ser levada para outras partes do país. Já o La Cuisine de Maman serve seu delicioso gumbo no Vermillionville, um museu de história cajun viva.

Generosa porção de gumbo de frango e linguiça

Generosa porção de gumbo de frango e linguiça
Ver mais
Denny Culbert

Como chegar

Com conexão vindo do Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans (MSY), desembarque no Aeroporto Regional de Lafayette. O MSY é o aeroporto internacional mais próximo a Lafayette, bem como a outras grandes cidades, como Houston, no Texas, e Atlanta, na Georgia. Há ônibus fretados e trens que fazem o trajeto de Nova Orleans a Lafayette, mas você também pode alugar um carro e dirigir por duas horas para chegar à cidade.