- Estados:
- Louisiana
Preste atenção ao francês cajun falado nas ruas e ao som onipresente do zydeco vindo de bares e restaurantes.
A cidade de Lafayette, no estado da Louisiana, é chamada de "coração da Acadiana", a região acadiana francesa do estado, além de ser a capital das gastronomias cajun e creole. Os ingredientes frescos e locais são usados no preparo de uma série de pratos típicos da região, com influência das culturas espanhola, francesa e caribenha. Não vá embora sem provar o que há de melhor nos icônicos restaurantes da Acadiana.
Sabores locais, de verdade
Devido ao solo fértil, ao clima tropical e à abundância de água, a cidade de Lafayette está repleta de sabores que vêm da própria região.
Onde experimentar: o The Saint Street Inn compra os produtos da época diretamente nas feiras de produtores locais. O Social Southern Table & Bar segue o estilo "da fazenda à mesa", com pratos fartos e coquetéis preparados na hora.
Produtos frescos na Lafayette Farmers and Artisans Market at the Horse Farm

Frutos do mar saborosos
De caranguejos de casca mole e camarão a ostras e lagostins, a pesca fresquinha do dia sempre está no menu.
Onde experimentar: o Cajun Claws Seafood Boilers prepara frutos do mar locais de todas as formas possíveis, mas a sua especialidade são as caldeiradas de lagostim e camarão. Aberto apenas na alta temporada, o Hawk's Crawfish usa a técnica do "purging" para fazer a limpeza total dos lagostins, que os deixa especialmente deliciosos. Em maio, você pode aproveitar para participar do Breaux Bridge Crawfish Festival (Festival de Lagostins de Breaux Bridge), o festival de crustáceos de água doce.
Um dos pratos locais mais pedidos, o clássico camarão com milho e polenta

Boudin – a linguiça
A boudin (pronuncia-se bu-dã) é uma linguiça que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos, mas há um grande debate sobre a receita mais saborosa.
Onde experimentar: o Bayou Boudin & Cracklin serve linguiças apimentadas e seu famoso acompanhamento, o torresmo. O Don's Specialty Meats foi considerado um dos melhores restaurantes da Acadiana e combina ingredientes de várias formas. Experimente o "boutine", uma combinação de boudin e poutine (batatas fritas e queijo com molho), no Wurst Biergarten.
Boudin, a linguiça típica da região, que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos

Prato feito
Compostos por carne com molho, legumes e verduras como acompanhamento e uma fatia de pão, tudo servido em um único prato, o prato feito é característico da culinária local.
Onde experimentar: o pequeno Acadian Superette é o lugar perfeito para provar pratos feitos com comida caseira. O Glenda's Creole Kitchen serve combinações diferentes todos os dias, preparadas pela própria Glenda. Chegue cedo no disputado Laura's Two para evitar as multidões. Há também o Antlers Restaurant & Bar, que serve porções generosas no centro de Lafayette desde 1921.
Pratos feitos inspirados em sabores cajun, creole e sulistas

Escolha o seu gumbo
O gumbo é um dos pratos imperdíveis para quem visita a Louisiana, e por um bom motivo. Há uma infinidade de opções, com pratos salgados, apimentados e que lembram sopas, sempre servidos com arroz.
Onde experimentar: o Prejean's é conhecido por servir gumbos autênticos, além de vender livros de receitas que ensinam a preparar o prato em casa. A versão do Charley G's, com pato e linguiça defumados, faz tanto sucesso que começou a ser levada para outras partes do país. Já o La Cuisine de Maman serve seu delicioso gumbo no Vermillionville, um verdadeiro museu de história cajun.
Generosa porção de gumbo de frango e linguiça

Como chegar
Com conexão vindo do Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans (MSY), desembarque no Aeroporto Regional de Lafayette. O MSY é o aeroporto internacional mais próximo a Lafayette, bem como a outras grandes cidades, como Houston, no Texas, e Atlanta, na Georgia. Há ônibus fretados e trens que fazem o trajeto de Nova Orleans a Lafayette, e você também pode alugar um carro e dirigir por duas horas para chegar à cidade.
Tópicos relacionados:

Mais experiências nas proximidades
Explorar mais

Viagem