Skip to main content
Gumbo de frutos do mar, o ponto alto da refeição
Denny Culbert
1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

Preste atenção ao francês cajun falado nas ruas e ao som onipresente do zydeco vindo de bares e restaurantes.

A cidade de Lafayette, no estado da Louisiana, é chamada de "coração da Acadiana", a região acadiana francesa do estado, além de ser um ótimo local para saborear as gastronomias cajun e creole. Os ingredientes frescos e locais são usados no preparo de uma série de pratos típicos da região, com influência das culturas espanhola, francesa e caribenha. Não vá embora sem provar o que há de melhor nos icônicos restaurantes da Acadiana.

Sabores locais, de verdade

Devido ao solo fértil, ao clima tropical e à abundância de água, a cidade de Lafayette está repleta de sabores que vêm da própria região.

Onde experimentar: o Social Southern Table & Bar segue o estilo da fazenda à mesa, com pratos fartos e coquetéis preparados na hora.

Produtos frescos na Lafayette Farmers and Artisans Market at the Horse Farm

Produtos frescos na Lafayette Farmers and Artisans Market at the Horse Farm
Ver mais

Frutos do mar saborosos

De caranguejos de casca mole e camarão a ostras e lagostins, a pesca fresquinha do dia sempre está no menu.

Onde experimentar: o cajun Claws Seafood Boilers prepara frutos do mar locais de todas as formas possíveis, mas a sua especialidade são as caldeiradas de lagostim e camarão. Aberto apenas na alta temporada, o Hawk's Crawfish usa a técnica do "purging" para fazer a limpeza total dos lagostins, que os deixa especialmente deliciosos. Ambos os restaurantes ficam localizados a uma curta distância de carro de Lafayette. Em maio, você pode aproveitar para participar do Breaux Bridge Crawfish Festival, o festival de crustáceos de água doce.

Um dos pratos locais mais pedidos, o clássico camarão com milho e polenta

Um dos pratos locais mais pedidos, o clássico camarão com milho e polenta
Ver mais
Denny Culbert

Boudin – a linguiça

A boudin (pronuncia-se bu-dã) é uma linguiça que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos, mas há um grande debate sobre a receita mais saborosa.

Onde experimentar: o Bayou Boudin & Cracklin serve linguiças apimentadas e seu famoso acompanhamento, o torresmo. O Don's Specialty Meats foi considerado um dos melhores restaurantes da Acadiana e combina ingredientes de várias formas.

Boudin, a linguiça típica da região, que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos

Boudin, a linguiça típica da região, que leva arroz, carne suína, cebola, pimentão verde e temperos
Ver mais

Prato feito

Compostos por carne com molho, legumes e verduras como acompanhamento e uma fatia de pão, tudo servido em um único prato, o prato feito é característico da culinária local.

Onde experimentar: o pequeno Acadian Superette é o lugar perfeito para provar pratos feitos com comida caseira. Em Scott, o The Best Stop Supermarket serve delícias cajun em um lugar aconchegante, e o Billy's Homemade Boudin & Cracklins oferece uma vasta seleção de especialidades preparadas com carne. Kartchner's Specialty Meats é outro local perfeito para a hora do almoço, servindo pratos generosos de segunda a sexta-feira, e pratos com churrasco aos domingos.

Pratos feitos inspirados em sabores cajun, creole e sulistas

Pratos feitos inspirados em sabores cajun, creole e sulistas
Ver mais
Denny Culbert

Escolha o seu gumbo

O gumbo é um dos pratos imperdíveis para quem visita a Louisiana, e por um bom motivo. Há uma infinidade de opções, com pratos salgados, apimentados e que lembram sopas, sempre servidos com arroz.

Onde experimentar: o Prejean's é conhecido por servir gumbos autênticos, além de vender livros de receitas que ensinam a preparar o prato em casa. A versão do Charley G's, com pato e linguiça defumados, faz tanto sucesso que começou a ser levada para outras partes do país. O La Cuisine de Maman serve seu delicioso gumbo em Vermilionville, um museu de história viva que destaca as histórias cajun, acadiana, creole e nativa americana.

Generosa porção de gumbo de frango e linguiça

Generosa porção de gumbo de frango e linguiça
Ver mais
Denny Culbert

Como chegar

Com conexão vindo do Aeroporto Internacional Louis Armstrong Nova Orleans (MSY), desembarque no Aeroporto Regional de Lafayette (LFT). O MSY é o aeroporto internacional mais próximo a Lafayette, bem como a outras grandes cidades, como Houston, no Texas, e Atlanta, na Georgia. Há ônibus fretados e trens que fazem o trajeto de Nova Orleans a Lafayette, e você também pode alugar um carro e dirigir por duas horas e meia para chegar à cidade.