Skip to main content
Dançando com música ao vivo durante o Blackpot Festival & Cook-Off em Lafayette, Louisiana
Jo Vidrine
1 de 1
  • Estados:
    Louisiana

Lafayette, o coração da região cajun e creole do Louisiana, sabe como celebrar e a festa não estaria completa sem gastronomia regional autêntica.

Prove a cozinha dessa cidade do sudoeste de Louisiana, cidade essa que foi nomeada como "a cidade mais feliz dos EUA". Confira a atmosfera animada em um festival único fervendo com cultura e música cajun. Depois, aproveite as melhores versões dos restaurantes locais para receitas tradicionais, como o clássico bolo-rei, beignets açucarados, coquetéis turbinados de café da manhã e frutos do mar saborosos. Qualquer que seja sua escolha, certamente irá provar o amor, o acolhimento e a tradição adicionados durante o preparo de sua refeição.

Blackpot Festival & Cook-Off

Lafayette adora celebrar e isso fica evidente pela grande quantidade de festivais e shows que ocorrem aqui ao longo do ano. Nada é mais representativo da culinária da cidade natal como o Blackpot Festival & Cook-Off, onde a competição pela coroa ocorre todos os anos. Os moradores locais competem nesse concurso anual e celebração cultural cajun armados com suas panelas de ferro, receitas de família e versões inovadoras de antigos clássicos. Conheça as pessoas que misturam cuidadosamente seu jambalaya com uma pá de madeira, ou cozinham a aromática receita de gumbo de suas bisavós. Essa é a verdadeira culinária cajun apresentada em categorias de competição específicas: molho, gumbo, torresmo, jambalaya e sobremesa. Ao caminhar entre as barracas, você ouvirá lendários músicos cajun tocando músicas festivas. Além dos pratos cajun, há um movimento de orgulho que compele a comunidade a manter viva sua herança cultural. E que jeito melhor de fazer isso do que pela comida?

Cozinhando linguiça no festival em uma panela preta, a qual empresta seu nome ao festival

Cozinhando linguiça no festival em uma panela preta, a qual empresta seu nome ao festival
Ver mais

Café da manhã em uma versão cajun

Não saia da cidade sem tomar um café da manhã no Brick & Spoon. Esse restaurante casual tem uma abordagem sofisticada para o café da manhã sulista. O prato de camarão com farinha de milho acompanha molho cremoso, pimentões e cebolas salteados, e um ovo poché completando esse delicioso banquete matutino. Caso prefira seu café da manhã com um acompanhamento mais doce, experimente a rabanada com bananas Foster ou beignets com geleia da época. E, claro, o coquetel "faça seu próprio bloody mary" é uma grande atração. Primeiro, selecione sua vodca. Depois, carregue nas guarnições, com azeitonas recheadas com gorgonzola, aspargo, vagem em conserva e mais. Termine com uma fatia de bacon assada ou coquetel de camarão. É uma bebida alcoólica que rapidamente se transforma em aperitivo.

São necessárias duas mãos para saborear seu bloody mary personalizado no Brick & Spoon

São necessárias duas mãos para saborear seu bloody mary personalizado no Brick & Spoon
Ver mais
Mais informações

Bolo-rei e mestres confeiteiros

Para a sorte de Lafayette, o chef confeiteiro François Poupart, vindo de Paris, abriu seu estabelecimento na cidade em 1965 e assim nasceu a Poupart Bakery. Uma autêntica padaria familiar francesa, o Poupart é o local para apreciar beignets quentes e café com torragem francesa. O cheiro de baguetes quentes toma conta do ar enquanto você confere as bandejas de cookies, torta, bolos e doces franceses em exposição. O famoso bolo-rei da Poupart Bakery também atingiu um status cultuado. Experimente as minitortas de blackberry ou o bolo doberge, uma criação de limão com chocolate que é um popular bolo com inspiração da Louisiana.

O famoso bolo-rei da Poupart Bakery

O famoso bolo-rei da Poupart Bakery
Ver mais
Mais informações

Como chegar

Chegue pelo Aeroporto Regional de Lafayette (LFT) por uma conexão do Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL) em Atlanta, Georgia, ou pelo Aeroporto Intercontinental George Bush (IAH) em Houston, Texas. Você também pode chegar de avião no Aeroporto Internacional Louis Armstrong de Nova Orleans (MSY) e alugar um carro para a viagem de carro de duas horas saindo de Nova Orleans para Lafayette.