Skip to main content
Alii Drive na cidade litorânea de Kailua-Kona, ao anoitecer.

Havaí

Kona e Kauai: da Big Island à Garden Isle

Por: Jess Moss

1 de 1
  • Estados:
    Havaí

As palmeiras não aparecem na maioria dos contos de fada, mas uma visita às ilhas tropicais havaianas Kauai e Havaí mostrará que elas são indispensáveis.

Você conhecerá histórias de reis corajosos e aventuras, degustará café direto da fazenda e se encantará com cenários espetaculares e incomparáveis. Para aproveitar as variadas e surpreendentes atrações do Havaí, comece a sua visita por Kona, uma região célebre da Ilha Havaí, seguindo para Kauai, cuja beleza natural é encantadora.

Ponto de partida: Kona

Chegando a Kona, passe alguns dias explorando a Costa de Kona, no lado oeste da ilha. É fácil esquecer-se dos rios de lava dos vulcões ativos nas redondezas ao passar de carro pela cidade de Kailua-Kona e pelas exuberantes comunidades da encosta, na costa sul de Kona.

Passe pelo menos um dia em Kailua-Kona. A antiga cidade do soberano do Havaí, o rei Kamehameha, antes uma tranquila vila de pescadores, transformou-se em um charmoso centro com lojas de tema tropical e restaurantes dos mais diversos tipos. Em seguida, faça um passeio pelas fazendas de café da ilha e conheça a baía de Kealakekua, local do primeiro desembarque europeu no Havaí. Você precisará de um carro para passear pelas redondezas. É comum a Ilha Havaí ser chamada de "Big Island" (Grande Ilha) para evitar confusão com o Estado do Havaí e porque ela é maior que todas as outras ilhas havaianas juntas.

Passeio de caiaque em meio a cardumes de peixes tropicais, nas águas cristalinas da baía de Kealakekua

Passeio de caiaque em meio a cardumes de peixes tropicais, nas águas cristalinas da baía de Kealakekua
Ver mais

Onde se hospedar na Ilha Havaí

Há várias opções de um lado a outro da costa. De resorts luxuosos como o Four Seasons Resort Hualalai a alternativas intermediárias, como o Hilton Waikoloa Village e o Waikoloa Beach Marriott Resort & Spa, até uma ampla variedade de condomínios em que você pode cozinhar a sua própria comida.

 

 

Viagem para Kauai

Enquanto Kona apresenta um ótimo panorama histórico do Havaí, Kauai incorpora uma beleza pura e natural. Com montanhas verdes entrelaçadas por cachoeiras, um desfiladeiro de aproximadamente 1.100 metros de altura e um litoral inexplorado, a Garden Isle é um passeio imperdível para qualquer pessoa que ama a natureza e a vida ao ar livre. A mais antiga das principais ilhas havaianas, no extremo oeste do arquipélago, é tão exótica que serviu de cenário para filmes como Jurassic Park: Parque dos Dinossauros e Piratas do Caribe.

O meio mais fácil e comum de ir de Kona a Kauai é de avião, embora também haja opções de cruzeiro. Assim que chegar a Kauai, você precisará de, pelo menos, três dias para conhecer as principais atrações da ilha. Para conhecer toda a ilha, com suas praias e trilhas distintas, reserve de cinco a sete dias.

A famosa Kalalau Trail na ilha havaiana de Kauai 

A famosa Kalalau Trail na ilha havaiana de Kauai 
Ver mais
Sarah Kat Carroll
Mais informações

Exploração aérea por Kauai

Aproveite para fazer um passeio de helicóptero e sobrevoar Kauai assim que chegar. A vista aérea é uma ótima forma de localizar-se e decidir quais lugares você deseja ver de perto. O passeio é lindo – você sobrevoará o desfiladeiro verde e vermelho de Waimea e as falésias da costa de Na Pali, além de ver as cachoeiras, inclusive a que ficou famosa com o filme Jurassic Park.

A maioria dos passeios parte de Lihue, perto do principal aeroporto da ilha. Para sentir toda a adrenalina e tirar fotos ainda melhores, faça o passeio em um helicóptero sem portas.

As belas vistas do Waimea Canyon

As belas vistas do Waimea Canyon
Ver mais
Sarah Kat Carroll
Mais informações

Exploração aquática por Kauai

Uma boa forma de conhecer Kauai é de barco. Os cruzeiros de catamarã e passeios em embarcações menores partem de Port Allen, no lado oeste da ilha. Aproveite para navegar pela costa de Na Pali e praticar snorkel ou observar as baleias-jubarte, que habitam as águas da região de dezembro a maio. Muitas empresas oferecem excursões, e a Holo Holo Charters é uma opção bastante conhecida.

Kauai também é a única ilha onde é possível navegar por um rio. Faça um cruzeiro pelo rio Wailua para ver exuberantes grutas repletas de vegetação ou alugue caiaques para explorar o rio por conta própria. Você também pode conseguir uma prancha de stand-up paddle em Hanalei para conhecer o rio Hanalei, passando por plantações de taro e pontes estreitas.

Se preferir divertir-se na praia, há inúmeras opções para se conhecer. As praias da Costa Sul, como Poipu e Mahaulepu, estão repletas de atividades para toda a família, com a chance de encontrar focas-monge tomando banho de sol na areia. Na Costa Norte, a Baía de Hanalei apresenta um belo cenário montanhoso e conta com uma das praias mais belas do mundo, além do píer que se projeta na baía em forma de ferradura.

Passeio turístico de catamarã ou excursões em embarcações menores pela Garden Isles

Passeio turístico de catamarã ou excursões em embarcações menores pela Garden Isles
Ver mais
Mais informações

Exploração por terra por Kauai

Embora a maior parte do litoral da ilha seja conectada por estradas, grande parte do interior de Kauai é tomada por florestas e tem de ser explorado a pé. A Trilha de Kalalau corta as falésias verdes da costa de Na Pali, levando a áreas de camping em praias isoladas. Essa trilha de quase 18 quilômetros de extensão é indicada somente para pessoas com experiência em caminhadas do tipo e estão em boa forma, mas qualquer visitante com um bom calçado e condicionamento físico moderado consegue caminhar os 3,2 quilômetros iniciais da trilha. Para ir além do vale de Hanakapiai, é necessário solicitar autorização.

Estendendo-se de norte a sul no lado oeste da ilha, o Waimea Canyon (Desfiladeiro de Waimea), é conhecido como o "Grand Canyon do Pacífico". Já o Waimea Canyon State Park (Parque Estadual do Desfiladeiro de Waimea) oferece trilhas para diferentes níveis de habilidade. Também é possível explorar as paisagens da ilha sem precisar caminhar muito, com excursões a cavalo e de quadriciclo. Além disso, algumas operadoras oferecem aventuras de tirolesa pela ilha, como a Outfitters Kauai.

Caminhadas por pontos isolados que proporcionam vistas surpreendentes

Caminhadas por pontos isolados que proporcionam vistas surpreendentes
Ver mais

Onde se hospedar, comer e beber em Kauai

Se for permanecer na região por dois ou três dias, hospede-se em um local central, como Lihue. Se tiver mais tempo, você pode se dividir entre a exuberante Costa Norte e a ensolarada Costa Sul. As duas regiões têm diversos resorts e condomínios.

Kauai tem alguns restaurantes, mas as opções variam muito. Há várias opções sofisticadas nos resorts da Costa Norte e da Costa Sul, enquanto cidades como Kapaa e Hanapepe têm opções locais mais ecléticas. Para uma ocasião especial, experimente o Kauai Grill, na Costa Norte, que tem vistas para a baía de Hanalei, ou o Beach House, em Poipu, que se tornou imperdível para assistir ao pôr do sol.

Não há muitas opções para curtir a vida noturna em Kauai. Você pode ir ao Duke's ou Trees Lounge para saborear um mai tai, mas a maioria dos lugares fica vazia por volta da 21h. Por outro lado, ir para a cama mais cedo tem as suas vantagens: você poderá acordar cedo no dia seguinte para curtir mais aventuras.

Lojas em Hanalei, onde se encontra a famosa praia da baía de Hanalei

Lojas em Hanalei, onde se encontra a famosa praia da baía de Hanalei
Ver mais
Sarah Kat Carroll
Explorar mais
Vista aérea de Waikiki

Destino

Honolulu