Skip to main content
Kitch-iti-kipi
1 de 1
  • Estados:
    Michigan

Esta nascente de água doce preservada é alimentada com 38 mil litros de água por minuto.

A maior nascente de água doce do Michigan, Kitch-iti-kipi, significa "grande volume de água gelada". Muitas vezes, este enorme lago é chamado de "a Grande Nascente", já que seu tradicional nome é muito difícil de pronunciar para os muitos visitantes que visitam o local anualmente. O Kitch-iti-kipi, localizado no extremo norte da M-149, é uma das principais atrações turísticas da península superior, apesar de sua localização remota. Situado no Palms Book State Park, o Kitch-iti-kipi mede cerca de 91 metros por 53 metros e tem 12 metros de profundidade e fundo verde-esmeralda. Cerca de 38 mil litros de água por minuto jorram no lago das fissuras das rochas calcárias que abrigam o lago. Como a água é reabastecida muito rapidamente, o lago mantém uma temperatura constante de 7 graus Celsius.

Uma atração natural

Não se sabe exatamente de onde vem o enorme volume de água que alimenta o lago. Os turistas lotam o Kitch-iti-kipi porque ele é uma maravilha geológica, e também por causa dos belos e antigos troncos de árvores incrustados de minerais.

O lago também abunda em vida. Espécies como truta-marrom, truta-de-rio e truta-de-lago vivem nas águas cristalinas e podem ser vistas de pontos de observação sobre o lago. Uma jangada flutuante guia os visitantes a alguns dos melhores pontos de observação para apreciar a água.

O lago foi descoberto na década de 1920 pelo proprietário de uma loja de bugigangas. Ele estava escondido atrás de árvores caídas e amontoados de lixo, já que madeireiros locais usavam a área como um depósito de lixo. O homem que o descobriu, que era conhecido como Bellaire, poderia ter comprado a área, mas, em vez disso, convenceu a Palms Book Land Company a vender a nascente e os hectares ao seu redor ao estado de Michigan para serem usados como um centro de lazer por apenas $ 10,00. A escritura exige que o local seja usado para sempre como um parque público.

Saiba antes de ir

Se estiver seguindo para o leste ou oeste na U.S. 2, vire para o norte na M-149, a cerca de 10 km a oeste de Manistique, Michigan. Siga a M-149 por alguns quilômetros até chegar à placa de parada na County Road 442. Vire à esquerda na rodovia conhecida localmente como County Road 442 (embora os equipamentos de GPS e mapas se refiram à estrada tanto como M-149 quanto como CR 442). Percorra cerca de cinco quilômetros na rodovia e vire à direita (norte) na County Road 455 (conhecida localmente como Riley Road). Você verá placas para o Palms Book State Park (Parque Estadual Palms Book). Passe pelo acampamento West Unit Campground do Indian Lake State Park (Parque Estadual Indian Lake) até chegar a uma placa de parada. Vire à direita (você estará novamente na M-149) e siga a estrada pavimentada até a entrada do Palms Book State Park. Observe que todos os veículos motorizados que entram nos parques estaduais devem ter o passaporte de lazer Recreation Passport.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: