Skip to main content
Kentucky Bourbon Trail
1 de 1
  • Estados:
    Kentucky

Imagine a cena: você curtindo a tarde enquanto prova bebidas excelentes em meio a belas paisagens no sul dos EUA. Quem viaja para o Kentucky tem diversas oportunidades de transformar esse sonho em realidade.

Isso porque o estado é famoso por suas destilarias de bourbon, e várias delas se encontram no interior. Visite as mais conhecidas na Kentucky Bourbon Trail (Trilha do Bourbon do Kentucky), uma experiência que apresenta a arte da destilaria artesanal, além de contar um pouco da história do bourbon. Confira tudo o que você precisa saber sobre essa experiência icônica.

Uma pincelada na história

No Kentucky, a história do bourbon praticamente se confunde com a história da fundação dos Estados Unidos. A chegada de imigrantes alemães, escoceses e do norte da Irlanda trouxe, também, o conhecimento em destilação desses povos para o Kentucky no final do século XVIII, graças à Corn Patch and Cabin Rights Act, lei que ofereceu 160 hectares para que os colonizadores construíssem suas casas e plantassem milho no território. Apesar de o centeio, até então, ser o principal ingrediente da produção de uísque, os milharais inspiraram as destilarias a mudarem suas receitas e adotar o milho como base para o uísque local. Na década de 1780, um tipo diferente de uísque estava sendo destilado no Kentucky. A região acabou ficando conhecida como Condado do Bourbon, Kentucky, um ponto central da produção de bebidas no caminho para o sul, no trajeto pelos rios Ohio e Mississippi, em direção a Nova Orleans, na Louisiana. Durante a longa jornada, o uísque era envelhecido em barris de carvalho, o que conferia seu sabor suave e sua coloração âmbar.

 Em 1964, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu o bourbon do Kentucky como um produto oficial do país ou, como diz seu apelido, "a bebida nativa oficial dos EUA". Em 1999, a Kentucky Distillers' Association (Associação de Destilarias do Kentucky) criou a Kentucky Bourbon Trail para apresentar aos visitantes a arte da produção do bourbon e toda a história que envolve a bebida. Hoje, mais de 95% do bourbon produzido em todo o mundo é destilado e envelhecido no Kentucky. Sempre há cerca de 5 milhões de barris de bourbon envelhecendo nos depósitos espalhados pelo Condado do Bourbon.

Onde beber

A forma mais fácil de conhecer 10 das mais famosas destilarias de bourbon do Kentucky é seguir a Kentucky Bourbon Trail por quatro ou cinco dias. Não há um ponto de partida oficial, mas você pode começar a sua jornada por Louisville, uma das cidades mais animadas do Kentucky. No primeiro dia, participe da Bulleit Frontier Whiskey Experience na destilaria Stitzel-Weller e não se esqueça de retirar o seu passaporte gratuito da Kentucky Bourbon Trail no local. Em seguida, visite a Whiskey Row no centro de Louisville para conhecer a Angel's Envy, onde é possível ver o processo de destilação ao início ao armazenamento em barris e ao copo. Para fechar o dia, faça uma degustação no bar The Finishing Room. Na destilaria Jim Beam Urban Stillhouse, você pode participar do processo de produção e até mesmo engarrafar o seu próprio Jim Beam. A trilha inclui outros pontos que oferecem excursões e degustações, como Maker's Mark, Woodford Reserve Distillery e Wild Turkey. Carimbe seu passaporte nas 10 destilarias da trilha para ganhar uma camiseta da Kentucky Bourbon Trail em comemoração à sua visita.

E não se engane achando que só é possível provar o bourbon em sua forma líquida. A cultura do bourbon invade as cozinhas de muitos restaurantes localizados na Kentucky Bourbon Trail, como o Dish on Market em Louisville, que serve uma espécie de rabanada regada ao molho de baunilha e bourbon. Na Bourbon Raw, experimente camarão com farinha de milho, o típico prato sulista que leva jumbo de camarão, presunto e farinha de milho com cheddar, servido com molho de tomate e bourbon. Outra opção são as costelinhas macias do Bourbons Bistro, cobertas em um molho demi-glace de bourbon de centeio.

Aproveite com responsabilidade

Para quem passar da conta, os aplicativos Lyft e Uber oferecem serviços de transporte seguros pela trilha, e os novos usuários podem aproveitar para usar o código promocional KYDISTILLERS. Para não ter que se preocupar em planejar e dirigir durante a viagem, você pode reservar sua excursão com a Mint Julep Tours ou criar um itinerário personalizado com o R&R Limousine Service.