Skip to main content
Windmill Island Gardens, no centro de Holland, Michigan
1 de 7
Big Red Lighthouse na praia em Holland, Michigan
2 de 7
Curtindo a vista em Holland, Michigan
3 de 7
Explorando o ar livre em Holland, Michigan
4 de 7
Ottawa Beach General Store em Holland, Michigan
5 de 7
Vilarejo singular em Windmill Island Gardens, em Holland, Michigan
6 de 7
Represa em Windmill Island Gardens, em Holland, Michigan
7 de 7
  • Estados:
    Michigan

Se você estiver em busca de um belo refúgio à beira da água, não há melhor lugar que Holland, no Michigan, localizado na margem leste do Lago Michigan.

Junto com a cultura e herança holandesas, as praias selvagens da área fazem de Holland o refúgio perfeito para relaxar nas férias. Embora a época mais popular para visitar Holland seja na primavera, quando 6 milhões de tulipas se abrem durante o Tulip Time Festival, festividade anual com música, desfiles e mais de 1.000 dançarinos de klompen (aqueles tamancos holandeses), esta cidade tem sempre algo a oferecer o ano todo. Minha primeira parada foi no Holland State Park, que tem uma ampla praia ao longo do Lago Michigan. Com tempo bom, os visitantes podem acampar e mergulhar na beira d'água ou ir para águas abertas para praticar esportes aquáticos.

História de Holland

Em seguida, fui para o centro, até o Holland Museum, para conhecer sobre a história holandesa da cidade, fundada em 1847 pelo Rev. Albertus van Raalte. Ele chegou da Holanda com sua família durante um inverno rigoroso, buscando liberdade das dificuldades religiosas e econômicas que enfrentava na Holanda.

Hoje, os moradores de Holland celebram a herança holandesa, que pode ser vista em boa parte da arquitetura em toda a cidade, bem como no museu, que é lar de uma coleção diversificada de arte holandesa e outras exibições de 400 anos de idade.

Vista panorâmica do lago Macatawa, na Holanda

Vista panorâmica do lago Macatawa, na Holanda
Ver mais
Anton Fresco/James McGaw

Windmill Island Gardens

Localizada a uma breve distância do centro fica o Windmill Island Gardens, com 14,6 hectares de gramados, canais e diques muito bem cuidados. Sob um céu azul, fiz um tour guiado pelos jardins e pelo moinho de vento DeZwaan, o único moinho holandês em funcionamento atualmente nos EUA. Com mais de 250 anos de idade, ele é cercado por belas flores e a equipe que o leva no tour está toda em trajes típicos, inclusive com os oito (ou mais) pares de meia para garantir conforto nos clogs (aqueles tamancos holandeses).

Achei muito interessante saber que a moleira do moinho, Alisa Crawford, é a primeira moleira dos EUA a ter certificação dos holandeses. Ela se formou em 2007 em uma escola na Holanda e continua a usar suas habilidades no moinho DeZwaan.

Ponte e moinho de vento de 250 anos, ainda em funcionamento, em Windmill Island Gardens

Ponte e moinho de vento de 250 anos, ainda em funcionamento, em Windmill Island Gardens
Ver mais
Anton Fresco/James McGaw
Mais informações

Centro de Holland

Se você foi mordido pelo bichinho das compras, um lugar ótimo para passar algumas horas é o centro histórico (e descolado) de Holland.

Minha loja preferida e muito deliciosa na Eighth Street foi a Holland Peanut Store, uma empresa familiar inaugurada em 1902. O bisavô Joseph Fabiano imigrou da Itália para Holland e começou a vender doces e nozes. Hoje, cinco gerações depois, a família Fabiano ainda banha à mãos os chocolates característicos, satisfazendo o desejo por doce de muita gente.

Para equilibrar um pouco a minha dieta, jantei no New Holland Brewery, onde eles também tinham uma ampla seleção de cervejas locais para provar.

No fim do dia, sob um céu limpo, peguei um agasalho e voltei para o Holland State Park. Encontrei um pedaço de madeira para sentar, relaxei e assisti a um belo pôr do sol, emanando raios âmbar e cor de laranja. Minha companhia foi o Holland Harbor Light, conhecido como Big Red Lighthouse, que se destacava no píer norte.

Que viagem. Há muita coisa para deixar a família inteira ocupada aqui. Não se esqueça de incluir a bela Holland, no Michigan, nas suas próximas férias para os EUA.

Refeição no Dune Dogz, na Holanda

Refeição no Dune Dogz, na Holanda
Ver mais
Mais informações
Explorar mais
As impressionantes escunas Appledore de BaySail

Destino

Bay City

De Zwaan visto a partir do Windmill Island Gardens

Destino

Holland

Lojas e restaurantes no centro da cidade, incluindo a famosa Zingerman's Deli

Destino

Ann Arbor