Skip to main content
Arte mural na cidade de Nova York

Nova York, Califórnia, Georgia, Maryland, Texas

Hip Hop nos EUA: explorando as cidades por trás da música

Por: Peter Bothum

1 de 1
  • Estados:
    Nova York
    Califórnia
    Georgia
    Maryland
    Texas

Após emergir das ruas do Brooklyn da década de 1970, não tardou para o hip hop se transformar em um marco cultural em todo o mundo.

O hip hop evolui dos letristas experimentais e dominantes de meados a fim da década de 1980 para o rap socialmente engajado da década de 1990. Os inovadores dos nossos dias fundem música eletrônica, soul e funk para levar o gênero a novos patamares. Explore onde esses baluartes fincaram raízes, transformaram e forjaram artistas revolucionários.

Berço do hip hop

Na cidade de Nova York, Nova York, onde os letristas sempre foram considerados reis, há uma lenda do hip hop para cada bairro: a Sugarhill Gang no Bronx, Run-D.M.C. no Queens, o Notorious B.I.G. (também conhecida como Biggie Smalls) no Brooklyn, o Wu-Tang Clan em Staten Island e Kool Moe Dee em Manhattan. Com seus 1.500 lugares, o Apollo Theater (Teatro Apollo) é indiscutivelmente um espaço do hip hop. O teatro vem se diversificando desde o início como trampolim para futuros artistas, mas os shows e festivais de hip hop ainda dominam o calendário. Por sua vez, o Brooklyn ainda funciona como centro, e seu bairro Flatbush está repleto de clubes requisitados, como o Social Butterfly, e de restaurantes com os sabores do sul, trazidos para o norte no Butterfunk Kitchen, enquanto o Safari Room at El Cortez serve pratos latinos e promove músicos desconhecidos. Em Manhattan, veja o futuro do hip hop em Soho no S.O.B.’s, um espaço de música e restaurante, e no Miss Lily’s, que serve pratos retrô jamaicanos. Há diversas excursões históricas a seu dispor, incluindo as oferecidas pela Hush Hip Hop Tours.

O histórico Apollo Theater no bairro do Harlem de Manhattan na cidade de Nova York

O histórico Apollo Theater no bairro do Harlem de Manhattan na cidade de Nova York
Ver mais
Joe Buglewicz
Mais informações

Excursão pela costa oeste

Los Angeles, Califórnia, é a capital do Rap da Costa Oeste e lar do som G-funk, que consiste na combinação de vários sintetizadores e grooves alucinantes aperfeiçoados por Dr. Dre, Snoop Dogg e Tupac Shakur. Los Angeles é também o berço do Gangsta Rap, o explosivo gênero antiautoritário lançado em 1986 por diversos grupos e artistas como Ice-T, N.W.A e Public Enemy. Os especialistas da L.A. Hood Life Tours poderão guiá-lo até os principais pontos de hip hop da cidade. Para curtir shows ao vivo, The Novo apresenta bandas atualíssimas, o The Airliner é mais voltado ao som underground e o Echoplex e o Shrine Auditorium são palcos de grandes destaques. Confira as ofertas no Hollywood Bowl e acomode-se sob as estrelas enquanto curte a apresentação de artistas favoritos de outros gêneros musicais. Caminhe pelo Hollywood Boulevard ou pela Rodeo Drive para ver mais celebridades.

Curtindo a apresentação de um DJ em um terraço de Los Angeles

Curtindo a apresentação de um DJ em um terraço de Los Angeles
Ver mais
Mais informações

Epicentro do hip hop

Atlanta, Georgia já produziu de tudo, do afrocêntrico hip hop (Caindo na Real) e megaestrelas e astros (Outkast e Ludacris) a Crunk (Lil John) e Trap (Lil Yachty). O Smiths’ Olde Bar e o The Masquerade capturam o dinâmico cenário, enquanto formações lendárias oferecidas pelo MJQ Concourse perduram no The Drunken Unicorn. Os principais marcos históricos incluem o Fox Theatre, recentemente restaurado ao seu esplendor de 1929; o Martin Luther King Jr. National Historical Park (Parque Histórico Nacional Martin Luther King Jr.), onde se encontra a residência de infância do líder dos Direitos Civis; e o Center for Civil and Human Rights (Centro dos Direitos Civis e Humanos), com exposições voltadas exclusivamente ao direitos civis em todo o mundo. Para curtir os sabores da cidade, não saia de Atlanta sem comer no Miller Union, uma ode do Chef Steven Satterfield à Georgia.

Dançando break na rua em Atlanta

Dançando break na rua em Atlanta
Ver mais
Mais informações

Seguindo os passos de Tupac Shakur

O falecido Tupac Shakur foi, e ainda é, considerado um artista da costa oeste, mas ele na verdade escreveu suas primeiras rimas enquanto fazia o ensino médio em Baltimore, Maryland. Os seguidores de Pac costumam frequentar espaços ecléticos como o The Ottobar e o Baltimore Soundstage. Todos os principais músicos se encontram para tocar no grande espaço da Royal Farms Arena. Se pretende visitar Baltimore, você não pode deixar de conhecer o Inner Harbor, que inclui o National Aquarium (Aquário Nacional), uma série de lojas variadas e opções de restaurantes em Harborplace, além de excursões de barco durante o dia e à noite. Baltimore é uma cidade esportiva um tanto subestimada. Os Ravens, uma equipe de futebol americano sempre competitiva, joga no M&T Bank Stadium, enquanto os Orioles, um time de beisebol, ocupam um dos mais belos parques da liga ao lado do Camden Yards.

Distrito Inner Harbor de Baltimore

Distrito Inner Harbor de Baltimore
Ver mais
Mais informações

Onde lendas e o programa espacial convivem

O cenário do hip hop em Houston, Texas, começou a adquirir forma no início da década de 1990 com uma mistura de G-funk e Big Beat. Lendas do gênero incluem o falecido DJ Screw, inventor do som de cortes e arranhões; o mestre das rimas Scarface; e o herói local Z-Ro. Dois dos pontos mais conhecidos da cidade são o centro da cidade, a House of Blues (Casa do Blues) e o Warehouse Live (Armazém ao Vivo), os quais exploram diversos gêneros. Os aficionados por cerveja poderão conferir a 8th Wonder Brewery e o Flying Saucer Draught Emporium. Aqui, os fãs do esporte se sentirão no paraíso, isso por que os Astros, Campeões do Mundo de beisebol em 2017, jogam no Minute Maid Park, e o Toyota Center é a sede do time de basquete da cidade, o The Rockets. Se estiver curioso para conhecer a história por trás da frase "Houston, temos um problema", vá para o Space Center Houston (Centro Espacial de Houston).

Vista de Buffalo Bayou e do horizonte de Houston à noite

Vista de Buffalo Bayou e do horizonte de Houston à noite
Ver mais
Mais informações
Novo México
Ver mais
Mais experiências nas proximidades
Explorar mais