Skip to main content
Havasupai Falls (Cataratas Havasupai)
1 de 1
  • Estados:
    Arizona

Esta isolada cachoeira de água azul no Grand Canyon é a piscina natural perfeita e o segredo mais bem guardado da tribo Havasupai.

O Grand Canyon atrai mais de 5 milhões de turistas a cada ano e é chamado de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Mas, escondida no fundo do cânion, na reserva da tribo indígena local Havasupai, encontra-se algo pouco conhecido pela maioria dos turistas, mas quase igual em beleza: as Havasupai Falls. O povo Havasupai, que literalmente significa "povo da água azul-esverdeada", são nativos de uma região do norte do Arizona que abriga as Havasupai Falls, uma série de cachoeiras verde-azuladas escondidas dentro da Havasu Cavern (Caverna de Havasu). A mais famosa é a Havasu Falls, uma impressionante cascata que parece derramar o Gatorade Cool Blue. No entanto, apesar das inevitáveis multidões do Grand Canyon, essas cataratas de água azul-turquesa são relativamente isoladas, um segredo guardado há muito tempo pela tribo Havasupai e por um pequeno grupo de estrangeiros.

O segredo mais bem guardado do Grand Canyon

Esse segredo é, em grande parte, resultado da compreensível resistência da tribo em abrir completamente os portões de sua terra natal aos turistas. Eles criaram um sistema de autorizações de acampamento que permite que apenas uma pequena parte dos solicitantes entre na aldeia de Supai, onde as cataratas estão localizadas. Mesmo que você tenha a sorte de obter a autorização, é necessário pagar o transporte de helicóptero, a cavalo ou de mula para chegar lá. Caso contrário, você terá que caminhar 16 quilômetros até lá e 16 quilômetros de volta. É uma caminhada extenuante, porém bonita, que passa por rochas vermelhas e pictogramas antigos ao longo do caminho.

Uma vez lá, as vistas da Havasu Falls (Cataratas de Havasu) de 30 metros de altura são extraordinárias. É também um sonho audacioso; os visitantes têm a oportunidade de arriscar saltos do penhasco e nadar até um abrigo rochoso atrás das cataratas, ambos extremamente arriscados. E como se não bastasse uma cachoeira verde-azulada, há mais quatro na região. Perto da Havasu Falls ficam as cataratas de Mooney, Navajo, Supai e Beaver Falls, cada uma delas linda e inspiradora à sua própria maneira.

A razão para a pitoresca cor turquesa da água são os altos níveis de carbonato de cálcio nas águas alimentadas pelo Havasu Creek (riacho Havasu), a nascente das cinco cachoeiras. Estes altos níveis também criam piscinas de travertino de 70 graus no topo de algumas das cachoeiras, fazendo delas piscinas naturais perfeitas.

Saiba antes de ir

Você pode caminhar ou fazer um passeio de mula, a cavalo ou de helicóptero no cânion. (A plataforma de lançamento de helicópteros fica ao lado da última parada do Pony Express nos Estados Unidos.) Para visitar as cataratas, é preciso primeiro obter uma autorização e fazer uma reserva para passar a noite no Havasupai Campground, pois não são permitidas viagens diurnas às quedas. As reservas podem ser feitas no site oficial da Tribo Havasupai.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações
Explorar mais