Skip to main content
Hana Lava Tube (Tubo de Lava de Hana)
1 de 1
  • Estados:
    Havaí

Um tubo de lava endurecida ao longo da famosa estrada de Maui para Hana.

No final da estrada para Hana, uma famoso estrada panorâmico em Maui, você encontrará o Hana Lava Tube, também conhecido como Ka'eleku Caverns (Cavernas Ka'eleku). Diferentemente de cavernas que podem levar milênios para se formar, essas cavernas de lava parecidas semelhantes a túneis podem se formar muito rapidamente, em apenas algumas semanas. À medida que densas correntes de lava derretida fluem de um vulcão em erupção, a camada externa esfria e ocasionalmente endurece para formar um tubo. Quando a lava para de fluir, o que resta é um sólido tubo cilíndrico de lava que pode se estender por até 48 quilômetros.

Quedas de lava e bolas de lava

Como muitos túneis deixados para trás depois de erupções vulcânicas, o tubo de lava em Hana — o maior de Maui — mostra todos os elementos geológicos dos fluxos de lava que se formam. Entre as muitas coisas interessantes encontradas em um tubo de lava estão o lodo do tubo, bactérias radicais que vivem no nitrogênio; bolas de lava, que se formam como uma bola de neve rolando em uma colina coberta de neve; e quedas de lava, onde um fluxo de lava foi congelado no meio da queda.

Você entra no Hana Lava Tube através de um buraco no teto da caverna que foi criado por uma perfuração de gás na crosta, e explora a caverna ao longo de um caminho não iluminado. Fique atento durante o passeio; os túneis costumam ter túneis menores "entrelaçados", semelhantes a labirintos, nos quais é fácil se perder.

Saiba antes de ir

Pegue a Hana Highway passando pelo marco de milha 31, vire à esquerda na Ulaino Rd e siga cerca de 6,5 km até o centro de visitantes do Hana Lava Tube. O local oferece passeios autoguiados de cerca de 40 minutos todos os dias, entre as 10h30 e às 16h. Lembre-se de usar sapatos confortáveis.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações