Skip to main content
Um festival de música ao ar livre em Golden Gate Park em San Francisco, Califórnia
1 de 1
  • Estados:
    Arizona
    Idaho
    Oregon
    Louisiana
    Flórida
    Georgia
    Vermont
    Nova York
    Dakota do Sul
    Rhode Island
    Illinois
    Michigan
    Califórnia

A onipresença de festivais de jazz nos EUA atesta a adaptabilidade do gênero e o apelo abrangente.

Até mesmo pequenas cidades sediam festivais, alguns durando apenas um dia e outros (como o Earshot Jazz Festival em Seattle e o Blue Note Jazz Festival na cidade de Nova York) duram um mês inteiro de eventos e concertos. De música com uma vista a festivais harmonizados com história e herança, aqui está um guia para degustar excelentes celebrações de jazz nos EUA.

Tucson Jazz Festival – Tucson, Arizona

Enquanto outras partes do mundo se preparam para o inverno, o deserto ensolarado de Tucson sedia um festival de jazz durante duas semanas em janeiro. Recém-chegado à cena de festivais de jazz, o evento estreou em 2015 e cresceu rapidamente em popularidade. Entre atrações principais que já se apresentaram estão Hot Sardines, Sheila E. e Arturo Sandoval.

Mais informações

Lionel Hampton Jazz Festival – Moscow, Idaho

Fundado em 1967 e rebatizado em homenagem ao monstro do jazz, Lionel Hampton, em 1985, o Lionel Hampton Jazz Festival (Festival de Jazz Lionel Hampton) ocorre no campus da University of Idaho (Universidade de Idaho) em Moscow, duas horas ao sul de Coeur d'Alene. O evento deste fevereiro apresenta shows de nomes conhecidos, incluindo do nível de Dizzy Gillespie e Ella Fitzgerald, além de apresentações de estudantes. O festival foi agraciado em 2008 com a National Medal of Arts, que é uma das premiações de arte mais prestigiosas dos EUA.

Mais informações

PDX Jazz Festival e Vanport Jazz Festival – Portland, Oregon

Durante 11 dias em fevereiro, Portland reconhece o Mês da História Negra com o PDX Jazz Festival (Festival de Jazz PDX). Aproveite mais de 100 eventos pagos e gratuitos em várias casas de show por artistas locais, iniciantes e veteranos. O Vanport Jazz Festival (Festival de Jazz Vanport) de um dia em agosto chama atenção para a herança duradoura do jazz de Portland no local de uma inundação que desabrigou um bairro historicamente negro.

Músicos de rua se apresentando nas margens do rio em Portland

Músicos de rua se apresentando nas margens do rio em Portland
Ver mais

New Orleans Jazz & Heritage Festival – Nova Orleans, Louisiana

Esse festival animado perde em popularidade somente para o Mardi Gras em Nova Orleans. O festival principal ocorre ao longo de dois finais de semana no final de abril e começo de maio, apresentando uma programação eclética de gêneros musicais, do jazz ao zydeco. A música só se equipara às oportunidades de provar as especialidades da culinária de Nova Orleans, incluindo beignets, lagostim, po'boys e jambalaya.

Entrada colorida no New Orleans Jazz and Heritage Festival

Entrada colorida no New Orleans Jazz and Heritage Festival
Ver mais

Jacksonville Jazz Festival – Jacksonville, Flórida

O fim de semana do Memorial Day no final de maio é perfeito para celebrações como o Jacksonville Jazz Festival (Festival de Jazz de Jacksonville). Aprecie culinária deliciosa e drinques, faça compras no Jazz Marketplace e assista a dezenas de shows gratuitamente. Os eventos populares durante o festival incluem Jazz Jam Session (jam session de jazz), New Orleans-style Jazz Parade (desfile de jazz ao estilo de Nova Orleans) e Jazz Piano Contest (concurso de piano de jazz).

Mais informações

Atlanta Jazz Festival – Atlanta, Georgia

Todos os finais de semana do Memorial Day no final de maio, o Piedmont Park (Parque Piedmont) de Atlanta atrai músicos e fãs para um final de semana de jazz gratuito. Assista a shows de primeira em vários palcos e com o horizonte de Atlanta ao fundo. O festival é o evento de encerramento em um mês inteiro focado em apresentações de jazz ao vivo pela cidade.

Vistas do horizonte do Atlanta Jazz Festival, que ocorre em Piedmont Park

Vistas do horizonte do Atlanta Jazz Festival, que ocorre em Piedmont Park
Ver mais
Mais informações

Burlington Discover Jazz Festival – Burlington, Vermont

Receba sua dose de música incrível durante o Burlington Discover Jazz Festival (Festival Discover Jazz de Burlington) de 10 dias. Realizado no começo de junho, há apresentações ao vivo diariamente, iniciando de manhã e terminando tarde da noite, em diferentes locais de shows pela cidade, um dos quais é o Church Street Marketplace no centro de Burlington. Muitas das apresentações são gratuitas.

Estátua de Big Joe Burrell, lenda local, em Church Street em Burlington

Estátua de Big Joe Burrell, lenda local, em Church Street em Burlington
Ver mais

Blue Note Jazz Festival – Nova York, Nova York

Junho é o mês do jazz na cidade de Nova York com o Blue Note Jazz Festival (Festival de Jazz Blue Note). Durante esses 30 dias, mais de 100 apresentações especiais são planejadas em cinco casas de show por toda a cidade. O Blue Note é um clube de jazz lendário administrado por Danny Bensusan, que é amplamente reconhecido como responsável pela revitalização da cena de jazz da cidade de Nova York. Caso não esteja na cidade para o festival, assista a uma apresentação ao vivo no clube sete dias por semana.

Uma vista do The Blue Note, um clube de jazz popular na cidade de Nova York

Uma vista do The Blue Note, um clube de jazz popular na cidade de Nova York
Ver mais
Mais informações

DC Jazz Festival – Washington, D.C.

Celebrando a herança rica do jazz da capital dos EUA (Duke Ellington nasceu aqui), o DC Jazz Festival (Festival de Jazz de DC) em junho atrai artistas iniciantes e veteranos. Um dos aspectos únicos desse festival é o Jazz in the 'Hoods, apresentando shows em cada um dos mais de 22 bairros de D.C..

Mais informações

Sioux Falls JazzFest – Sioux Falls, Dakota do Sul

A cidade mais populosa de Dakota do Sul sedia seu JazzFest anual em julho, a época perfeita para um festival de música ao ar livre gratuito de dois dias. Aprecie as vistas em Yankton Trail Park no Big Sioux River (Rio Big Sioux) ao dançar ao som de jazz, blues, zydeco, reggae e funk. O Sioux Falls JazzFest também oferece uma área destinada a crianças e um acampamento de jazz para jovens.

Mais informações

Newport Jazz Festival – Newport, Rhode Island

O Newport Jazz Festival (Festival de Jazz de Newport) ocorre no pitoresco Fort Adams State Park (Parque Estadual de Fort Adams) todo mês de agosto. Desde 1954, o festival já recebeu alguns dos artistas mais famosos do jazz e também resultou em várias gravações fundamentais, incluindo "Miles & Monk at Newport", "Ellington at Newport", "Ella Fitzgerald and Billie Holiday at Newport", além de "Jazz on a Summer's Day", um filme de concerto favorito dos fãs.

Compras ao longo da orla em Bowen's Wharf em Newport

Compras ao longo da orla em Bowen's Wharf em Newport
Ver mais
Mais informações

Chicago Jazz Festival – Chicago, Illinois

O que começou com três festivais (um em homenagem a Duke Ellington, um para John Coltrane e um do Jazz Institute of Chicago (Instituto de Jazz de Chicago), reuniu-se em 1979 para formar o Chicago Jazz Festival. Certamente um dos maiores eventos gratuitos de jazz do mundo, o festival ocorre no final de agosto no Millennium Park (Parque do Milênio). As atrações principais em edições passadas incluíram Sara Vaughan, B.B. King, Slide Hampton, Stan Getz e Miles Davis.

Performance no Chicago Jazz Festival no Jay Pritzker Pavilion no Millenium Park

Performance no Chicago Jazz Festival no Jay Pritzker Pavilion no Millenium Park
Ver mais
Mais informações

Detroit Jazz Festival – Detroit, Michigan

O final de semana do Dia do Trabalho no começo de setembro marca o Detroit Jazz Festival (Festival de Jazz de Detroit), um dos maiores festivais de jazz do mundo, além de ser gratuito. Com atrações anteriores como Dave Brubeck, Chick Corea, Paquito D'Rivera e The Manhattan Transfer, certamente a música será de primeira. Aprecie o horizonte de Detroit a partir dos palcos no Campus Martius Park e Hart Plaza.

O Detroit Jazz Festival no Hart Plaza com vistas do Detroit River

O Detroit Jazz Festival no Hart Plaza com vistas do Detroit River
Ver mais
Mais informações

Monterey Jazz Festival – Monterey, Califórnia

O Monterey Jazz Festival (Festival de Jazz de Monterey) em setembro é um evento musical abrangente com mais de 100 apresentações, workshops, filmes, palestras e exibições. Além da música, há diversos vendedores com comida de dar água na boca e um mercado de compras internacional, tudo ao lado do espetacular litoral do oceano Pacífico. O Monterey Jazz Festival foi considerado um dos melhores festivais de jazz do mundo pela JazzTimes Magazine e foi eternizado no documentário de 1998 "Monterey Jazz Festival: 40 Legendary Years", codirigido pelo fanático de longa data do jazz, Clint Eastwood.

Mais informações

Tópicos relacionados: