Skip to main content
Great Smoky Mountains National Park.

Tennessee, Carolina do Norte

Great Smoky Mountains: uma viagem natural de Nashville

Por: Valerie Conners

1 de 1
  • Estados:
    Tennessee
    Carolina do Norte

A animada cena da música country, a inovadora gastronomia sulista e os bairros da moda de Nashville, no Tennessee, encantarão qualquer pessoa que quiser conhecer a cultura urbana do sudeste dos Estados Unidos.

Após um trajeto de 313 quilômetros em direção ao sudeste, você encontrará o Great Smoky Mountains National Park (Parque Nacional Great Smoky Mountains) e sua densa vegetação. O parque é um dos cenários naturais mais surpreendentes do país, com vistas arrebatadoras dos vales verdes e das montanhas enevoadas, que inspiraram o nome do parque. Antes de explorar as trilhas tranquilas do parque e apreciar as vistas extensas, passe alguns dias em Nashville para conhecer melhor os hábitos da região sudeste do país.

Aproveite um pouco do country em Nashville

Nashville é a capital da música country dos EUA. Os bares dançantes da cidade (alguns deles conhecidos como bares de música country) e os selos das gravadoras locais ajudaram a lançar as carreiras de verdadeiras lendas do country, como George Jones e Patsy Cline. Blake Shelton, The Band Perry e outras estrelas atuais da música country também começaram suas carreiras na cidade, conhecida como Music City ou "cidade da música".

 

Antes de prestar uma homenagem aos grandes nomes da música de Nashville, recarregue as energias com um delicioso café da manhã ou brunch. Seguindo o verdadeiro estilo sulista, os pães geralmente ocupam lugar de destaque nas refeições matinais pela cidade. Para provar essa delícia, visite o Biscuit Love, que serve saborosos pratos de café da manhã, como o East Nasty, um prato com frango frito, queijo cheddar e molho de linguiça, servido sobre pão.

Quando estiver satisfeito, caminhe pouco mais de um quilômetro até o Country Music Hall of Fame and Museum, no centro da cidade. A menos de 2 quilômetros do museu encontra-se o Historic RCA Studio B, onde estrelas como Elvis Presley e os Everly Brothers gravaram milhares de músicas de sucesso.

 

Desfrute de um belo jantar em um dos inovadores restaurantes de Nashville. A cena gastronômica da cidade recebeu elogios internacionais, com os novos conceitos dos chefs locais e a releitura da culinária sulista. Confira essa inovação de perto no Farm House, onde é possível provar pratos sulistas com um toque contemporâneo.

O Rio Cumberland serpenteia pelo centro de Nashville, o epicentro da música country.

Rio Cumberland
Ver mais

Viagem de Nashville ao Great Smoky Mountains National Park

Para chegar ao Great Smoky Mountains National Park partindo de Nashville, dirija sentido leste pela Interstate Highway 40, continue ao leste pela Interstate 140 e vire para o norte na U.S. Route 321, que leva você até a entrada do parque em Townsend, Tennessee, uma alternativa mais silenciosa e menos movimentada do que a entrada mais distante ao leste em Gatlinburg, Tennessee. O trajeto que leva à cidade de Townsend atravessa o subúrbio de Nashville e leva à imensidão arborizada do parque.

Sobre o Great Smoky Mountains National Park

Com cerca de 10 milhões de visitantes por ano, o Great Smoky Mountains National Park é o parque nacional mais visitado dos Estados Unidos. A área com mais de 211 mil hectares encontra-se no limite entre os estados da Carolina do Norte e do Tennessee e é caracterizada pelos caminhos em meio às montanhas íngremes, que geralmente permanecem encobertas por uma névoa cinza azulada.

É possível ver diversas das principais atrações do parque, como o Cades Cove Valley, em um único dia, mas reserve mais tempo para explorar a região. Amantes da natureza, anotem: há mais de 17 mil espécies de animais, plantas, flores e árvores catalogadas no parque, onde é possível avistar veados, cervos e, até mesmo, ursos-negros.

A travessia de carro pelo parque é muito fácil. Os mais de 600 quilômetros de estrada da região oferecem acesso a 1.368 quilômetros de trilhas para caminhada. Um bom ponto de partida é a trilha Porters Creek Trail, de 6,4 quilômetros de extensão, que ajuda a fugir as multidões e permite passear ao longo de um riacho agitado e por uma floresta antiga, antes de levar a uma cachoeira e às ruínas de um celeiro do século 19. Fique atento às flores silvestres, como a sanguinária-do-canadá e as violetas.

O Oconaluftee Valley Overlook (mirante do vale de Oconaluftee) na Newfound Gap Road é uma das diversas paradas ideais para admirar os tons de azul e o imenso cenário do Great Smoky Mountains National Park.

Oconaluftee Valley Overlook
Ver mais

Conheça as principais atrações do parque

Dirija pelos 53 quilômetros da Newfound Gap Road para admirar uma das vistas mais impressionantes do parque. Diversos observatórios, como o Oconaluftee Valley Overlook, permitem estacionar e admirar as colinas verdejantes que parecem não ter fim. Para apreciar outras vistas que valem a pena fotografar, escale o ponto mais alto do parque, o Clingmans Dome, com 2.025 metros de altitude. Dirija em direção ao pico da montanha, estacione e percorra a trilha íngreme de 800 metros até a plataforma de observação do local.

Observação: o parque fica mais agitado no verão, entre os meses de junho e setembro. O trânsito às vezes fica carregado, então chegue cedo para evitar a multidão.

Hospedagem e gastronomia

Há dezenas de acampamentos espalhados pelo parque, muitos deles com mesas de piquenique, grelhas e banheiros com encanamento (mas sem chuveiro e tomadas). O parque também conta com as cabanas rústicas do LeConte Lodge, que não têm eletricidade nem chuveiro. A rota mais curta até a pousada é uma trilha íngreme com quase 9 quilômetros de extensão.

Para acomodações mais equipadas, a cidade de Gatlinburg, a apenas 2,5 quilômetros do parque, oferece diversas opções, desde hotéis até pousadas.

Não deixe de tomar o café da manhã na Pancake Pantry e experimentar uma das 24 opções de panquecas da casa, como a panqueca de batata doce e a de banana com abacaxi. No almoço ou no jantar, recarregue as energias em uma das churrascarias da cidade, como the Peddler.

Para voltar a Nashville, saindo de Gatlinburg, dirija sentido oeste pela Interstate 40.