Skip to main content
Selfie no Muscle Shoals Sound Studio, no Alabama

Alabama, Michigan, Nova York, Pensilvânia, Tennessee

As gravadoras de soul e o legado que perdura até hoje

Por: Peter Bothum

1 de 1
  • Estados:
    Alabama
    Michigan
    Nova York
    Pensilvânia
    Tennessee

A ligação entre gravadoras, estúdios, cidades e artistas envolvidos na criação da música soul é mais forte do que em qualquer outro gênero.

Foi assim com Otis Redding e a Stax Records em Memphis, Tennessee, e com os Jackson 5 e a Motown em Detroit, Michigan. Algumas gravadoras e as cidades onde foram fundadas são consideradas até hoje as bases da música soul.

Memphis, Tennessee: Stax Records – A construção de uma lenda da música, um hit de cada vez

Quando a gravadora de Memphis Satellite Records mudou seu nome para "Stax" em 1960, seus fundadores não tinham como saber que o nome seria tão apropriado. Com o passar dos anos, a gravadora passou a empilhar ("stack") artistas e hits famosos que dominaram o universo musical de suas épocas. Otis Redding (da música "(Sittin’ On) The Dock of the Bay") e Wilson Pickett (da música "In The Midnight Hour") estavam entre os músicos cujas carreiras decolaram graças aos ritmos e grooves hipnotizantes e aos metais do soul e que carregaram a gravadora consigo. No começo dos anos 1970, a Stax Records lançou um novo gênero em Memphis, com um soul inspirado pelo funk nas vozes de Isaac Hayes, Staple Singers e Albert King.

Conheça essa história no Stax Museum of American Soul (Museu da Stax em homenagem ao Soul Americano) no bairro de Memphis onde ficava a gravadora. O museu apresenta uma réplica do estúdio com instrumentos originais, uma parede gigante com todos os hits e o Cadillac Eldorado de Hayes. Para provar a gastronomia soul, visite a área histórica de Soulsville. O restaurante Four Way serve clássicos, como o country fried steak, frango frito e macaroni and cheese. Confira shows de música ao vivo no B.B. King's Blues Club, onde se apresentam King Bezz e Blind Mississippi Morris, um dos melhores tocadores de gaita do mundo. Todo mês de outubro acontece o Soulsville USA Festival, onde é possível conhecer o trabalho de músicos emergentes em três palcos diferentes. Para complementar a experiência, o festival conta com arte, sapateado, gastronomia e tours pelo Stax Museum.

Álbum de vinil clássico marcado com o rótulo da Stax Records

Álbum de vinil clássico marcado com o rótulo da Stax Records
Ver mais

Detroit, Michigan: Motown Records – Impulsionando todo um movimento

O compositor Berry Gordy nasceu em Detroit e transformou a Motown Records em uma das gravadoras mais influentes da história da música, com uma carteira estável de artistas que redefiniram estilo, moda, jeito de andar e o que ouvir com o lançamento de inúmeros hits ao longo de 60 anos. "My Girl" (da banda Temptations), "I Heard It Through The Grapevine" (de Marvin Gaye) e "Baby Love" (dos Supremes) são apenas alguns dos sucessos gravados por grandes estrelas que influenciam o cenário musical até os dias de hoje.

O Motown Museum (Museu de Motown) fica em Hitsville, onde ficava também a sede e o estúdio da gravadora. No estúdio A é possível ver os instrumentos e equipamentos originais usados na gravação de muitos hits. Também é possível visitar a sala de controle, de onde Smokey Robinson e outros faziam os ajustes. Para aproveitar ao máximo a experiência, vale a pena fazer um tour em grupo guiado. Uma das paradas do tour é o flat situado no andar superior, onde Gordy viveu sua juventude. Partituras, livros de música e CDs podem ser adquiridos na loja do museu.

 

Visita ao Motown Museum, em Detroit, onde foram gravadas diversas músicas famosas

Visita ao Motown Museum, em Detroit, onde foram gravadas diversas músicas famosas
Ver mais
Mais informações

Florence e Muscle Shoals, Alabama: FAME Studios e Muscle Shoals Sound Studio – banda própria fabricante de hits

Aretha Franklin é um excelente exemplo da importância e influência da Florence Alabama Music Enterprises (mais conhecida como FAME), gravadora fundada na década de 1950 pelos compositores Rick Hall, Billy Sherrill e Tom Stafford. A FAME representou um divisor de águas na carreira de Aretha: foi ali que ela gravou seu primeiro single a vender 1 milhão de cópias, "I Never Loved a Man (The Way I Love You)", em 1967. O sucesso se deveu, em parte, à banda da FAME, formada pelo guitarrista Jimmy Johnson, o baixista David Hood, o tecladista Barry Beckett e o baterista Roger Hawkins. O quarteto tocou em alguns dos álbuns mais famosos do soul e do rock. Depois disso, um grupo de músicos de estúdio conhecido como Swampers deixou a FAME em Florence, Alabama, para abrir a gravadora Muscle Shoals. Eles gravaram músicas do soul (com Aretha, Wilson Pickett e The Staple Singers) e também do rock, trabalhando com grandes nomes como Rolling Stones, Elton John e Bob Dylan.

Para fazer um tour completo pela história e pelos sons da FAME e da Muscle Shoals, faça seu planejamento com a central de visitantes em Florence. A agência recomenda um tour que começa no FAME Recording Studios, na Avalon Avenue, passa pelo estúdio original da Shoals em Sheffield (Alabama) e termina em Tuscumbia no Alabama Music Hall of Fame (Galeria Musical da Fama do Alabama), onde é possível conferir equipamentos de gravação, instrumentos, artefatos e relíquias originais de artistas famosos, como Nat King Cole, Elvis Presley e Martha Reeves.

 

Filadélfia, Pensilvânia: Gamble-Huff Music – O trem do soul circula pela cidade

Talvez a música disco não tivesse existido sem Kenny Gamble, Leon Huff e sua gravadora Philadelphia International Records. A dupla de compositores inventou o soul da Filadélfia, composto por cordas de vibração positiva, batidas marcantes e muito groove. O gênero dominou as paradas e redefiniu o estilo com músicas como "If You Don't Know Me By Now", hit do Blue Notes em 1972, e "Love Train", gravada no mesmo ano pela O'Jays. Em 1976, já era claro que a Philadelphia International Records havia tomado o lugar da Motown como principal gravadora de soul do país. Era dela a música-tema do programa de TV "Soul Train", a popular "TSOP (The Sound of Philadelphia)", cantada por MSFB (Mother Father Sister), e eles acabavam de assinar com os Jacksons, que tinham contrato com a Motown até então. Embora tenha fechado parceria com Huff para reinventar o soul e lançar as carreiras de diversos artistas, Gamble também usou seu sucesso para revitalizar as comunidades de trabalhadores afrodescendentes na zona sul da cidade: ele fundou a Universal Companies, uma das maiores construtoras da Filadélfia.

Para explorar ainda mais o soul nessa área, visite o Warmdaddy's, às margens do rio Delaware. O restaurante tem apresentações ao vivo de soul e blues e serve um menu repleto de influências da culinária soul, presente no frango com waffle, costelas e peixe no estilo Lowcountry. Para curtir mais música ao vivo, vá até o Filmore Philadelphia, onde são exibidos shows como A Boogie Wit Da Hoodie e Miguel.

 

New York, New York: Atlantic Records – gravadora gigante com origens nobres

É difícil acreditar que uma gravadora do porte de Atlantic Records começou sua história na cidade de Nova York há mais de 70 anos como um modesto objetivo de vida de seu fundador, o compositor descendente de turcos Ahmet Ertegun. Tudo que ele queria era produzir os artistas que gostava e os álbuns que desejava comprar. A gravadora foi fundada em 1952. Por 20 anos, ela trabalhou somente com artistas do soul: começou com Ray Charles e continuou com muitos artistas que gravavam com a Stax, em Memphis, e eram distribuídos pela Atlantic. Aretha Franklin, Otis Redding, Wilson Pickett, Percy Sledge e muitos outros fizeram parte desse grupo. A Atlantic foi gradualmente mudando para o rock, produzindo Rolling Stones, Led Zeppelin e Genesis até dominar totalmente o mercado. Atualmente ela tem contrato com Bruno Mars, Ed Sheeran e Sia, entre outros.

A melhor forma de explorar o soul da Atlantic Records é seguindo os artistas. Na Detroit (Michigan) de Aretha Franklin, visite o Motown Museum e as casas noturnas do centro. Conheça a infância de Ray Charles em Albany, Georgia e depois vá a Greenville, Flórida, para homenageá-lo em seu memorial: uma imensa estátua localizada no Haffye Hays Park (Parque de Haffye Hays). Não deixe de visitar o Stax Museum em Memphis (Tennessee), onde gravaram muitos dos maiores nomes da Atlantic. Qualquer dia em Memphis termina com música ao vivo na Beale Street para celebrar os artistas de ontem e hoje.

Mais informações
Explorar mais