Skip to main content
A grande muralha de Los Angeles
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Um dos mais extensos murais do mundo retrata a história da diversidade em Los Angeles.

Mesmo imperceptível se vista do espaço, a Grande Muralha de Los Angeles não deixa de ser uma obra surpreendente de esforço comunitário e lembrança cultural.

O mural com quase um quilômetro de comprimento se estende pelo interior do Tujunga Flood Control Channel (Canal de Controle de Enchentes de Tujunga), com suas pinturas representando a história intercultural de Los Angeles e do estado da Califórnia. Foram necessários mais de cinco anos para concluir a pintura épica, que utilizou mais de 2.271 litros de tinta e 400 jovens voluntários, trabalhando com historiadores, etnologistas e antropologistas.

Uma criativa viagem pelo tempo

Conduzido pelo grupo SPARC (Social and Public Art Resource Center, Centro Social e Público de Recursos Artísticos), o trabalho representou a colaboração de jovens em condição de risco e conselheiros acadêmicos. Uma série de vinhetas mostra a vibrante história da influência multicultural da região, desde os nativos pré-históricos da Califórnia, apanhando suas colheitas, aos construtores chineses, labutando na ferrovia transcontinental, e à brutalidade dos conflitos entre mexicanos-americanos de Zoot Suit na década de 1940. O mural tenta seguir uma ordem cronológica para que o transeunte faça uma criativa jornada pelo tempo.

Com 839 metros de comprimento, a Grande Muralha de Los Angeles é um dos mais extensos murais do mundo e um dos marcos mais queridos da cidade. Durante as estações secas da região, são realizados esforços regulares de restauração, já que a obra se encontra em um canal de controle de enchentes; nessas ocasiões, voluntários limpam a muralha e restauram a arte envelhecida ao seu esplendor original. Graças a este gigantesco mural comunitário, a rica história cultural da Cidade dos Anjos não corre o risco de ser apagada pelas inundações do tempo.

O que você deve saber antes de ir

O mural começa na extremidade sul da esquina da Burbank Blvd com a Coldwater Canyon Ave e termina a quase um quilômetro ao norte, no ponto em que a Coldwater Canyon Ave cruza com a Oxnard Street.

Conteúdo criado originalmente para a Atlas Obscura.

Mais informações

Tópicos relacionados: