Skip to main content
Good Vibrations: um guia pelo sul da Califórnia retratado pelos Beach Boys

Califórnia

Good Vibrations: um guia pelo sul da Califórnia retratado pelos Beach Boys

Por: Jim Benning

Redondo Beach Chamber of Commerce
1 de 1
  • Estados:
    Califórnia

Além das músicas eternizadas, os Beach Boys também apresentaram um retrato sedutor dos Estados Unidos.

No início dos anos 60, sucessos como Surfin’ U.S.A., Catch a Wave e Little Deuce Coupe retrataram um mundo de praias ensolaradas, surfistas bronzeados e carros clássicos na Califórnia. Em meados dos anos 60, a banda também estava lançando músicas cada vez mais complexas, como o hit psicodélico Good Vibrations e Pet Sounds que, segundo muitos críticos, é um dos melhores álbuns de música pop já gravados. A música deles tornou a banda um fenômeno mundial: ao todo, os Beach Boys venderam mais de 100 milhões de discos no mundo todo. Os fãs podem conhecer melhor a história da banda e o surfe de suas músicas nas comunidades litorâneas próximas a Los Angeles, na Califórnia. Conheça estes cinco lugares que são ótimos pontos de partida.

Beach Boys Historic Landmark

3701 W. 119th St., Hawthorne

A maior parte dos integrantes da banda Beach Boys cresceu em Hawthorne, um subúrbio de Los Angeles, próximo à praia. Brian, Dennis e Carl Wilson moraram em uma casa de dois quartos na 119th Street. Nesse local, em 1961, durante uma viagem dos pais da família Wilson, a banda gravou sua primeira música, Surfin’.

A casa já não existe — foi demolida na década de 80 para dar lugar a uma rodovia —, mas é possível encontrar um ponto histórico e uma gravação em baixo relevo da banda no local.

The Beach Boys Historic Landmark em Hawthorne, subúrbio de Los Angeles.

The Beach Boys Historic Landmark em Hawthorne, subúrbio de Los Angeles.
Ver mais
Konrad Summers / Flickr

Fosters Freeze "Hamburger Stand"

11969 Hawthorne Blvd., Hawthorne

A poucos quilômetros dali encontra-se o Fosters Freeze, uma lanchonete frequentada pelos Beach Boys que ainda serve hambúrgueres e sorvete. Acredita-se que foi nesse local que Brian Wilson avistou uma jovem dirigindo o Ford Thunderbird de seu pai, o que teria inspirado em 1964 a composição do hit Fun, Fun, Fun e seus versos iniciais:

"Well she got her daddy’s car

And she cruised through the hamburger stand now"

Ainda há dezenas de restaurantes Fosters Freeze na Califórnia.

Manhattan Beach, Hermosa Beach e Redondo Beach

Com praias amplas, píeres ideais para a pesca e uma quantidade considerável de surfistas com seus "cabelos loiros e bagunçados", essas três cidades litorâneas, localizadas a muitos quilômetros da casa de infância dos Beach Boys, são ideais para aproveitar o cenário de praias ensolaradas imortalizado nas músicas da banda.

As praias de Manhattan e Redondo são mencionadas no clássico Surfin’ U.S.A da banda. De acordo com a música, uma multidão surfava nas duas praias.

Dennis Wilson, o baterista, era o único surfista da banda. Dennis tinha uma longboard de listras azuis comprada em uma loja especializada de Hermosa Beach, a The Outrigger. A loja ficava no endereço 2606 Hermosa Ave., mas não existe mais.

Paradise Cove

28128 Pacific Coast Highway, Malibu

Em 1962, o fotógrafo Ken Veeder da Capitol Records fez uma sessão de fotos dos Beach Boys em Paradise Cove, um ponto pitoresco de Malibu, a cerca de 50 quilômetros do local histórico de Hawthorne. Os integrantes da banda usaram camisas com estampa xadrez e calças cáqui, posando com a prancha de surfe de Dennis Wilson em uma picape amarela enfeitada com folhagem de palmeiras.

Uma das imagens mais famosas dessa sessão foi usada na capa do primeiro álbum da banda, Surfin’ Safari. Outra foto da sessão, em que todos aparecem descalços segurando uma prancha de surfe na praia, foi usada como capa do álbum Surfer Girl, um ano depois.

Na verdade, Paradise Cove não é um destino indicado para a prática do surfe. As águas da região geralmente são bastante calmas, mas os visitantes podem aproveitar para comer no café e apreciar as belas vistas do oceano Pacífico.

Chez Jay Restaurant

1657 Ocean Ave., Santa Monica

Aberto em 1959, esse bar e restaurantes a poucos quarteirões das areias de Santa Monica era um dos lugares favoritos de Dennis Wilson. Como seu salão principal mudou pouco nesses anos todos, o Chez Jay é o lugar ideal para encerrar seu dia de descobertas sobre a história dos Beach Boys.

De acordo com a história, Dennis chegou a iniciar uma briga no local e, na ocasião, foi jogado contra a parede. Aproveite para ver de perto as fotos que decoram o restaurante e você conseguirá encontrar Dennis, de barba, com o microfone a postos. Na foto, ele usava uma camiseta dos Beach Boys.

Tópicos relacionados:

Explorar mais
Praça de alimentação do Anaheim Packing District, instalado em um antigo depósito de embalagem de frutas cítricas

Destino

Anaheim

A Colorado Street Bridge, com arcos concretos no estilo Beaux Arts, construída em 1913

Destino

Pasadena

Perdendo a cabeça em Mission Bay

Destino

San Diego

Píer e casas coloridas em Capitola Beach

Destino

Santa Cruz

Admirando a vista do Castle Crags State Park

Destino

Redding