Skip to main content
Café ao ar livre em Oak Street Beach, no centro de Chicago, Illinois

Illinois

A gastronomia de Chicago, em Illinois: pratos clássicos e restaurantes imperdíveis

Por: Idoia Gkikas

1 of 1
  • Estados:
    Illinois

Presente na releitura do típico cachorro-quente e na autoridade quando o assunto é um bom filé, o estilo gastronômico de Chicago é famoso e instigante, como toda a variedade de atrações da cidade.

A hospitalidade característica do Centro-Oeste, a diversidade cultural e a alma rebelde da cidade ficam evidentes na cena gastronômica que só se encontra em Chicago. Este guia é para você que quer conhecer pratos imperdíveis durante sua visita a esse icônico destino de Illinois.

Comidas ao estilo de Chicago

Pizza, cachorro-quente e lanche de rosbife. Não provar esses pratos é como se você não tivesse comido em Chicago. Há diversos tipos de pizza ao estilo de Chicago: incluem vários generoso variedades: a "deep-dish" (com massa em formato de torta, recheada com queijo, molho e outros ingredientes), a "stuffed" (similar à "deep-dish", mas com uma segunda camada de massa, coberta de molho) e a "thin-crust" (com massa crocante cortada em pedaços quadrados). Visite o Lou Malnati's, uma verdadeira instituição de Chicago que serve opções de massa amanteigada e recheios preparados com perfeição.

Já o clássico cachorro-quente de Chicago leva fatias de tomate, condimentos, cebola, mostarda, picles, pimenta em conserva e sal de aipo, no pão com semente de papoula, sem ketchup. Prove a versão autêntica no Portillo's. E não se assuste com as filas. Apesar de longas, elas são rápidas. Por fim, experimente um sanduíche de rosbife no Al's Italian Beef, o lugar ideal para provar o lanche de pão italiano recheado com fatias finas de carne, acompanhado de pimentão ou picles de vegetais variados e do molho do cozimento da carne. Você vai precisar de muitos guardanapos para comer esse lanche.

A pizza "deep-dish" ao estilo de Chicago, com massa em formato de torta, recheada com queijo, molho e outros ingredientes

A pizza "deep-dish" ao estilo de Chicago, com massa em formato de torta, recheada com queijo, molho e outros ingredientes
Ver mais

Churrascarias clássicas

No Centro-Oeste, a pecuária é uma atividade forte, o que contribui para a longa tradição de churrascarias de Chicago. A carne maturada está por todos os lados, e a Gibsons Bar & Steakhouse é o melhor lugar para prová-la. Conhecida por cortes generosos de carne angus de primeira e coquetéis refinados, a Gibsons é o único restaurante dos EUA com programa próprio de certificação Certified Angus Beef homologado pela USDA. Obviamente, essa é uma das opções imperdíveis da cidade. Para provar alguns dos melhores filés espalhados por outros pontos da cidade, embarque no ônibus Chicago Steakhouse Tours, em um passeio que passa por cinco churrascarias típicas da cidade. Além de ser uma excursão gastronômica, o passeio Chicago Steakhouse Tours apresenta verdadeiras aulas de história e é a forma mais saborosa de descobrir por que a cidade gosta tanto da carne bovina.

Filé maturado da Gibsons Bar and Steakhouse, uma das churrascarias clássicas de Chicago

Filé maturado da Gibsons Bar and Steakhouse, uma das churrascarias clássicas de Chicago
Ver mais

Experiências imperdíveis em Chicago

Os moradores de Chicago adoram um bom filé de costela, mas a gastronomia da cidade também está repleta de ingredientes frescos e pratos com saladas. O Cindy's Rooftop, localizado no Chicago Athletic Association Hotel, serve pratos elaborados com ingredientes de época, sempre frescos, e conta com um menu de coquetéis sofisticados. O terraço a céu aberto apresenta uma das vistas mais belas da cidade, o que engloba o Millennium Park (Parque Millennium), o Art Institute of Chicago (Instituto de Artes de Chicago) e o lago Michigan.

Para veganos, vegetarianos e quem gosta de uma boa salada, o Mana Food Bar, figurante da categoria Bib Gourmand do Guia Michelin, oferece um menu eclético com influências asiáticas, indianas e americanas, além de coquetéis e cervejas. Sem nenhum sinal de carne. Aproveite para provar o especial de happy-hour, com dois acompanhamentos vegetarianos e uma cerveja.

Almoço no Cindy's Rooftop Restaurant, que utiliza ingredientes frescos e da época, além de servir coquetéis gourmet

Almoço no Cindy's Rooftop Restaurant, que utiliza ingredientes frescos e da época, além de servir coquetéis gourmet
Ver mais
Nick Gerber
Mais informações

Como chegar

Chicago é o principal polo de Illinois e do Centro-Oeste, com dois aeroportos internacionais de onde partem voos para o mundo inteiro. Desembarque no Aeroporto Internacional O'Hare (ORD) ou no Aeroporto Internacional Midway (MDW) de Chicago. Ambos oferecem diversas opções de transporte para a cidade, como trens, ônibus e carros de aluguel.

Explorar mais

Mark Twain Riverboat on the Mississippi in Hannibal, Missouri
Ver mais

Experiência

Hannibal